WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sábado, 7 de janeiro de 2012

EXEGESE NO SALMO 103.1-5.

EXEGESE NO SALMO 103.1-5.
Para começar um novo ano.
Chegamos ao ano novo. Estamos iniciando os primeiros dias de sua abertura. O calendário começou a abrir os seus numerais e a oferecer novas datas, apontar para novos espaços, marcar novos empreendimentos, assinalar as oportunidades, fazer lembrar as promessas, ajudar a fortalecer espectativas e mostrar quando fincar novas estacas.

E neste jubiloso momento de caminhada se faz jus e oportuno olhar para os grandiosos feitos do Senhor nosso Deus. Por tudo que Ele é, assim como por tudo que somente Ele faz.

Neste bom e feliz momento de começo de novo ano, abrindo o primeiro artigo, convido os caros e generosos leitores a refletir nesta breve exegese no Salmo 103.1-5. Ele começa com uma expressão importante e impressionante: “Bendize, minha alma, ao Senhor...”. A palavra do texto hebraico original para esse verbo “bendize” é “bārakh” e tem a sua raiz em “brk”. Esta palavra é muito especial porque significa uma ação de graça respondente.

Ela expressa uma saudação, um cumprimento, de agradecimento, no qual o favorecido dobra os joelhos em atitude de reconhecimento e adoração diante do seu favorecedor pelo bem recebido. No original desse salmo ela se repete cinco vezes. Isto não é por acaso e muito menos seria uma coincidência. Biblicamente, o cinco é o número da graça de Deus. Recebemos os bens dessa graça e precisamos expressar esse tipo de gratidão em todo o tempo ao Senhor Jesus, Dono absoluto dela.

Esse lindo salmo é extremamente rico, tocante e encorajador. Ele renova as nossas forças; nos incentiva; e nos faz confiante no Deus Eterno. Ele é conhecido como um salmo de gratidão. Ele é um salmo convidativo a prestar gratidão ao Senhor, e na mesma medida a renovar a nossa confiança no Deus Vivo e Verdadeiro.

Esse belo salmo encorajador foi escrito pelo rei Davi. É sobremaneira gratificante notar a exatidão de palavras e a firmeza de colocações na expressão experiente de verdadeira e sincera gratidão feita por um homem cujo poder de mando era venerado e cuja valentia era tida em estima.

Esse cativante salmo nos deixa ver a grande misericórdia e o fiel cuidado do Senhor Deus para conosco. Olhar para esse salmo é começar a compreender as muitas e inconfundíveis razões que temos para começar o novo ano mais apegados ao Senhor, mais unidos ao Senhor, mais contentes com o Senhor, mais amorosos para com o Senhor, mais esperançosos no Senhor.

Esse jubiloso salmo se constitui num verdadeiro hino de louvor e celebração ao Grande e Eterno Deus pelo Seu infinito amor para com todos aqueles que a Ele se chega. O salmo em foco é um hino de gratidão que responde aos benefícios recebidos do Senhor Deus. Um coração reclamante, murmurador, ingrato, insatisfeito, não teria propriedade, nem coragem e tampouco ousadia e liberalidade para reafirmar e fazer declarações pessoais nas profundidades escritas no Salmo 103.

A insatisfação, a murmuração, a ingratidão, o egoísmo e a insanidade seriam incapazes de influenciar a alma a bendizer ao Senhor e não teriam como reconhecer todos os feitos e benefícios vindos do Senhor Deus. Esse lindo salmo de Davi pode muito bem trazer para o terreno da reflexão sobre os grandes feitos do Senhor Deus. O salmo em apreço nos leva a perguntar por que somos imbuídos de profunda admiração que nos leva a bendizer com a nossa alma ao Senhor e não esquecer de nenhum dos benefícios do Senhor.

1 - É Ele que perdoa todas as tuas iniqüidades.
Na expressão “é Ele que...”, percebemos a unicidade, a autoridade e o poder do Senhor em perdoar todas as nossas iniqüidades. O texto nos deixa ver que não há outro perdoador como o Senhor nosso Deus. A Bíblia Sagrada categoricamente declara que Ele é rico em perdoar. Ele perdoa e esquece. Ele perdoa e lança a culpa no mar do esquecimento.

Percebamos também o universo e a totalidade de iniqüidades que somente o Senhor Deus é único em perdoar: “...perdoa todas as tuas iniqüidades”. Aqui percebemos a experiência de perdão que uma pessoa pode ter e com isso um novo levantar para refazer a vida e seguir em frente.

O verbo hebraico original “sālah”, ou “salach”, traduzido pela palavra “perdoa” é raro no saltério, entretanto aparece mais de setenta vezes nos escritos veterotestamentários e cerca de dez vezes no Novo Testamento. Ela é exclusivamente relacionada ao perdão do Senhor Deus em favor aos homens. Ela significa libertar, livrar, poupar, aliviar de um peso, perdoar. O Senhor é o único perdoador que libera esse tipo de perdão pelo Seu insondável amor aos homens.

2 - É Ele que sara todas as tuas enfermidades.
Aqui o texto revela também a unicidade e a exclusividade do Senhor em sarar, curar, todos os nossos males e enfermidades. O Senhor é o Médico por excelência em todas as especialidades em gênero, grau e número, e sara todas as enfermidades. Que melhor digam as multidões de milhares e milhares de pessoas com surpreendentes e extraordinários testemunhos de curas divinas.

Louvamos ao Senhor nosso Deus por todos os exímios e dedicados médicos e por todos os excelentes e respeitados profissionais de saúde que Ele concede a servir ao próximo. Mas os problemas do homem o resumem e o expõem a contrair, adquirir, sofrer, portar e estar subjugado a males e enfermidades de todos os tipos e espécies. Todavia, a resposta declarativa e prevalecente do Senhor nosso Deus é “é Ele que sara todas as tuas enfermidades”.

A palavra “sara” traduz a original do texto hebraico “rāpā”, ou “rapha”. Esta original aparece mais de sessenta vezes nos escritos veterotestamentários. Ela significa curar, restaurar, tornar saudável, e de certa forma está ligada ao perdão. Biblicamente, o pecado é um mal que, além de provocar a separação entre o homem e Deus, as mazelas dele também agravam o estado fisiológico e atestam ação de rebelião contra Deus. A cura divina traz consigo também a declaração de perdão.

A palavra “enfermidades” traduz a original hebraica “tahªlû’”, cuja tradução feita pela Septuaginta empregou o termo grego “nósous”. A palavra hebraica original significa basicamente “feridas”, e passou depois a significar também  fraquezas, debilidades, doenças, agonias. Assim, a boa notícia desse salmo também publica que o Senhor Deus é único em curar todas essas feridas que abatem e humilham o homem.

3 - É Ele que redime a tua vida da perdição.
Aqui encontramos outra vez revelada a unicidade do Senhor Deus no extraordinário ato da remissão da vida. O texto original revela que Ele é o Único Remidor da vida que se encontra na cova da corrupção e da perdição.

A palavra “redime” traduz a extraordinária expressão “gā’al” no original do texto hebraico. Ela significa resgatar, redimir, livrar, vingar, libertar. Ela também diz da ação de comprar de volta uma propriedade. O texto revela que somente o Senhor é o único com o poder e a autoridade legais e legítimos a comprar de volta a vida enterrada na perdição. Nenhum outro nome há pelo qual podemos ser salvos.

Uma palavra seguida aparece: “perdição”. Esta palavra traduz o termo hebraico do texto original “šahath”, cuja tradução feita pela Septuaginta empregou a palavra grega “phthora”. Esse termo significa cova, e figuradamente diz de corrupção, destruição, fosso de perdição.

4 - É Ele que te coroa de benignidade e de misericórdia.
Aqui confirma outra vez que o Senhor Deus é o único que coroa de amor e de compaixão a nossa vida. Os termos originais hebraico desse trecho deixam claro que o Senhor é o único que realmente rodeia e cobre a nossa vida com o Seu brilho inestimável de profundo amor, de capacidade de fazer o bem, de bondade e de demonstração de verdadeira compaixão.

5 - É Ele quem enche a tua boca de bens.
Aqui aparece a forte e presente idéia de saciedade, tanto de bens materiais como de espirituais. O texto quer nos dizer que o Senhor Deus é o único que completa a dotação de bens materiais e espirituais necessários para o sustento da nossa vida. Está presente a idéia de transbordamento, mas não de esbanjamento, ufanação, desperdício. A idéia original dessa expressão no texto hebraico é de completamento, saciedade.

O texto dá o desfecho maravilhoso e encorajador: “Por isso que a tua mocidade se renova como a águia.” A dotação de bens proporcionada pelo Senhor nos leva ao rejuvenescimento, à renovação da juventude, periódicos e seqüenciais. Nem tudo que enche causa saciedade, completude e contentamento.

Os bens por si somente podem encher, mas sem a dotação de Deus não completam, não saciam e muito menos rejuvenescem e renovam. A visão que possuímos sobre a dotação de bens para a nossa existência precisa ser madura em experiências e afinada com a do Senhor. Somente o Senhor Deus é o único que conhece a medida de dotação de bens que precisamos para a nossa saciedade com contentamento.

Por tudo isso, começamos o novo ano olhando para os grandiosos feitos do Senhor, valorizando cada vez mais as bênçãos de Deus, sabendo que Ele é o único que perdoa “todas” (texto grego Septuaginta “pasas”: cada uma, todas, uma por uma) as nossas iniqüidades; o único que sara “todas” as nossas enfermidades; que redime a nossa alma das profundezas da perdição; que coroa a nossa vida com a Sua benignidade e a Sua misericórdia; quem enche a nossa boa de bens.

Bendito é o Senhor nosso Deus para sempre! Nenhum  deus é como o Senhor nosso Deus revelado no Salmo 103. Por isso, neste novo ano reconhecemos tudo que o Senhor fez por cada um de nós no ano passado e aproveitamos desde agora com o nosso coração profundamente grato por tudo que Ele irá fazer.
BENDIZE AO SENHOR!
PbGS


NOTA:
Palavras e termos dos textos originais conforme o Theological Wordbook of the Old Testament; o Strong’s Hebrew and Greek Dictionary; o Vine’s Expository Dictionary of Biblical Words; o The Ancient Hebrew Dictionary; o The Biblical Hebrew Dictionary; e o The Old Testament Hebrew Lexicon. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos