WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

APARÊNCIA E TRANSPARÊNCIA.

APARÊNCIA  E  TRANSPARÊNCIA.
Até os mais  jovens estão atentos!

Em razão de uma mensagem e-mail com a figura ilustrativa acima, recebida de uma pessoa cristã jovem, venho nesta oportunidade determinado com a missão de tecer algumas linhas a respeito de duas das políticas de relacionamentos.

Ao longo dos anos, como lhe são próprios, a nobreza, a dignidade, a honradez e a limpidez perfazem a natureza e os propósitos do sagrado púlpito cristão evangélico. Inseparavelmente, a excelência da prédica e a prática da transparência sempre foram a boa marca e a essência de todo coração que realmente ama e determinadamente serve ao Senhor Jesus Cristo.

Refletir no teor daquele e-mail, a respeito de relacionamentos por aparência e relacionamentos com transparência entre os filhos da casa de Deus, não seria tão relevante se suas observações não apontassem para um foco especialmente direcionado a pessoas expressivas e que exercem algum grau de influência.

Não se trata de uma espera de perfeição de perfis e nem de inerrância de performances. Seria tolice e utopia esperar caminhos perfeitos e inerrantes dentre os homens. Cobrar posturas sempre foi uma manifestação de alertas que nos fazem atentos a tudo que esteja relacionado. Muito menos aquela mensagem seria fruto motivado por um desabafo resultante de frustração pessoal ou localizada, entretanto apenas um apelo a ajustamentos comportamentais e a coerências de atitudes nas relações praticadas por gente que possui o dever sagrado em estar comprometida com o serviço, com o trato e com o exemplo.   

Louvamos e agradecemos a Deus pelas camadas mais jovens que Deus está levantando entre nós. Definitivamente o povo de Deus nunca precisou de revolucionários bipolarizados e tampouco de agitadores mutantes. Na verdade, o foco sobre atos e fatos está sendo mais diretamente lampejado pela geração “plugada e antenada”. Na verdade, na igreja reside o Espírito, que rejeita tudo que não faça parte do espírito dela.

O destinatário, apesar de ser jovem, é uma pessoa cristã “antenada” com as pessoas, com os contextos situacionais e com os panoramas. A aplicação de suas palavras demonstra haver sido agraciada com um fino senso de percepção inteligente e um tanto equilibrado na fidelidade de suas análises e na sua visão de cuidado para com outros. Sempre há boas gentes que buscam que a luz continue a alumiar e que o sal não se torne insípido. Assim foi com o mover do espírito da Reforma. Não há como esconder e nem se esquivar.

Creio que seu sincero coração movido de temor somado  ao senso de zelo e à busca de transparência nas atitudes e nos relacionamentos, como forma contributiva para um ambiente de real comunhão cristã, empreende um apelo geral e ao mesmo tempo um alerta direto e altissonante a todos nós, os que exercem alguma influência no ambiente congregacional.  
O mais preocupante no e-mail não é simplesmente o significado da imagem acima, todavia alguns pontos sobre os quais as gerações jovens estão buscando minimizar e corrigir, em termos de aparência e transparência. Com os caminhos da percepção e do conhecimento, os comportamentos estão cada vez mais sendo notados e discernidos à distância, e de alguma forma cobrados até pelos mais jovens, através de meios que vão além dos contatos pessoais. 

Os tempos e a velocidade de informações, somados aos canais de influência social, são outros. A liberdade de expressão está cada vez mais oferecendo vias tanto para ajustes como para citação de desajustamentos, ainda que fortuitos e momentâneos. Cabe a responsabilidade de orientar e encaminhar aos caminhos da transparência de relacionamentos. Isso resgata valores e encoraja vidas.

A mensagem deixa claro que até os mais jovens estão enxergando atentamente o curso das ações e movimentos daqueles que, por consideráveis experiências e responsabilidades, lhes devem liderar com exemplos compatíveis com a nobre e digna essência contida nos ensinamentos cristãos.

Com apenas quatro parágrafos, e sem palavras soltas, mas diretas, aquela pessoa deixa claro que assim como ela, muitas outras estão de olhos atentos nos detalhes circunstanciais e nos fatos e acontecimentos, mas também a grande vontade de acertos onde porventura existem desacertos circunstanciais.

Para aquela pessoa jovem, o clássico distanciamento e a perceptível indiferença e a frieza de tratamentos parecem servir de mecanismos de proteção e de entrincheiramento, de intocabilidade nos relacionamentos entre líderes e liderados. 

Quase possa não ser por todos percebido, mas com as aparências implicitamente emerge um elemento facilitador de descasos entre pessoas, o qual sorrateira e progressivamente vai imprimindo a triste idéia de que a verdade é dispensável na comunhão cristã, e que pode-se conviver muito bem e tratar as “tolerâncias” e os assuntos cristãos empregando alternâncias da hipocrisia, artes da simulação e painéis do “faz-de-contas”. É preciso ser tão direto, próprio e amável quanto transparente deva ser.

Aquela mensagem e-mail é suficiente para declarar que fervorosos discursos indiretos e reclames verbais, atirados às soltas sobre a prática de determinados assuntos, assim como as momentâneas evocações apenas verbais de perdão, não corrigem péssimos hábitos contumazes e muito menos promovem ou inspiram para as devidas reparações.

Discursos, reclames e evocações não substituem a excelente prática da limpidez do respeito mútuo, da reciprocidade transparente que, além de inspirarem a reparações, oferecem o ambiente fácil, favorável e acessível dos “setenta vezes sete” perdões. Os arranjos das aparências jamais substituem a propriedade eficaz da transparência.

Em atenção ao grito expresso naquele e-mail, deixo aqui o alerta aos que conduzem jovens. É preciso dar-se ao despertamento de que foi-se o tempo do “dizer hoje e ser esquecido amanhã”. Os tempos modernos são outros.

Acordemos para o século do conhecimento, das ferramentas sociais, da interatividade veloz, das exigências sobre a transparência, das cobranças a perfis ajustados e a atitudes coerentes, das provas de legitimidade, das buscas de respostas satisfatórias e de tratamentos conforme os ensinamentos do Mestre. E por que não atentar para a liberdade de expressão garantida, respeitosa e responsável nos fóruns, em debates e em outras vidas?  

Chegou o Século XXI! E nele os crentes em Cristo permanecem sendo ovelhas, mas não são irracionais e buscam o entendimento! Os filhos da casa de Deus continuam sendo ovelhas, porém mais do que antes acessam e conhecem as definições e conceitos e sabem o que exigir e sobre quem cobrar comportamentos e procedimentos!

Não podemos velar e zelar movidos apenas pela aparência e conscientemente fogir e desprezar a transparência. Isso reflete e afeta na prática de relacionamentos interativos e na condução de ambientes.

Estimulo, encorajo e incentivo a permanecer em Cristo, confiando e fortificando-se na graça do Eterno. Como também fazendo esforços e empregando meios para superar as dificuldades e transpor obstáculos, buscando servir mais e melhor ao Mestre querido e amado de nossas almas e mantendo a comunhão cristã. 

Que as saudações sejam tão leais, legitimamente cristãs e afastadas das falsas aparências quanto apreciada é a transparência para o Céu. Que o amor NÃO folgue com a injustiça e a fé seja NÃO fingida. Que haja coragem nas lideranças para lidar com assuntos e indivíduos afetos tanto quanto seja cultivada a bênção da sinceridade e mantida a força da coerência e prezado o poder da transparência.
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos