WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

domingo, 2 de dezembro de 2012

NÃO SEJAIS IGNORANTES...


Coisas que todo cristão deve saber.
Não sejais ignorantes.
A ignorância é por vezes como um terrível poço, e por outras como um lastimável fosso. Não é demais dizer que de certa forma a ignorância é uma prisão. A ignorância conduz vidas à incivilidade, arrasta ao desconhecimento e revela a indelicadeza. A ignorância é mestra em manter vidas cativas e aprisionadas a migalhas e mesquinharias, a erros e heresias.

Quando nos deixamos ser aprisionados pela ignorância, com isso também deixamos de ganhar valores, de cultivar apreços e de lograr maiores êxitos. A ignorância possui o poder de restringir ou resumir visões, assim como de desequilibrar ou aniquilar mundos. Não devemos nos tornar cativos da ignorância. A ignorância tolhe horizontes, nutre medos, alimenta superstições, fomenta receios e dá volume ao que não merece receber atenção. Por causa da ignorância, muitas pessoas deixam esta vida com missões incompletas, com planos negligenciados, com projetos inconclusos ou desistidos.  

A Bíblia Sagrada nos desperta a não sermos ignorantes. E mais diretamente a que não o sejamos mormente quanto às coisas do Espírito Santo. Quando o Mestre amado estava concluindo o Seu ministério terreno, uma das coisas que nos deixou impressa declarativamente foi a Sua promessa de enviar o Espírito Santo, a fim de que esteja conosco e em nós a nos assistir em nossa vida terrena até que cheguemos ao dia de por Ele sermos levados às moradas eternas junto ao Senhor nosso Deus.

Dentre as muitas coisas que todo cristão deve saber a respeito do Espírito Santo, seis delas são básicas e essenciais para a vida cristã normal ser norteada e conduzida por elas.

1 – Todo cristão deve saber que é gerado pelo Espírito Santo. Jo 3.5-6. É o nascimento espiritual. O Reino de Deus é paz e alegria no Espírito Santo. Sem esse novo nascimento, ninguém pode entrar no Reino de Deus e nem muito menos vê-lo. O homem natural por si somente é um eterno ignorante quanto as coisas de Deus. O homem natural é inclinado para as coisas terrenas e bem possui a facilidade de entender as coisas naturais que caibam ou se adéqüem ao seu mundo lógico e racional. Mas as coisas espirituais, somente os espirituais as discernem, compreendem e as assimilam, e isto auxiliado, assistido, pela operação do Espírito Santo. 1Co 2.15.

2 – Todo cristão deve saber que é guiado pelo Espírito Santo. Rm 8.4. Uma das grandes dificuldades para alguns cristãos é conceber essa verdade e possuir a sensibilidade para se deixar submeter a essa liderança. Ser guiado pelo Espírito nem sempre é sinal de receber a compreensão ou o respeito na sua totalidade por um grupo de homens, seja este qual for. Melhor e mais bem afinado com o Céu seria que todos desse grupo permitisse se deixar conhecer e ser guiado pelo “vento que sopra aonde quer”. É preciso possuir maturidade espiritual para saber lidar e ser guiado pelo Espírito Santo.

3 – Todo cristão deve saber que é vivificado pelo Espírito Santo. Rm 8.11. As palavras do Senhor Jesus são espírito e vida. O Espírito dá vida e é o mantenedor, o sustentador, da nossa vida. A Bíblia Sagrada fala de dois tipos de vida. A vida bios, que é a vida natural, biológica, terrena, limitada e finita. E a vida zoe, que é a vida transcendente, ilimitada e eterna. Uma vez gerado pelo Espírito Santo, o cristão continua a sua vida bios, mas acima desta ele recebe vida zoe concedida por Deus. Assim o cristão é vivificado em Cristo, através do Espírito Santo. Cl 2.13.
 4 – Todo cristão deve saber que é morada do Espírito Santo. 1Co 6.19. A Bíblia Sagrada diz categoricamente que o cristão é templo do Espirito Santo. Por uma extraordinária operação de Deus, o Espírito reside dentro de nós juntamente com o nosso espírito. E na medida que o nosso espírito comunga com Ele e é fortalecido por esse relacionamento, o fruto do Espírito brota e surge naturalmente nos dizendo que nossas ações não procedem por nós simplesmente. Mas que por elas somos conhecidos que procedemos de Deus.

5 – Todo cristão deve saber que é credenciado pelo Espírito Santo. At 1.6-8. Nenhum cristão conseguiria ser testemunha do seu Mestre e Senhor Jesus se não fosse credenciado pelo Espírito Santo. Ser testemunha do Senhor Jesus é estar aberto e exposto a diversas situações, a várias respostas e a muitas formas de tratamento a serem experimentados. E para tanto, existe o necessário credenciamento conferido pelo próprio Espírito para o enfretamento das demandas do bom combate pela fé. Sem esse credenciamento, todas as ações são insulsas, sem o tempero próprio para salgar o mundo dos homens e sem a luz de Cristo para alumiá-lo e retirá-lo das densas trevas malígnas em que jaz.

6 – Todo cristão deve saber que recebeu a unção do Espírito Santo. 1Jo 2.27. Por vezes a palavra unção tem sido ora mal compreendida e ora parcialmente entendida. Há quem confunda ou resuma unção como entusiasmo, euforia, excitação otimista e momentânea. A palavra unção nessa passagem bíblica está escrita como “chrisma”, cujo verbo no texto grego original é “chrio”. Se trata originalmente de um ungüento, um óleo. Mas neste texto refere-se a unção numa linguagem espiritual figurada.
Não é uma equipagem que confira autonomia absoluta, independente, ou dispense o auxílio do aprendizado conduzido pelos mestres que o Senhor deu para a Sua igreja. Mas uma capacidade especial conferida pelo Espírito Santo para nos fazer aptos a discernir e compreender tudo que chegue ao nosso conhecimento e percepção, assim como para realizarmos a obra de Deus entre os homens de maneira sábia, inteligente, equilibrada, sóbria, poderosa, eficiente e constante.

Assim sendo, fujamos dos lençóis da ignorância que cobrem uns e acobertam outros. Rejeitemos todas as enxurradas promovidas por ela, com a maléfica tentativa de querer nos confundir de nossa origem espiritual. Não cedamos às visões da ignorância e não nos permitamos que ela nos roube a convicção e a sensibilidade que temos de ser guiados pelo Espírito do Eterno. Que permaneçamos firmes e conscientes de nossas credenciais conferidas pelo Espírito autenticador e legitimador.

Sejamos corajosos em preservar a capacidade especial nos dada por Deus para podermos discernir o panorama das coisas. Sejamos cada vez mais conscientes de que somos morada do Espírito Santo. Não apaguemos o Espírito. Não entristeçamos e muito menos extingamos o Espírito Santo. Não deixe que lhe roubem as coisas que todo cristão deve saber. Não sejamos ignorantes.
PbGS



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos