WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 4 de maio de 2011

GANHOS E PERDAS: de que lado você está?


GANHOS E PERDAS:
De que lado você está?

Ganhar é o grande alvo almejado por todos. E perder é o grande desalento que assombra e desaponta a muitos. Na balança da vida existe o lado dos ganhos e o lado das perdas. É preciso saber fazer a leitura exata e oportuna do seu fiel, e é necessário se manter seguro da aferição nas experiências e dos sentidos. Ganhar e perder são experiências com lados opostos, e sentidos com pesos comuns a todos.

Existem aqueles que se focam nos ganhos conhecendo o valor do que esperam ganhar. Mas há aqueles que se sufocam nas perdas por não discernirem a virtude do que lhes ainda resta e não devem perder. Quem não sabe ganhar, sabe perder, e iludido em supostos ganhos não enxerga as perdas reais que secretamente lhe solapam. Quem conhece perdas, sabe considerar ganhos, e habilidoso em ganhos reais percebe os ganhos que abertamente lhe enriquecem.

Existem os lados reais dos ganhos e das perdas, mas também existem os seus lados aparentes. Existem ganhos e perdas tanto reais como supostos e aparentes. Nem tudo que se ganha é refletido em ganhos, e nem tudo que se perde aparenta perdas. Existem valores aparentes que representam ganhos reais, e há valores reais que compensam perdas aparentes.

Nem todos aprendem a lidar sobriamente com a balança de ganhos e perdas. E poucos sabem equilibrar competentemente essa balança da vida. Uma relação que forja maturidade e promove sabedoria é a que envolve observação e previdência ao lidar com ganhos e perdas. Os ganhos de uns lhes arrastam para grandes perdas. Mas pequenas perdas de outros lhes alavancam para grandes ganhos.

Existem os que sabem se multiplicar em ganhos. E há aqueles que se dividem em perdas. Nem todos sabem se manter quando se fortalecem em ganhos, e nem todos sabem se equilibrar quando divididos em perdas. Felizes são os que nas experiências das perdas aprendem a somar os ganhos e dividi-los em valores que bem  compensam com inteligência as subtrações.   

Existem os que se iludem com os ganhos. E há aqueles que são iludidos nas perdas. A ilusão pode distorcer o foco da realidade em quem ganha e embrutecer a acuidade de percepção em quem perde. Enquanto existem os que ganham antes de chegarem aos ganhos, há aqueles que perdem mesmo antes de entrarem nas perdas.

Nem sempre os que ganham o fazem de si mesmo por inteligência e perícia porque sabem ganhar. Nem sempre os que perdem, perdem porque não sabem o que estão perdendo. Nessa relação somente os sábios e os sensíveis logram sucesso, visto que a sabedoria é contemplada ora pelos resultados dos ganhos e trabalhada ora pelas experiências das perdas, e a sensibilidade é adestrada ao lidar tanto com um como com o outro.

Nem todo ganho se reflete em sorrisos e alegrias, e nem toda perda resulta em choros e lamentações. É preciso ser sábio, humilde,  inteligente, e sobretudo temente ao Senhor, para dividir sorrisos legítimos e somar choros autênticos, a fim de cooperar para multiplicar alegrias e diminuir lamentações.

Os ganhos e as perdas também se deparam nas oportunidades. Quem almeja somente a oportunidade de ganhos jamais conta com a oportunidade de perdas, apesar delas coexistirem nas tomadas de decisões. Existem as oportunidades que nos trazem ganhos, e há as oportunidades que nos causam perdas. Existem ganhos que coroam, encerrando antigas oportunidades passadas. E há perdas que enobrecem, abrindo novas oportunidades futuras. 

Existem os que perdem oportunidades de ganhar, e há os que ganham oportunidades de perder. Parece um paradoxo, mas existem bem-aventuranças tanto em ganhos como em perdas. Oportunidades vêm e passam diante de nós, e se faz sábio quem habilmente discerne os resultados de cada uma em tempo prévio e oportuno e delas faz e extrai o melhor proveito.

A vida terrena passa com seu transitar e sua glória tão rápidos que as Sagradas Escrituras dizem que ela é como um vento que passa, uma luz que se apaga, uma fumaça que se esvai, uma erva e sua flor que  secam e desaparecem. Saber contar, considerar, os seus dias é uma questão que envolve ganhos e perdas.

Quantas pessoas literalmente suicidam os dias de suas vidas, e quantas assassinam os dias da vida de outras. Suicidas por mergulharem os seus próprios dias em perdas, e homicidas por impedirem os dias de outras alcançarem ganhos. Quantas pessoas movidas pelo assombroso medo das suas perdas, perseguem o brilhante sucesso dos ganhos de outras.

Ganhos e perdas exalam odores. Nem sempre os ganhos e as perdas possuem os odores que imaginamos tenham. Existem ganhos que apenas cheiram posições e agradam ambientes terrenos, e há perdas que muito perfumam vidas e satisfazem o Céu. Existem ganhos cujo cheiro se materializa, é passageiro e transitório. E há perdas cujo perfume se eterniza, é duradouro e permanente. Algumas vezes é preciso primeiro perceber e discernir o cheiro dos ganhos para depois saber lidar com o perfume das perdas. E somente assim se pode afirmar fragrâncias.

Existem ganhos que possuem cheiro de perdas e odores de derrotas, e há perdas que têm perfume de ganhos e fragrância de sucessos. Existem os que possuem o cheiro de perdas, visto que não têm tato para suportar e manter o perfume de ganhos. Nem tudo que se mostra perda aqui embaixo é perda lá em cima. Muitas vezes é preciso saber perder aqui embaixo para poder ganhar lá em cima.

Ganhos e perdas envolvem sabedoria e tolice. Em questão de ganhos e perdas, o primeiro segredo de ganhos do sábio é considerar a última estultícia do tolo na freqüência de suas perdas. As perdas do tolo ensinam e contribuem para orientar o sábio nos ganhos. As perdas do tolo ensinam o sábio, porém com os ganhos do sábio dificilmente o tolo aprende.

As poucas vezes que o sábio perde, o faz em razão de sua sabedoria, e as poucas vezes que o tolo ganha, perde motivado e embriagado nas muitas vezes costumeiras de suas perdas. Existem os trilhos dos ganhos e do sucesso, e há os caminhos para as perdas e de derrotas. O sábio conhece a ambos, todavia o tolo envereda-se no primeiro que lhe abrir as portas.

O tolo sobrevive influenciado copiando o que aos seus olhos e ouvidos aparenta ganhos, por esta causa se perde desprovido de criatividade embrutecido sofrendo perdas conseqüentes das cópias que cegamente absorve. Nas muitas vezes o tolo perde porque copia perdas acreditando iludido que estas fossem ganhos. O tolo se torna um referencial de ganhos somente enquanto passa a sua curta temporada sem perdas.

O tolo somente ganha aplausos enquanto está amparado em uma posição honrosa, e reverenciado por alguma titulação humana que lhe seja concedida. Tão logo deixe a posição que ocupa e se despoje da titulação, e as perdas revelarão a realidade da imensidão de suas tolices, visto que posição e titulação conferem cheiro, amparo e ganhos ao tolo, mas também por meio delas é facilmente tragado e sucumbido em perdas das bajulações.  

Quem desconsidera o segredo do sucesso na trilha dos ganhos, subestima a experiência da derrota no caminho das perdas. Quem reconhece o sucesso no valor dos ganhos respeita a derrota na virtude das perdas. Ganhos e perdas, sucesso e derrota, atam e reatam relações imprevisíveis aos olhos e inesperadas ao entendimento. Nem sempre compreendemos as razões verdadeiras ou atingimos os significados escondidos no teor dessas relações.

Existem perdas que exigem renúncia de ganhos, visto que há perda  que jamais é superada por quaisquer ganhos deste mundo. Existe perda fatal e irreparável para a qual ganho algum compensa e corrige. Ganhar o mundo todo e perder a própria alma é um objetivo inútil e um fim inconseqüente, posto que aqueles que ganham o mundo se perdem na contramão com Deus e expõe a sua própria alma aos riscos da perda fatal e irreversível. Sábio é aquele que ganha almas, e prudente o que sabe guardar e preservar de perdas a sua própria.

Ganhos e perdas se relacionam com perdidos e achados. Os perdidos, não devemos perder, mas há achados que ainda precisamos ganhar. Existem aqueles ganhados que se perdem ganhando fora no mundo, e há aqueles perdidos que não se acham por se esconderem perdendo dentro na casa. Existem perdidos que precisam ser achados, e há ganhados que de forma alguma podemos deixar caminhar como se perdidos fossem.

Ganhos e perdas contemplam fortes e fracos. Os fortes precisam saber perder para ganharem os fracos, haja vista que para ganhar os fracos precisa-se muitas vezes se fazer como fracos como eles o são. Existem coisas que para nós antes era ganho e hoje reputamos por perda. E ninguém melhor que o Senhor para nos encher com novos ganhos e deixar para trás as velhas perdas.  

Existem aqueles que para ganharem recorrem forçosamente a grandes palavras, mas pela sua insensatez desfazem o que falam por perderem facilmente pela pobreza e falta de pequenos gestos. Existem os que ensinam falando espetacularmente de comunhão, porém desfazem suas palavras por não aprenderem agindo publicamente contra a aversão.

Existem os que perdem se expondo apenas em falas, e há aqueles que ganham calados examinando e logrando sucesso dos fatos. Existem os que ganham com sabedoria, inteligência e humildade, e há aqueles que perdem pela falta de entendimento, covardia revanchista e soberba ressentida. Existem os que ganham subindo sóbrios, lúcidos e temendo a Deus, e há aqueles que perdem descendo desequilibrados, insensatos e incrédulos.

Existem os que ganham se apresentando, e há aqueles que se apresentam ganhando. Existem os que ganham se escondendo, e há aqueles que se escondem ganhando. Existem os que perdem se escondendo, e há aqueles que se escondem perdendo. É mais fácil esconder as perdas do que ocultar os ganhos. E os holofotes que iluminam os ganhos podem ser os mesmos que apaguem as perdas. O que se ganha na escuridão pode ter a mesma transparência daquilo que se perde na claridade.

Existem os que ganham ajudando, e há aqueles que se ajudam perdendo. Existem aqueles que ajudam ganhando, e há os que perdem ajudando. As ajudas nem sempre enriquecem em ganhos e também nem sempre empobrecem em perdas. É preciso saber oferecer e conceder ajudas para que elas não se tornem em vícios que alimentam perdas.

Os olhares dos que perdem dificilmente são os mesmos daqueles que  ganham. Aqueles podem estar se esvaindo em lágrimas de tristezas enquanto estes podem estar lacrimejando de alegrias. Existem perdas justas, e há ganhos injustificados. Existem perdas inexplicáveis por palavras e argumentos, e há ganhos inexplicados por gestos e atitudes. Entre ganhos e perdas existem sentimentos, palavras e gestos que se dividem. Os ganhos e as perdas possuem o poder de revelar o cerne de cada um.

Existem portas que perdem por se fecharem consigo mesmas, e há portas que ganham por se abrirem com outros. Existem tronos que perdem, e há assentos que ganham. Existem os que ganham escudados apenas pela força da posição e das credenciais representativas, do contrário viveriam frustrados e enrustidos em perdas. E há os que obtêm alguns resquícios de ganhos escondidos na posição de outrem e favorecidos pela influência alheia.

Melhor e mais lucrativo é perder as aparentes vantagens, os aplausos passageiros e deixar para trás a frieza dos sorrisos do centro da Jerusalém contaminada pelo ressentimento enrustido na feia máscara do revanchismo, para ganhar o real respeito e ser mantida acesa a consideração dos ganhos nos arredores. Afinal, para que sofrer perdas desnecessárias na Jerusalém sestrosa, se existem pela frente as Judéias, as Samarias, as Macedônias, as Filipos e os confins da terra para serem alcançadas, ganhas e edificadas?  

Melhor e mais produtivo é deixar para trás a instabilidade dos assentos e a incoerência das portas da Jerusalém temerosamente inferiorizada pelos medos das perdas e de si mesma circulantes em suas ruas para se chegar com propriedade e probidade levando o Evangelho de poder de Deus, sinais e maravilhas nas movimentadas Romas, fazer conhecido o Deus Desconhecido nos areópagos das Grécias e testemunhar diante das realezas dos seus tronos.

Afinal, para que sofrer perdas desnecessárias, se existem pela frente Césares, Festos e Felix ainda perdidos e embriagados pela popularidade e distantes de ouvirem e serem confrontados com a verdade do Caminho?

Melhor e mais proveitoso é ser tirado do conforto transitório dos assentos de uma casa ávida de interesses e perseguidora em palavras e gestos, para ser dirigido a ganhar melhor assento em elevados tronos de uma nação. Afinal, para que sofrer perdas desnecessárias nos recônditos fechados de uma casa, se existe pela frente um Egito e seus arredores famintos e carentes?

Melhor e mais promissor é lograr êxitos e remir os dias multiplicando ganhos efetivos desbravando as Filipos, mesmo por vezes debaixo de açoites e carcerárias refletidas em conseqüência das campanhas perseguidoras credenciadas dos resquícios da Jerusalém ressentida dentro dos seus muros fechados dividindo perdas abertas e viciosas, e presenciando os seus infortúnios rotineiros. Afinal, para que sofrer perdas desnecessárias se ainda restam Lídias a serem ganhas, vidas escravizadas pela superstição e adivinhos a serem libertos, carcereiros e presos a serem salvos?

Enquanto uns são silenciados e conformados diante das perdas dentro dos muros e ferrolhos de caprichos da medrosa Jerusalém em meio a multidão que grita alaridos sem conhecer o desafino da inveja farisaica, outros se afastam para manterem-se consulentes e fortalecidos nos Getsemanes, e ainda outros investem em ganhos fora de suas portas seguindo as vias da cruz do Calvário.

Enfim, ganhos e perdas possuem seus lados. É preciso saber compreender e lidar com ambos. É preciso saber interpretar o tempo de ambos. É preciso aprender com as situações de entrada em ambos e atentar para o momento de saída deles. Ganhar e perder oferecem aprendizado e estimulam ensinamentos. Os inseguros e indecisos perdem de ganhar, porquanto presos em medos se mantêm fechados perdidos, mesmo diante de horizontes abertos de ganhos.

Portanto, jamais se iluda com ganhos, e nunca subestime as perdas. Aprenda sempre a multiplicar ganhos e jamais dividir perdas. E sempre que possível some os ganhos com inteligência e diminua as perdas com sabedoria, humildade e temor a Deus. Saiba lidar com a oportunidade do sucesso nos ganhos e busque se equilibrar no momento do infortúnio nas perdas.

Que sua prioridade seja sempre ganhar a sua alma e com renúncias conscientes e consistentes perder o mundo todo tomando a sua cruz cada dia e seguindo confiante no Senhor que nos adestra e nos molda nas experiências das perdas, no brilho dos ganhos e nos sentidos do peso de cada um deles. Ainda que não compreenda as razões e motivos das perdas, confie no Senhor que melhor conhece o perfume delas e bem ensina os significados da fragrância de cada uma.

Espere sempre no Senhor para que seu sucesso tenha a fragrância real. Evite sempre se embriagar com ganhos que apenas cheiram posições e agradam ambientes aqui embaixo, e se proponha sempre crescer com as lições das perdas que perfumam vidas e satisfazem o Céu.

Considere sempre, pois, que nem todo ganho é aparente, e que nem toda perda é real. Quando chegar o tempo de ganhar, lembre-se que pode haver o dia de perder. Por isso, retenha tudo que proveitoso ambos oferecerem. Esteja atento e aproveite sempre a oportunidade de ganhar cuidando para evitar perdas, e se estas lhe vierem seja suficientemente maduro e firme para lograr êxito delas.

Aproveite este momento para refletir nos ganhos e perdas, e veja bem de qual lado você está.

Aproveito esta rica oportunidade para expressar minha sincera gratidão aos nobres amigos anfitriões pelas novas informações de andamento da prontificação do 1º Círculo de Palestras promovido por uma união de igrejas do norte-fluminense no qual estarei ministrando nos dois dias e turnos a mim alocados na confirmação. Sensibilizado agradeço a reciprocidade pela compreensão no acerto de datas e agendamento alocados a mim.

De antemão também externo meu cordial agradecimento pela confirmação de agenda e generoso convite formulado pelos diletos amigos idealizadores e promotores do evento 1ª Semana das Famílias 2011. Permitindo o nosso Deus, estarei pregando ao respeitável público na sua noite de abertura e na penúltima do alegre evento. Obrigado pelo entendimento concordante me concedendo o imenso privilégio e a honra de a mim serem reservadas as duas noites de tão alegre evento. Creio piamente em Cristo que esse será mais outro grande evento de imensos ganhos em unção, poder e maravilhas.
PbGS


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos