WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CONTRA A ANSIEDADE.











 
CONTRA A ANSIEDADE.
Receita do Céu ou recursos da Terra?

A ansiedade é um estado de alma que tem atingido milhares de milhares de indivíduos pelo mundo afora. Suas causas são as mais variadas fontes, e suas conseqüências deságuam em diversas áreas e provocam alarmantes fatores na alma e por vezes em alguns casos extravasam-na e afloram-se no corpo.

Qualquer um de nós já experimentou senão momentos, pelo menos algum momento de ansiedade. Alguns poucos, leves e rápidos e outros muitos, profundos e longos. A ansiedade geralmente está ligada ao medo. Uma forma de desassossego, uma inquietude ansiosa ligada a expectativas.

Existem aqueles que padecem mais e há aqueles que sofrem menos. Existem aqueles que atravessam longas temporadas sob os ardis da ansiedade e seus efeitos e há aqueles que passam curtas e eventuais, sofrendo sob suas investidas. O fato é que ninguém poderia declarar que nunca teve a experiência da ansiedade.

O Filho de Deus, Jesus Cristo, vivendo como homem nesta terra e sem pecado, sentiu o peso das conseqüências do pecado que está sobre os homens. Por causa dos homens, e em favor destes, Ele não passou sem haver experimentado a ansiedade na forma de angústia, aflição, profunda tristeza momentânea na Sua alma, quando nos momentos do Getsêmane. Mt 26.37-38.

As Seleções do Reader’s Digest vezes por outras tem publicado interessantes matérias sobre a ansiedade. E no esforço de fazer o seu público leitor absorver melhor aquelas informações e orientações e alcançar o grau de satisfação esperado, aqueles editores conseguem transmiti-las empregando uma linguagem não-técnica, acessível e de fácil compreensão.

Segundo aquele ilustre editor, ansiedade é um termo da psiquiatria, que designa a sensação de angústia ou de medo inicialmente sem motivo evidente que a justifique. Os vários e melhores dicionários, empregando uma linguagem comum e acessível, também definem a ansiedade como sendo ânsia, angústia, aflição, sofreguidão, impaciência e pressa.

Existem dois tipos de ansiedade – a racional, ou real, a que está ligada aos fatos reais envolvendo expectativas, perspectivas e enfrentamento de dificuldades; e a irreal, aquela que não está em proporções com os fatos que caracterizam as situações do indivíduo. 

As conseqüências da ansiedade vão desde tensão e fadiga até os casos extremos que se afloram no corpo, como úlceras, colite, asma e doenças do coração. Não raro, esses casos se mostram em quadros clínicos mais evidentes acompanhados de sinais acentuados de excessiva transpiração e palpitações. A ansiedade é um mal que pode causar profundas e extremas perturbações emocionais.

Não é raro encontrar as muitas dicas e matérias, em publicações populares, sobre a ansiedade, seus males, receitas e terapias. Parece que todos sabem e conhecem experimentalmente um pouco de cada uma das facetas e detalhes da ansiedade.

Os ramos da nutrição afirmam haver logrado bons êxitos apresentando receitas interessantes. Os ramos da química farmacêutica e da medicina também apresentam os seus produtos que muito bem dominam e com eles lidam. Alguns estudiosos nessas áreas apontam para compostos suplementares nutricionais e substâncias com propriedades ansiolíticas declarando expectativas de resultados positivos.

Descobertas declaram que seus ensaios e mostras laboratoriais revelaram que a maçã, a banana, a nozes, a aveia, a ameixa, a castanha brasileira, o gérmen de trigo, o leite de soja e o iogurte natural são excelentes fontes que também contêm substâncias com propriedades ansiolíticas  favorecedoras à manutenção do equilíbrio do humor.

Mais recentemente uma dessas receitas nutricionais afirmou que a mistura equilibrada desses nutrientes tem conquistado a atenção e distinguido algum sucesso terapêutico sobre a ansiedade – a salada da tranqüilidade -. Afirma-se que traz benefício contra a ansiedade -. Tudo isso é interessante e não pode ser desmerecido.

Louvamos a Deus pelas competentes vidas que dedicam o seu precioso tempo em se engajarem nessas brilhantes pesquisas. Seria uma ingratidão deixar de reconhecê-las e não se lembrar de seu empenhado esforço contributivo. Creio, portanto, que esses ilustres e dignos estudiosos merecem apreço, consideração e reconhecimento.

Agradecemos realmente, sobretudo ao Senhor pela existência dos respeitáveis profissionais, assim como pela criação e emprego de todos os recursos físicos e técnicos resultantes de seus reconhecidos esforços. O nosso Deus merece ser louvado pelo seu grande presente de inteligência e capacidades concedido a cada homem. 

E quando se trata de autoridade maior sobre todo e qualquer assunto da raça humana, a Sagrada Escritura é a Infalível Palavra do Deus Criador que formou o homem. A Única e maior Autoridade que revela os segredos dos frutos e conseqüências do pecado na raça humana é a Sagrada Escritura.

E consultando-a jamais poderíamos fechar os nossos olhos e deixar passar as profundas verdades sobre a ansiedade e seus efeitos tendo como a causa principal e primária o pecado que entrou e atingiu os primeiros pais da raça humana no Éden.

Seria injusto, desleal, ficaria incompleto e estaria incoerente o omitir a maior e mais eficaz receita contra qualquer tipo de ansiedade e antídoto para os seus males – a receita do Céu – registrada no Livro do Deus Criador.

Inúmeras pessoas naturalmente são tentadas a colocarem a sua capacidade de crer e a sua virtude de esperar em todo e qualquer recurso visivelmente físico, instantaneamente palpável, temporariamente imediato, cujos efeitos configuram-se em experimentos e promessas. É possível que numerosa multidão de pessoas ignore ou desconheça o recurso verdadeiramente atingível e eficaz.

Trago uma boa notícia para todos aqueles que passam momentos de suas preciosas vidas suprimidos pelos males efeitos da ansiedade – a boa notícia é que existe uma receita superior, inigualável e eficaz contra qualquer tipo de ansiedade! -. A receita do Céu. É o recurso do Senhor Deus direto aos homens para lhes orientar contra a ansiedade quando perceberem a aproximação ameaçadora e instalação desta.  

Louvamos a Deus por todo e qualquer recurso da Terra contra os males da ansiedade. Mas é preciso e importante que não seja omitida a realidade e a veracidade da única receita eficaz do Céu contra a ansiedade, atingindo suas causas, sua natureza e suas conseqüências.

O mais importante não seria apenas conhecer causas e conseqüências, tampouco atingir ou minimizar as conseqüências. Isto é elogiável, mas insatisfatório e insuficiente. Todavia, além de ser o mais importante, é ainda o mais esperançoso e consolador atingir eficiente e eficazmente a causa principal, a fonte-raiz.

Para tanto, vejamos o que diz a Escritura Sagrada, mais especialmente o Livro dos Salmos, e diretamente o que nos revela o Salmo 37.3-7. Esses versículos do salmo lindo e consolador, escrito por Davi, nos trazem providencialmente os ingredientes da receita eficaz contra a ansiedade e seus males conseqüentes.

1 - Confiar no Senhor.
Primeiramente, preciso me ater a esta admirável orientação conselheira contida no primeiro ingrediente da receita. Aqui o verbete de ação “confia” traduz a palavra original do texto hebraico “bātah” que nos diz para “ser audaz, seguro e certeiro no ato de depositar a confiança”.

Aqui esse termo de ação quer nos dizer como deve ser o nosso confiar, e em quem devemos depositar esse tipo de confiança, expressando nela o nosso total e completo sentimento especial de certeza de proteção e de segurança. Somente o Senhor é merecedor de receber sobre Ele essa nossa confiança.

2 - Fazer o bem.
Em segundo lugar, tenho que explicar esta outra orientação indiscutível contida no segundo ingrediente da receita. Aqui a expressão “faze o bem” possui uma conotação singular. Ela traduz a original hebraica do texto “’āśāh” para o imperativo “faça” com o significado de “produza, execute, se ocupe avançando e realizando”.

E “o bem” para o objeto no termo hebraico “tôbh” como um substantivo ou adjetivo, que significa “o que é agradável, o que é frutífero, o que generoso, o que é de boa qualidade, o que possui pureza, o que expressa fineza, o que há de melhor”. 

3 - Deleitar-se no Senhor.
Somando aos ingredientes anteriores, veja o que está contido no terceiro ingrediente da receita. Esse importante ingrediente consiste na expressão “deleita-te”, ou “agrada-te”, que traduz a original variante do texto hebraico que quer dizer “responda com prazer, com delicadeza”, como também “se mostre, ou seja, agradável a”, “seja prazeroso ou agradável”.

Esse ingrediente possui um poder tremendo, visto que numa única palavra ele indica a fonte, a maneira e o destinatário da ação em si mesma e sobre si mesma ao mesmo tempo em que a ação ocorre. A pessoa é “agradável” enquanto faz porque “agrada” no que realiza em quem a faz “agradável” e para quem faz com “agrado, com prazer, com delicadeza”. Isto revela uma profundidade incrível. Por isso é um poderoso ingrediente nessa receita do Céu.  

4 - Entregar o caminho ao Senhor.
Este também é um poderoso ingrediente da receita. O termo imperativo “entrega” traduz o original hebraico no texto “gālal” que significa literalmente “role o curso de sua vida, sua conduta nele, para o Senhor”. A palavra “caminho” nesse texto quer dizer “vida”, “conduta”, “procedimento”.

Esse ingrediente da receita parece querer claramente nos dizer “se queres viver bem, remova as rédeas do teu governo sobre a tua vida e deposita-as aos cuidados do Senhor enquanto conduzes o curso da tua vida sob a dependência de Deus”.

5 - Descansar no Senhor.
Aqui está outro ingrediente extraordinário da receita eficaz contra a ansiedade. O termo por si mesmo traduz a intenção do original registrado no texto. Esse ingrediente quer nos dizer “repouse as tuas vontades, as tuas esperanças, os teus desejos, os teus anseios, os teus intentos, no Senhor”.

Descanso é um termo bastante conhecido por aqueles que aprenderam a confiar no Senhor, realizar coisas de boa qualidade no Senhor, entregar o caminho ao Senhor e se deleitar com prazer nas coisas do Senhor. Um coração dividido jamais consegue ter esse tipo de descanso. Somente sabe e traduz o valor do descanso quem conhece por experiência própria o significado e o peso do cansaço.

6 - Esperar no Senhor.  
Aqui está, por fim, o último ingrediente da receita eficaz contra a ansiedade. Que lindo é o termo “espera” no texto que traduz a palavra original hebraica “hûl”. Apesar de ter vários significado que abrange desde movimentos de danças e de contorcimentos, rodopios, até o de esperar ansiosamente algo.

Porém o ponto forte desse tipo de espera é o de nos sugerir que “se esperamos que algo aconteça, que o esperemos dirigindo a nossa expectativa unicamente no Senhor, e não confiando em pessoa ou outra coisa alguma, por mais influentes que apresentem ser”. O texto quer nos sugerir que quando esperamos algo, essa esperança seja depositada unicamente dependendo do Senhor. Uma linha única e direta de dependência.

Assim sendo, notamos que diante da ansiedade, o exemplo do nosso Mestre amado Jesus Cristo expressou resumidamente toda a composição dessa receita espetacular em duas expressões em dois momentos distintos de sua vida – a primeira, no Getsêmane, ao dizer “..., todavia seja feita a tua vontade”; e a segunda, sobre a cruz, no Calvário, ao dizer “Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito” -.

Uma das duras experiências na vida é entrar em ansiedade por expectação de algo que está certamente por acontecer. Uma triste experiência na vida é avançar ao estado de ansiedade por uma coisa que poderia possivelmente acontecer. Entretanto, a pior das experiências é sucumbir no estado de ansiedade, sem qualquer fundamento de apoio, por algo que não acontecerá.

Por isso, contra a ansiedade e seus males, a única receita eficaz está na Sagrada Escritura. Certamente que “no mundo tereis aflições” (Jo 16.33), todavia a orientação segura que corrobora a receita encontra-se em “humilhar-se sob a poderosa mão de Deus,... lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”. 1Pe 5.6-7.

As muitas iniciativas e as saladas da Terra são úteis, entretanto perecíveis, temporárias. São aceitáveis, todavia a receita do Céu é a única efetivamente eficaz e permanece para sempre. Crer nela e colocá-la em prática é o grande desafio, sabendo que os seus resultados são certos, infalíveis e extremamente recompensadores.

Se os recursos da Terra são bons contra a ansiedade, a receita do Céu é superlativamente melhor. Os recursos da Terra possuem as suas contra-indicações e colaterais, a receita do Céu é poderosa e eficazmente ampla, irrestrita e apropriada. Os recursos da Terra são sazonais e periódicos e seus efeitos temporários e eventuais, a receita do Céu é duradoura, permanente e efetiva.

Confie no Senhor; faça o bem; deleite-se no Senhor; entregue o teu caminho ao Senhor; descanse no Senhor e espere unicamente no Senhor – esses são os ingredientes da receita do Céu expressa em Sl 37.3-7 -.
PbGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos