WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Alguns comentários úteis sobre inferências sombrias.

PREGADORES: alguns comentários úteis sobre inferências sombrias.

Há algum tempo atrás li uma “mensagem” na internet que parece haver sido na verdade criada por alguém que possivelmente detenha alguns ricos conhecimentos homiléticos e retóricos, porém inegavelmente pobres de hermenêutica bíblica e ausentes de Escrituras Sagradas. Atentamente li a “mensagem” e realmente algumas coisas nela nos faz estar preocupados como obreiros, principalmente aos que acessam os públicos quando nas tribunas e púlpitos para fazerem aplicação de conteúdos expressos em suas falas – não na Bíblia Sagrada -. A “mensagem” fala de “profeta de fé”, e o seu idealizador em outra parte daquela “mensagem” se coloca na posição de pregador-profeta, logo qualquer julgamento neste artigo está focado sobre a “profecia” em forma de mensagem e nada pessoal ou de conotação opositora.

Após ler aquela “mensagem”, busquei encontrar um título para ela, haja vista que o que lhe fora dado abre espaço a ser corrigido pelos leitores efetivos da Bíblia Sagrada. E o que mais pareceu estar conveniente a ela foi “Inferências que jamais um verdadeiro crente em Jesus deve atendê-las”. E como apenas um pequeno pregador, me vejo na obrigação do dever de fazer algumas colocações em forma de comentários numerados sequencialmente em correlação respondente e coincidente com os itens daquela “mensagem”.

Verificando a Palavra de Deus, que é verdadeira e inerrante e sem sombra de variação, assim como confrontando os vários compêndios de Teologia Sistemática dignos de crédito e de respeito, que por décadas vêm ensinando consistentemente o povo do Senhor, nada encontrei que desse suporte integral aos argumentos retoricamente bem arranjados, entretanto drasticamente dissonantes com os ensinamentos contidos na Palavra de Deus. Um tipo de mensagem elaborada com total teor retórico e total falta de apoio bíblico que pode levar os seus leitores à completa e total derrota espiritual nas suas vidas. Uma mensagem elegantemente retórica! Um conteúdo drasticamente enganoso, errante e destituído da Palavra de Deus! Uma mensagem que jamais um pregador pregaria aos respeitáveis públicos.

Vejamos o teor transcrito da “mensagem” das nove inferências sombrias que jamais um verdadeiro crente em Jesus Cristo deve atendê-las:

“1. Profeta de fé não vai pra igreja, VAI PRO CAMPO ESPIRITUAL;


2. Profeta de fé não evangeliza, ARRANCA A ALMA DAS GARRAS DO DIABO;


3. Profeta de fé não lê a Bíblia, CONVERSA COM DEUS;


4. Profeta de fé não ora, CLAMA A PLENO PULMÕES;


5. Profeta de fé não dá o peixe, ENSINA A PESCAR;


6. Profeta de fé não atende as pessoas, DA À DIREÇÃO;


7. Profeta de fé não vai atrás do desviado, DESCE NO INFERNO E RESGATA A ALMA PERDIDA;


8. Profeta de fé não diz: Deus sabe, DIZ: SEI EM QUEM TENHO CRIDO;


9. Profeta de fé não pisa no diabo, ESMAGA-LHE A CABEÇA;”

Agora, a propósito da “mensagem” acima, preciso com bastante consistência escriturística tecer alguns comentários úteis, a fim de contribuir para os “caminhantes” não copiarem tais argumentos falaciosos, promotores de enganos.


1. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a não irem para a igreja – O CAMPO ESPIRITUAL TEM SEU FOCO VOLTADO CONTRA A IGREJA. A ida ao templo é atitude de quem possui boa e sensata intenção consciente do afável desejo de congregar e estar juntos perseverando nas orações, no louvor e na comunhão. A Bíblia Sagrada nos sugere a estar juntos e perseverar unânimes no templo.

2. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a não evangelizarem – O MEIO DE ARRANCAR AS ALMAS DAS GARRAS DO DIABO É ATRAVÉS DO PODER DO ESPÍRITO NO ANÚNCIO DA MENSAGEM DO CRISTO VIVO E MEDIANTE A EVIDÊNCIA DO PODER LIBERTADOR DE DEUS NOS SINAIS E MARAVILHAS ACOMPANHADOS NA MENSAGEM QUE PREGA O CRISTO MARAVILHOSO. Jesus e a Sua igreja não são “caçadores de diabo”. A Bíblia Sagrada nos manda ir e anunciar o Evangelho das boas novas a todos os homens, libertar os cativos e curar moléstias, doenças e enfermidades em o nome de Jesus.

3. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a não lerem a Bíblia Sagrada – O CANAL DE CONVERSA INTERATIVA COM DEUS TEM O SEU PRINCÍPIO NA LEITURA DAS ESCRITURAS SAGRADAS. Nela encontramos prazer em lê-la, conhecê-la, meditar em seus ensinamentos, aplicá-las ao nosso viver. Quem não lê Bíblia Sagrada nada sabe da criação, pouco enxerga da revelação, desconhece a inspiração e, por fim sucumbe em heresias até perder completamente os alicerces da fé por não conhecer o Deus Eterno revelado na Bíblia. A Bíblia Sagrada nos aconselha a bem-aventurança de ler e meditar na Lei do Senhor.

4. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a não orar – CLAMAR A PLENOS PULMÕES APENAS PRODUZ UM VOLUME DE SOM CAPAZ DE DANIFICAR AS CORDAS VOCAIS E COM O TEMPO PREJUDICAR SENSIVELMENTE A VOZ. Orar jamais significa gritar a pleno esforço de voz utilizando a excêntrica intenção de empregar a capacidade pulmonar. A Bíblia Sagrada nos manda orar sem cessar.

5. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a praticar princípio religioso oriental pagão – NÃO DAR O PEIXE, ENSINAR A PESCAR – é um princípio que jamais o Mestre e Senhor Jesus ensinou. Para muitos faladores é muito fácil subirem nas tribunas e usarem os púlpitos para tão somente falarem do que é espiritual e omitir o tino do dever social para com o suprimento das necessidades cotidianas de quem realmente encontra-se necessitando e passando até privações estando como ouvinte no meio dos públicos congregados. A Bíblia Sagrada nos recomenda a praticar as boas obras, comunicar ou suprir com os santos nas suas necessidades.

6. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a não atenderem as pessoas – A DIREÇÃO É EFETIVAMENTE UM FATOR COMPONENTE DO ACONSELHAMENTO. Devemos atender as pessoas e não nos fazer distanciados delas apontando uma direção que nem mesmo nos moveríamos um passo acompanhante a indicar o início do caminho a ser percorrido na direção que elas precisam seguir. A Bíblia Sagrada nos sugere quase como uma recomendação para que ensinemos o errante no caminho, ajude-lhe a tirar a trave do olho. Isto se faz atendendo as pessoas, aconselhando-as, orientando-as.

7. NENHUM bom pregador deve recomendar aos públicos a não irem atrás do desviado – DESCER NO INFERNO E RESGATAR A ALMA PERDIDA FOI UMA MISSÃO ESPECÍFICA DE JESUS. Nenhum homem possui o poder suficiente para descer o inferno e resgatar alguma alma perdida. Isto é um argumento um tanto quanto herege, enganoso e falacioso. A Bíblia Sagrada nos manda a sair em busca das almas perdidas no espaço terreno onde elas estão, e quanto a resgatá-las está em nenhum momento sob a força imperativa do braço, mas no trabalho evangelístico, ou evangelizante. Descer ao abismo não significa ficar dentro de quatro paredes de um templo utilizando a voz na condição de falante para suscitar “movimentos espirituais”. A libertação de pessoas cativas por espíritos imundos registrada na Palavra de Deus fala de uma ação que devemos empreender no nosso alcance, pela fé e em nome de Jesus, como nos é ensinado imperativamente na Bíblia Sagrada.

8. NENHUM bom pregador deve recomendar os públicos a subestimarem o querer e a vontade de absoluta de Deus – O FATO ELOGIÁVEL DE SABERMOS EM QUEM TEMOS CRIDO NÃO NOS DÁ O DIREITO DE EMITIRMOS ORDENS E APLICARMOS O NOME DE JESUS EM FATORES QUE SOMENTE E REALMENTE DEUS SABE AS RAZÕES E IMPLICAÇÕES COMPLETAS NO QUE TAIS SEGREDOS SE REFEREM. A Bíblia Sagrada jamais nos deu apoio a usar o nome de Jesus para nos colocar em lugar de Deus e tomar decisões exclusiva e absolutamente divinas para atendermos os nossos pensamentos caprichosos. Temos que respeitar o saber de Deus, mesmo quando conscientemente sabedores do poder eficaz do nome de Jesus.

9. NENHUM bom pregador deve recomendar os públicos a pisarem no diabo ou esmagar-lhe a cabeça – ESMAGAR A CABEÇA DO DIABO É UMA EXPRESSÃO CUJOS TEOR E REFERÊNCIA AO MESMO TEMPO EM QUE SÃO PROFÉTICOS SÃO TAMBÉM ESCATOLÓGICOS E ESPECÍFICOS DE JESUS CRISTO, O FILHO DO HOMEM E FILHO DE DEUS. A Bíblia Sagrada nos afirma categoricamente que o diabo é o nosso adversário, e como tal se opõe a nós, e temos a ordem escriturística de resistirmos ao diabo, porém em momento algum a Bíblia Sagrada nos confere direitos ou apoio a xingarmos ou emitir palavras de chacota contra o adversário ou contra a qualquer pessoa, e devemos estar conscientes que lutar não significa subestimar, e como nossa luta é espiritual, logo não é na dimensão humana que batendo os pés de nosso corpo físico tenha significado ou simbolismo verdadeiro e real que comprove “o diabo está debaixo dos nossos pés”, ou que nossos gestos dizem que o esmagamos sua cabeça. A expressão "esmagar a cabeça" fala de destruir poderes, desfazer capacidades, destronar poderios, autoridades e direitos. Das muitas pessoas que andaram com essa expressão nos lábios autoconfiantes achando que estavam por cima de tudo, avançaram além dos limites da autoridade espiritual que lhes fora biblicamente delegada e esquecendo-se ainda de suas limitações, fragilidades e vulnerabilidades próprias da natureza humana CAIRAM FEIO E ALGUMAS AINDA ENCONTRAM-SE PRESAS POR AQUILO QUE DIZIAM “ESTAVA ESMAGADA DEBAIXO DOS SEUS PÉS”. A Bíblia Sagrada afirma que não temos o espírito do medo, mas de fortaleza, e isto também não quer dizer que estamos em corpo angelical, nem em corpo espiritual, para sairmos afoitos, porém tolos, isentos e livres de nossa natureza caída que a todo tempo está em luta dentro de si experimentando o duelo carne versus espírito.

Em todos os comentários, intencionalmente e com boa consciência iniciei com a expressão NENHUM para então chegar a poder fundamentado na Bíblia Sagrada afirmar que TODO BOM PREGADOR DEVE RECOMENDAR AOS PÚBLICOS OS CONSELHOS ÚTEIS, VERDADEIROS E REAIS extraídos sem qualquer pensamento fantasioso ou artificioso direta e genuinamente da Palavra de Deus, e não da mente impregnadamente ansiosa para aplicar conhecimentos assemelhados, porém desassociados com os ensinamentos escriturísticos.


Se NENHUM deve recomendar tais coisas e semelhantes contidas nas nove inferências transcritas daquela “mensagem”, logo TODO bom pregador certamente vai avaliar e aplicar os nove comentários deste simples artigo, todavia dignos de serem vistos mais de perto. É uma necessidade ímpar o exame cuidadoso no que se pretende entregar numa mensagem para que esta não venha “cercar o povo com mentiras”, fortalecer o povo com a força do engano e da ilusão pela fantasia argumentativa em mensagens falaciosas.


Existem “mensagens” que jamais devemos pregar. O bom pregador não prega a “mensagem” propriamente sua, produzida pelo fruto do seu pensamento e desejo de querer, mas a mensagem do Senhor, recebida das Escrituras Sagradas como fruto do momento de comunhão reflexiva e interativa com o Deus da Palavra e na Palavra de Deus.
PbGS
www.glaukosantos.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos