WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 6 de março de 2012

EU, PORÉM, PERSEVEREI...


EU, PORÉM, PERSEVEREI...
Calebe:  Js 14.6-14
Dentre as muitas coisas que nos incentivam, nos animam, nos estimulam e nos elevam, estão a capacidade de resistência e a de constância, aliadas às virtudes de confiar e de esperar, que uma pessoa possui e sustenta por toda a sua vida perseverando em seguir o Senhor Deus.

Muito provavelmente o número de pessoas assim não é tão expressivo quanto o universo de perseverantes nominais existente. E tudo tem nos mostrado que na medida em que o tempo avança, essas capacidades vão cada vez mais sendo postas à prova por diferentes e vários elementos provadores.

A vida de Calebe possuía essas capacidades e virtudes e por elas e com elas se manteve em perseverar seguindo o Senhor Deus. A vida de Calebe não foi uma vida de contingências convenientes e vantajosas, nem de ações preciosistas, ou ainda uma teimosia oportunista. Muito menos de realizações fantasiosas.  É extremamente fortalecedor e edificante refletir no histórico curricular de uma pessoa com mais de oito décadas, sintetizado na declaração: “Eu, porém, perseverei em seguir o Senhor, meu Deus”.

Euforia situacional e teimosia contumaz jamais poderiam conferir lastros para uma tão forte e tamanha declaração, visto que elas nunca foram sinais de persistência e marcas de constância na vida daquele que persevera em seguir o Senhor. A vida de uma pessoa que persevera em seguir o Senhor Deus possui os dias de oásis e os dias de deserto, os dias férteis e os dias áridos.

O que leva uma pessoa a suster-se consistentemente e perseverar coerentemente durante eles não é uma arte de representações. Porém o resultado da prática de lições aprendidas das experiências passadas com outros e vividas com Deus. Representações artificiosas são embustes artísticos e ilusões inconsistentes e incapazes de conferirem solidez ou oferecerem estrutura para sobrevivência nos dias de tempestades e nos eventuais calores da caminhada.

O tempo e as circunstâncias são efetivamente elementos provadores, reveladores e declarantes de tudo que uma pessoa é e realiza. Os anos passam e as situações acontecem. Com Calebe não foi diferente. Toda pessoa que determinadamente persevera em seguir ao Senhor deve estar consciente e lúcida de que mais cedo ou mais tarde será alvo desses elementos de provação.

E quase sempre o alinhamento dessas situações, como que perfazendo um conjunto de experiências, não é propriamente percebido. Com isto, cada conteúdo vai sendo trazido a exame e apreciação. Felizes são os que aprendem a contar os seus dias, visto que alcançará coração sábio. A consolidação de cada um conteúdo sempre vem após a soma entre as assimilações dos dias de oásis e as dos dias de desertos.

Com o passar dos anos, sempre algum dia chega o momento de fazer a contabilidade dos fatos ocorridos, executar o exame sobre as coisas realizadas, evocar à lembrança as coisas vividas e com equilíbrio expô-las e com presteza apreciá-las. Com Calebe foi assim. Não se trata simplesmente de voltar ao passado para invocar sofrimentos, vergonhas aflitivas e lamúrias externadas por ele, mas sim de perceber a glória e a grandeza da bagagem adquirida em todas as experiências boas e aparentemente ruins vividas nele.

Uma pessoa que persevera em seguir o Senhor Deus de fato e em verdade possui razões para perceber a sua grandeza quando observa o somatório total de todas as partes de sua bagagem real adquirida com experiências obtidas ao longo dos anos e como se manteve durante eles.

Quem vive de eventualidades, de experiências fantasiosas e mistas de representações fugazes e inconsistentes jamais teria palavras verossimilhantes às de Calebe quando este aos oitenta e cinco anos passados em travessias impressas de lutas, combates e vitórias. Possivelmente teria apenas uma bagagem mista de surrealismo e pouco capaz de suportar os caminhos da perseverança em seguir o Senhor Deus.

Uma pessoa que persevera em seguir o Senhor Deus de fato e em verdade, possui razões para perceber a sua glória quando olha para a imensidão real de todas as coisas que lhe esperam nos anos que estão por vir estando em pé e debaixo da promessa pela graça do Senhor Deus.

Na vida de quem de fato e em verdade persevera em seguir o Senhor Deus não há espaço misto de artes e representações artisticamente elaboradas. Existe, entretanto, uma escalada de montes e vales, própria e contribuinte para formar e disciplinar caráter, para construir valores, moldar interior e aperfeiçoar dons e virtudes na vida com Deus.  

Na terra dos viventes, um histórico de vida com Deus jamais foi fácil de ser construído, e um legado de experiências nunca será fácil de ser mostrado na sua íntegra. O mais importante, corajoso e edificante não é dizer que nunca errou. Mas, sim, declarar que possui tanto as experiências de erros ocorridos como as de acertos obtidos, e no saldo lucrou superávits em sucessos reais e vitórias consistentes.

Uma vida como a de Calebe, perseverante em seguir o Senhor Deus, é uma vida possuidora de fé, coragem e força invencíveis – elementos básicos residentes num coração que olha por fé e almeja com confiança a entrada na Canaã celestial -.

Incontestavelmente, uma vida que persevera em seguir o Senhor Deus, sobrevive a vários anos de combate em diferentes teatros de operações. Uma vida que persevera em seguir o Senhor é uma vida útil e prestadora de serviços relevantes ao seu povo. Desprezar os alicerces e a construção de Calebe seria menosprezar e desconhecer o significado do senso de utilidade.

Na terra nunca existiu e não haverá um Calebe perfeito, apesar de todos os seus valores, virtudes, vitórias e heroísmo. Apesar de toda a sua coragem, demonstração de obediência e serviço, zelo e ousadia, Calebe não foi achado e nem mencionado a ser o líder supremo de um povo.

Apesar de toda sua capacidade de resistência, confiança e esperança haverem recebido os honrados e devidos reconhecimentos, não foram o indicador suficiente para que ele fosse indicado por Deus ou aclamado pelo povo para assumir o comando e liderança de Seu povo. Calebe não comandou o povo de Israel, mas liderou os filhos de Judá e recebeu Hebrom e depois conquistou Quiriate-Sefer.

Isso nos leva a refletir sobre a distinta visão de Deus para com cada um que persevera em seguir o Senhor. Ninguém que persevera em seguir o Senhor ficará sem uma bênção ou alheio à herança prometida pelo Senhor. No mundo passam milhões de realistas sem fé, todavia os que deixam profundas marcas nele são os milhares que enxergam a vida com os mesmos atributos pessoais de Calebe.  

Passaram-se quarenta e cinco anos depois que Calebe havia prestado relevantes serviços ao seu povo na condição de servo como espia, e o real e verdadeiro histórico curricular do Calebe perseverante em seguir o Senhor Deus continuava sendo invejável e distinguível.

Se olhar para as páginas da Bíblia Sagrada, referindo-se a Calebe, sem fazer as devidas reflexões, seria uma perda de grande oportunidade em apreciar lições extraordinárias e servíveis a equipar e adestrar todo aquele que persevera em seguir o Senhor Deus e assim almeja alcançar entrada na Canaã celestial.

Quarenta e cinco anos se passaram, e então aos oitenta e cinco de idade, Calebe se dirige a Josué,  seu ex-colega de peleja, mas que agora o seu então comandante superior e líder supremo de seu povo para respeitosamente e com propriedade e lucidez trazer à luz a memória de seu histórico vivido e de promessas lhe feita ainda quando estava nos meados de sua idade, no calor e no suor das pelejas. Quem persevera em seguir o Senhor Deus jamais esquece as promessas individualmente diretas feitas a si.

A iniciativa de Calebe não foi fruto de impetuosidade imprudente, oportunista e interesseira. Aos oitenta e cinco anos de idade, Calebe olha para o seu histórico e panorama passados e com lucidez também enxerga o seu legado e colheita futura. Quando se entrega todos os anos de vida perseverando em seguir ao Senhor, chega o momento de rever o histórico para possuir um fim melhor do que o começo.

Quando se entrega todos os anos de vida perseverando em seguir ao Senhor, chega o momento de fazer com que todas as missões e pelejas realizadas no Senhor sejam feitas objetos de lembranças, estímulos e encorajamentos a outros. Quem não valoriza e aprender as experiências dos antigos, jamais estará apto a apreciar e ensinar os mais novos.

Quando se entrega todos os anos de vida perseverando em seguir ao Senhor, chega o momento de reconhecer que é o Senhor quem conserva a vida até o momento de alcançar o que se é para ser alcançado em vida. Um fim honrado coroa um começo árduo.

Passados quarenta e cinco anos depois da promessa, e aos oitenta e cinco de idade, Calebe mostra a sua idade e a força física que ainda possuía para realizar conquistas. Quem persevera em seguir o Senhor, confia para receber milagres, e  também se prepara para o privilégio de continuar lutando.  

E Josué abençoou e deu a Calebe, filho de Jefoné, Hebrom em herança”. Js 14.13. Hebrom foi de Calebe, em herança, visto que perseverou em seguir o Senhor Deus.

Perseverar significa persistir, insistir, conservar-se firme, permanecer constante. Josué figura o Senhor Jesus, o General Conquistador que nos abençoa com as coisas que legitimamente conquistou. Calebe simboliza cada um de nós que se mantém perseverante em seguir o Senhor.

Na mesma postura, capacidade, visão e virtudes de Calebe em suas conquistas, empreguemos as nossas, e experimentamos as mesmas aflições suportadas pelo Senhor Jesus nas lutas da caminhada. Josué ouviu o testemunho de Calebe e a reivindicação da promessa feita a este. O Senhor Jesus ouve as nossas exposições, conhece os nossos históricos curriculares de experiências e nos abençoa com Hebrom e nos tem feito co-herdeiros da Canaã Celestial. Anos depois, Calebe presenteou a terra de Hebrom aos levitas. Com a bênção recebida abençoou aos que serviam exclusivamente no santuário. 

Perseverar em seguir o Senhor é possuir uma vida marcada por fidelidade e constância, independente de elementos estranhos à visão e ao coração daquele que nisso persevera conforme a Palavra de Deus e a fim de agradá-LO.
PbGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos