WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 24 de julho de 2012

A MENSAGEM DA CRUZ


A mensagem da cruz
Poder e sabedoria de Deus.
Que é a mensagem da cruz? Esta é uma pergunta que tem desafiado, intrigado e incomodado a muitos corações. Mas também tem sido uma questão fortemente respondida por milhões deles cujas experiências e certezas causam admiração e transcendem as linhas do entendimento humano. Que é a mensagem da cruz para os perdidos, segundo a Bíblia Sagrada? E que é a mensagem da cruz para os salvos em Cristo?  

O lindo texto bíblico de 1Co 1.18-25 nos desperta a perceber que a Bíblia Sagrada classifica espiritualmente o gênero humano com duas expressões, quanto ao seu destino final: “os que se perdem” e “os que são salvos”. Para algumas mentes, elas são equivocadamente detestáveis, repudiáveis, presunçosas e inassimiláveis. Para a Palavra de Deus, elas são substancialmente aplicáveis, corroboradamente concebíveis e espiritualmente indiscutíveis. A mensagem da cruz não foge dos dois lados da vida espiritual - perdição ou salvação -.

Ainda que o ardor altruísta da relativização deseje ostentar conceitos e diluir concepções, o lado prático da vida humana não deixa sombra de dúvidas sobre os acertos e os desacertos comuns dos homens e definidamente observados e identificados por eles mesmos. Entre ações e reações, causas e efeitos, a sua fonte-mor naturalmente está denunciando as diferenças e oferecendo provas de uma perdição e de uma salvação.

O texto bíblico acima começa enfatizando a idéia de certeza no assunto e prossegue dizendo: “a palavra da cruz é loucura para os que se perdem,...”. Com relação à mensagem da cruz, os que se perdem simplesmente se perdem por haverem concebido-a e rejeitado-a como se ela fosse loucura. A estreita relação identificadora entre perdição e loucura deixa clara a implicação. O foco está concentrado na má concepção e na rejeição quanto a mensagem da cruz por não tê-la percebido como uma demonstração de sabedoria e poder de Deus para a salvação de todos os homens, segundo a Palavra de Deus.

O texto em pauta também ainda diz, em contraposição à perdição e sua loucura, que: “mas para nós, que estamos salvos, a mensagem da cruz é poder de Deus”. Aqui o texto afirma que para os que estão salvos, a palavra da cruz é poder de Deus. Essa sentença deixa explícito que existe uma experiência viva e pessoal dos salvos em Cristo com relação ao poder de Deus visto e manifesto na mensagem da cruz.  

A mensagem da cruz é poder de Deus em si mesma, porquanto que sua origem e efeitos vêm de Deus. A mensagem da cruz não é uma concepção particular sobre o poder de Deus. Ela é poder de Deus declarado, pois que em toda a sua natureza e extensão, ela age certeira e indubitavelmente pelo Espírito de Deus e para os propósitos de Deus. Crer, receber e confessar a mensagem da cruz é um conjunto de atitudes para salvação e uma porta aberta para a manifestação do poder de Deus que vai ainda mais além do transformar vidas. Cristo é a palavra "logos" da cruz.

Aparece também uma estreita ligação entre salvação e poder de Deus na sentença acima. A salvação e o poder de Deus vistos concentradamente na mensagem da cruz. A salvação provida, conduzida, operada e consumada, através do poder imanente de Deus. Assim como os atos de Deus vistos no Antigo Testamento, por si somente a mensagem da cruz é a corroboração de tudo que foi anunciado a respeito da salvação e poder de Deus, pelos pais, profetas e salvos como testemunhas do Senhor Jesus ao longo dos tempos.

Com efeito, diante da palavra da cruz, tanto a sabedoria dos sábios é destruída, como a inteligência dos instruídos é aniquilada, quando elas buscam confrontar, explicar, comparar, contradizer, ajuizar, a mensagem da cruz. E sobre a sabedoria do mundo, a Bíblia Sagrada diz que “Deus a tornou louca” em relação à palavra da cruz.
O mundo não conheceu a Deus e jamais O conhecerá pela sua própria sabedoria. Dentro e debaixo dos rastros de limitações, o mundo tenta explicar um Deus que ele não conheceu, um Deus que ele não percebeu, um Deus grande e poderoso demais e além do que a sua mentalidade e seus sentidos podem por si mesmos raciocinar e explicar de acordo com as Escrituras Sagradas. A mensagem da cruz é uma loucura antagônica à loucura da sabedoria do mundo.

A mensagem da cruz possui um tema simples com um argumento irrefutável. Os judeus antigos, conhecidos por serem considerados os doutores e detentores das Sagradas Escrituras, viam a palavra da cruz como um escândalo, uma maldição, uma vergonha, uma humilhação. O mundo gentio, composto pelos povos não-judeus, conhecido por ser afeiçoado e dominador das sabedorias, via a palavra da cruz como uma loucura, uma desconexão, um desajuizamento, um raciocínio inaceitável e incabível.

A mensagem da cruz tem atravessado os séculos com o mesmo teor imutável, com a mesma proposição imperiosa, com a mesma demonstração de salvação e sempre no poder de Deus. Os muitos e diversos inquiridores deste mundo não possuem domínio suficiente e capaz de ajuizar e responder na mesma coerência escriturística à mensagem da cruz. A mensagem da cruz é confundida pela mente perdida, todavia ilumina o caminho da alma salva em Cristo.

A mensagem da cruz tem atravessado os séculos tocando, alcançando e salvando almas através da loucura da pregação daqueles que estão em Cristo. A loucura da pregação tem um tema – Cristo, o crucificado -; tem um argumento – O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado -; tem uma instrução – Aquele que crê em Cristo não perecerá, mas tem a vida eterna -; tem um convite aberto – Vinde a Cristo todos os que estão cansados e oprimidos e Ele os aliviará -; tem uma indicação – Quem vê a Cristo, vê o Pai -; tem uma esperança – Eis que em breve Cristo virá -; tem uma certeza – Cristo virá e levará os Seus para estar com Ele mesmo -; tem uma observação – Quem é justo continue na prática da justiça, e quem é santo continue a santificar-se -.

Não subestimemos, pois, a mensagem da cruz. Não nos movamos das convicções recebidas dos nossos primeiros pais na fé. Não nos deixemos ser iludidos por mentalidades que tentam matizar os fundamentos da mensagem da cruz. Não nos afeiçoemos a princípios sugestivos que buscam e tentam desmerecer a realidade e a verdade da mensagem da cruz. Não nos permitamos perder de vista os propósitos da mensagem da cruz.

Que em todo tempo a mensagem da cruz permaneça acesa, viva, clara e nítida em nossa mente, em nosso coração e em nosso proceder. Que em todo tempo a mensagem da cruz seja a prioridade, seja primordial e tenha a primazia em tudo que façamos. A mensagem da cruz “é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho”.

Que nenhum de nós se sinta constrangido diante das forças opinativas dos sábios deste mundo quanto à loucura da nossa pregação na mensagem da cruz. Que os perdidos sejam achados pela mensagem da cruz, e que os salvos em Cristo sejam edificados e fortalecidos pela mensagem da cruz. E que tudo em nós espelhe a mensagem da cruz, para a glória e o louvor do Senhor nosso Deus.
PbGS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos