WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

UMA CHAMADA À SOBRIEDADE.

Uma chamada bíblica à sobriedade.
Sede sóbrios...
A Bíblia Sagrada nos faz uma chamada bem diferente e oportuna para enfrentarmos seguramente e com legitimidade os tempos do fim. Chega a ser uma intimação imperativa exortativa. Uma chamada que se torna cada vez mais acesa na medida em que os dias passam e se aproxima a volta do Senhor Jesus. Uma chamada à sobriedade. Uma recomendação exortativa a que sejamos sóbrios. A tônica mais forte para o enfrentamento deste tempo recai no requerimento do exercício da sobriedade.

Estamos vivendo numa época sacudida pelo engano. Um tempo em que devemos e precisamos ser sóbrios muito mais do que antes. Numa época em que o sono e a dormência espirituais estão cobrindo e assolando capacidades e adormecendo sensibilidades de numerosas gentes. E é exatamente neste tempo que os filhos da casa do Pai bem fariam se se dispusessem a atender à chamada para a sobriedade.

Gentes que já foram sóbrias e provaram do pão e do maná do Céu, quanto mais hoje carecem se manter mais sóbrias ainda, segundo a Palavra de Deus. Não somos da noite. Não somos filhos da escuridão. Escuridão significa biblicamente ignorância e desconhecimento. Não somos cativos adormecidos e dominados pelas idealizações nebulosas da escuridão. Devemos saber o que queremos.

Apesar de todos os movimentos do mundo e da sociedade em nosso redor abrirem cotidianamente leques de influências e engodos, somos do dia, então sejamos sóbrios em tudo. A sobriedade está nesse tempo sendo uma necessidade precípua e abrangente à vida material e à espiritual. Quer viver vida material e espiritualmente saudável e equilibrada? Seja sóbrio. 

Que significa ser sóbrio, segundo a Bíblia Sagrada? Que significa sobriedade? Quem é sóbrio sabe o que faz e o que quer. Sobriedade é sinônimo de moderação, de equilíbrio, de domínio próprio e de firmeza. Sobriedade e insanidade são opostos entre si que jamais se conjugariam. A sobriedade é amiga da temperança e do comedimento, porém tem como seus inimigos os excessos. A falta de sobriedade pode causar prejuízos e destruição, e até levar uma vida a um fim precoce.

O apóstolo Paulo aplicou dois termos gregos nos seus escritos para exprimir a sobriedade. O primeiro, “nephaleos” (de “nepho”), que diz de alguém discreto, circunspecto, moderado e vigilante. Também empregado para dizer de alguém especificamente desintoxicado, abstinente, de vinho. Abstido da embriaguez do vinho.

O segundo, “sophroneo” (de “sophron”), que diz de alguém bem ajuizado, disciplinado, prudente, ordeiro, de bom senso, moderado, cauteloso, lúcido, sensato, seguro e controlado de mente. Esse termo também foi usado pelo apóstolo Pedro.

Nestes tempos de correrias, ânsias, excessos, ainda vale muito preservarmos a nossa alma e a nossa vida espiritual exercendo a bênção da sobriedade. Precisamos ser sóbrios. A sobriedade é uma chamada que nos alerta para a vigilância contra as artimanhas sutis do arqui-adversário que anda ao derredor procurando a quem possa tragar. Por desprezar a sobriedade não poucas vidas estão sendo vitimadas tanto por seus devaneios e desequilíbrios como pelos anestésicos dos engodos aliciantes, oferecidos pelas forças do inferno.

É preciso sermos sóbrios em tudo. Sóbrios no ouvir, no falar, no agir, no usar, no comer, no exercer, no construir, no empreender, no fazer. Enfim precisamos mais do que antes sermos sóbrios em tudo. O tempo do engano, das fantasias, da ilusão, dos artifícios, da ganância, das espertezas ofensoras e politizadamente hostis aos propósitos de Deus, está batendo às portas e invadindo lares, famílias, empresas, círculos. Buscando minar, manter iludidas, desestabilizar e destroçar vidas.

Há uma chamada premente e mais que oportuna à sobriedade! Não nos deixemos ser engodados pelas fascinações do idealismo mesclado com os ingredientes do otimismo positivista genérico, mentiroso, ilusório e enganoso. Sejamos sóbrios diante dos espetáculos estratégicos das fantasias travestidas de evangélicas. E valorizemos o exercício da sobriedade.

Por ausência de sobriedade, almas estão sendo literalmente iludidas e outras se iludindo, com espetáculos religiosos recheados e enfeitados com arranjos de falas rasas e brados vazios, com insipiências de momentos de alardes fantasiosos e alaridos extravagantes. Com coisas bem distantes da alegria real no mover do Espírito e dos propósitos do Homem de Nazaré, do Cristo Redivivo e Redentor.

Sigamos seguros na exortação bíblica a sermos sóbrios, a fim de que ninguém nos faça presas suas. Sejamos sóbrios e assim evitamos cair nas armadilhas do engano, de nos tornarmos vítimas da ganância e dos excessos dos oportunismos que tentam nos rodear e nos tornar “clientes” cativos seus. Sobriedade é a chamada nos feita pela Palavra de Deus em todo o tempo!
Sejamos sóbrios.
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos