WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

domingo, 10 de junho de 2012

NO DIA DO PASTOR: Felicitações.


NO DIA DO PASTOR
Parabéns aos pastores.
Jubilosamente, o meio pentecostal homenageia os pastores no segundo domingo de junho – o Dia do Pastor -. Nesta data carente e reclamante de pastores, começo por felicitar aqueles que efetivamente SÃO pastores. Este é um dia de feliz comemoração e um dia que nos chama a evocar profunda reflexão sobre o sagrado ministério pastoral e seu exercício.

A propósito deste dia comemorativo, se faz mister e oportuno trazer algumas felizes e relevantes considerações no lindo texto paulino de Ef 4.11-16. Suas palavras são tão fortes quanto digno deve ser o reconhecimento para com aqueles que SÃO pastores. Ele nos embasa fortemente a certeza de que permanece sendo honradamente reconhecido e merecido o sagrado ministério pastoral, digo como o especificamente de pastor.

O rico texto paulino lança os seus lampejos reforçadores e motivadores sobre exatamente aqueles que SÃO pastores. Em vista disso, este post vai ao jubiloso encontro com aqueles que SÃO pastores e jamais com aqueles cujos frutos visíveis revelam que apenas ESTÃO pastores.

E o lindo texto paulino diz: “Ele mesmo deu...outros para pastores...”. Em outras traduções está: “Foi Ele quem designou...outros para pastores...”; ou “Foi Ele mesmo quem escolheu...outros para serem pastores...”. Na verdade, são traduções que se completam quando examinamos amplamente os sentidos originais referentes ao pastorado à luz da Bíblia Sagrada.
A primeira consideração está sobre a origem do pastorado. A pessoa que deu alguns para pastores, também entre os homens foi um pastor de almas – o Sumo Pastor Jesus Cristo -. O Senhor Jesus, o Pastor de pastores, deu pastores para a Sua amada igreja. Ninguém mais ou melhor do que Ele para saber com propriedade e definição sobre o que deu à Sua igreja. Não foi nenhuma outra pessoa ou qualquer influência alheia à pessoa do Sumo Pastor que tivessem originado ou promovido essa entrega.

A segunda consideração está sobre o ato de entrega em si do pastorado. O texto usa as palavras “deu”, ou “designou”, ou “escolheu”. O termo do texto original grego “έδώκεν” (édoken), do verbo “δίδωμι” (didomi), nos deixa ver melhor e com mais amplitude a grandeza do significado desse ato de entrega feita pelo Senhor Jesus, o Sumo Pastor, para dar uns para pastores. Trata-se de um ato de “produzir”, de “conceder”, de “colocar”, de “apontar”, de “confiar”, de “lançar”, de “fornecer”, de “presentear”, de “servir”, de “oferecer”, de “querer dar”.

Por essa vista segura e fundamentada no texto original para o ato de entrega, notamos a legitimidade da investidura de autoridade sobre aqueles que são objetos diretos dessa designação, dessa escolha, dessa dádiva. Ainda que o verbo grego acima tenha uma aplicabilidade em certo ponto à ação de “permitir” em outras áreas, nessa NÃO há lugar para o pensamento de permissão no sentido de “abrir mão para”. 

Além dessas, a terceira está sobre a definição de quem é o objeto direto do ato de entrega. Notemos a presença da expressão “outros para”, no sentido seqüencial a “alguns para”. Ela não oferece linhas de reclames de direito a quem quer que seja. Ela vai diretamente sobre pessoas escolhidas, designadas, alheias da interveniência da intenção ou da vontade humanas. O termo “outros” implicitamente quer nos dizer que não são todos, não é qualquer um. São alguns, e estes designados pelo Senhor Jesus.

E finalmente, a quarta consideração está sobre a finalidade do ato de entrega. O conectivo “para” começa deixando clara a visão proposital da entrega. Aquele que não “É para” deixa uma lacuna incalculável quando apenas “ESTÁ para”, visto que o ato da entrega começa envolvendo o compromisso com aqueles que SÃO e não sobre aqueles que ESTÃO pastores. Não há uma condição que contorne a origem da dádiva porque a sua finalidade está ligada também direta e intrinsecamente a si.
O Senhor Jesus, o Sumo Pastor, nos dá uma recomendação segura e direta: “Rogai ao Senhor da seara para que envie ceifeiros para a ceifa”. Em outra tradução diz: “Peçam ao dono da colheita para enviar trabalhadores para a colheita”. Mt 9.38; Lc 10.2. Escolher, dar, designar, pastores é um ato exclusivo e especial do Senhor Jesus.

Os que são escolhidos, doados, designados, pelo Sumo Pastor para pastores possuem a marca de sua chamada e a patente de sua vocação pastoral visível em todo o tempo. Os que SÃO conduzem e convivem com os seus rebanhos, possuem o cheiro deles, conhecem-nos e deles são conhecidos. Os que ESTÃO pastores são figuras transeuntes levadas pelos lauréis da posição e embaladas pelas conjunturas das credenciais e do status, nada mais. O cerne daqueles que SÃO pastores é diferente e superior do  daqueles que levam o ministério sagrado como se este fosse um ofício profissional secular.  

Assim sendo, aos pastores que SÃO pastores, parabéns!

Parabéns aos pastores que são agentes-veículos de restauração. Estes são os que sabiamente não se permitiram ao brio austero da foice e do martelo coronelistas da exclusão, compreendendo os caminhos dos benefícios e a eficácia do ungüento e do emplasto misericordiosos da reconciliação. Os que SÃO pastores olham para as vidas com a visão de um exímio restaurador perito e incansável.

Parabéns aos pastores que são agentes-promotores da coerência. Estes são os que não comungam com a arte da dupla face, temendo a Deus e entendendo de Sua Palavra sobre os resultados que estão por vir de suas palavras e de suas ações. Expressam e patenteiam a coerência no que realizam, no que são e no que falam. Os que SÃO pastores não se fundem à fidalguia e nem se afundam na burguesia – coisas estas que arrasam a boa fama e desmerecem a honra de todo e qualquer homem de Deus -.

Parabéns aos pastores que são agentes-cultivadores da lealdade. Estes são os que sabiamente compreendem os benefícios advindos da manutenção da sinceridade, da franqueza, da honestidade e da fidelidade no que realizam, no que são e no que falam. Os que SÃO pastores reconhecem e cultivam o alto preço e os valores incalculáveis da lealdade.

Parabéns aos pastores que são agentes-cultivadores da integridade. Estes são os que sabiamente se resguardam e buscam se conduzir diante das procuras e das ofertas que lhe são dirigidas, fazendo valer e reinar a nobreza da retidão. Os que SÃO pastores possuem e exercem o senso do discernimento sobre as demandas que os circundam.

Parabéns aos pastores que são agentes-cultivadores da transparência. Estes são os que fogem de “escondidinhos” e suas aparências. Estes são os que deliberada e prontamente se conduzem de forma a ser claramente notado e distinguido o seu caráter conjugado nas suas ações e procedimentos os quais por isso nada têm do que temer ou sentir-se envergonhados, visto que tudo em sua vida enaltece e publica o louvor e a glória de Deus entre os homens.

Parabéns aos pastores que são agentes-cultivadores da amizade e da comunhão. Estes são os que sabiamente entendem os caminhos da união e da unanimidade empreendedoras para o bem-estar pessoal, coletivo e para o sucesso na consecução e no estabelecimento da obra de Deus. Os que SÃO pastores promovem a amizade e a comunhão incluindo a si mesmos no vínculo fraternal, e assim a casa permanece coesa e unida, unânime e indivisível. A glória de Deus é manifesta aos homens pela casa quando esta é uma só em unidade, verdadeira unidade, do contrário nada mais se faz do que apenas um ajuntamento de meias-concordâncias acobertando o ambiente de discordâncias e divisões veladas.

Parabéns aos pastores que são agentes-cultivadores do aperfeiçoamento e da edificação do corpo de Cristo. Estes são os que determinada e decisivamente trilham os seus passos visando a que o seu rebanho alcance a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus e chegue à maturidade espiritual.

Parabéns aos pastores que são agentes-cultivadores do temor de Deus, da seriedade, da justiça e da lisura. Estes são os que honrando os seus compromissos e vivendo modestamente, realizam grandes obras e avançam em grandes e consideráveis empreendimentos que glorificam a Deus, promovem o anúncio da Salvação e abrem os portais da credibilidade e da aceitação por graça.        

Quiçá neste dia comemorativo, aqueles que apenas ESTÃO pastores pudessem passar a enxergar a grande diferença entre o SER e o ESTAR no sagrado ministério pastoral.  Quiçá neste dia comemorativo, aqueles que ainda não SÃO pastores pudessem olhar clinicamente o panorama dos dias hodiernos e repensassem os seus passos ao pastorado, a fim de quando vierem a SER o exerçam consciente e sobriamente para não apenas ESTAR como outros que pastores apenas ESTÃO.

Quiçá neste dia comemorativo, aqueles que SÃO pastores pudessem redescobrir os caminhos e singrar os horizontes fazendo que mais claros sejam vistos os seus legados, a fim de que tanto os que ainda não SÃO e os que ESTÃO pastores possam receber o encorajamento e a inspiração, e de alguma forma olhar para o farol dos exemplos e contribuir para que não haja o levante de placas e faixas, até então de certa forma um tanto justas, com a inscrição: “Precisa-se de pastores”.   

Quiçá neste dia comemorativo, aqueles que ESTÃO e os que ainda não SÃO pastores pudessem levantar os olhares e passarem a contribuir com atos efetivamente louváveis para que as felicitações de parabéns aos pastores se tornassem notoriamente presentes em todo o nosso território, fora dele e na maioria das bocas em nossa nação, e não apenas nos recônditos dos santuários e nas salas e gabinetes das câmaras municipais e prefeituras.

Quiçá este dia comemorativo, com mais graça, mais carinho e mais respeito sejam de fato e em verdade aplaudidos ainda mais aqueles que verdadeiramente SÃO pastores, agentes-cultivadores e promotores da visível edificação de vidas.

Ao meu digno e honrado pastor, um agente-cultivador de caráter e moral transparentes e de procedimentos linearmente coerentes e amigos, e aos pastores seus auxiliares diretos e meus companheiros e colaboradores de empreitadas, assim como aos demais pastores dos Ministérios apoiados e dos apoiadores, expresso os meus cordiais votos de felicitações pelo Dia do Pastor, estimando-lhes saúde, graça, unção, ricas e continuadas oportunidades e sucessivas vitórias por meio de Cristo Jesus. 
AOS QUE SÃO PASTORES: PARABÉNS PELO DIA DO PASTOR!

PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos