WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 16 de junho de 2009

Três tipos de professores de EBD: O Enrolador, o Eficiente e o Eficaz!

EBD: O Enrolador, o Eficiente e o Eficaz!

Três tipos de Professores de EBD: o Enrolador, o Eficiente e o Eficaz! Em qual desses três tipos você já viu algum professor de EBD inserido? A título de análise auto-orientadora, veja qual tipo de professor de EBD você tem sido, e qual ou quais deles você decide ser depois desta visita a este artigo! 


Uma dica inicial em forma de resumo – você somente sabe vendo resultados na vida prática diária de seus alunos, e obtendo progresso nos resultados do que realiza! A atividade do ensino cristão na EBD tem seu objetivo. E o ponto mais elevado dela é alcançado quando o professor de EBD, a igreja local e o mundo de testemunhas ao redor percebem mudanças comportamentais involuntárias na vida prática diária de seus alunos. Um trabalho de esforço conjunto entre professor e aluno.

O tempo de aula tomado na lição da EBD não é uma atividade lúdica, nem um passatempo e muito menos um “algo que fazer para quem não tem nada o que fazer na manhã do domingo”! Não é apenas aquisição de conhecimentos pura e friamente. É um trabalho que visa um objetivo. O professor de EBD não faz com que seus alunos digam apenas que é sempre bom está perto dele e apenas gostam de ouvi-lo falar, ou até mesmo que estão em sua classe porque sentem pena que ela seja extinta! 

Sabemos que a vida secular comum exerce influências sobre os alunos e alguns desses demoram a desenvolverem-se, outros são afetados por problemas existenciais, males fisiológicos, insuficiências em seu mundo interior, incapacidades por algum fator patológico ou incompletudes. E no ensino cristão o primeiro e mais largo passo parte sempre do professor em atingir o mundo interior do aluno. 

O professor de EBD deve considerar que sua tarefa é muito responsável e em algum momento feita com esforços que excedem além da barreira da compreensão natural comum. O professor de EBD não é um ocasional na igreja nem nas vidas dos seus alunos que acordam na manhã do domingo e vencem a barreira da inércia matinal para virem especialmente a ouvi-lo! 

O professor de EBD é o veículo cooperador responsável em ensinar seus alunos a guardarem todas as coisas que o nosso Senhor Jesus Cristo mandou fazê-lo. É um trabalho responsável que envolve presente e futuro. É uma semeadura, cuja colheita vai revelar algo do que está sendo feito no presente. 

Há um galardão para o professor cristão! Vamos, então, aos tipos nas classificações: a primeira, o Enrolador, refere-se ao professor de EBD que na verdade não desenvolve a tarefa de um professor de EBD! É mais alguém que ocupa a função e o momento divorciado do sentido do ensino e seus propósitos. Torna-se um tropeço para quem verdadeiramente tem sede de aprender e de ser mudado. 

Esse tipo de professor ocupa o tempo de aula tapeando superficialmente no assunto da lição em si, enrolando a lição em embrulhos intermináveis de muitos comentários rasos, superficiais, sem qualquer profundidade ao tema da lição, tornando sua exposição uma verdadeira espiral de misturas de frases e pontos-de-vista particulares sem chegar à conclusão necessária que seu aluno carece. 

Às vezes torna-se um recitador de versículos bíblicos encadeados para encher o tempo da aula! Esse professor enrolador é facilmente identificado, pois logo se percebe que a revista dele (do mestre) é apenas um acessório de escola dominical, aberta somente no domingo em cima da aula. Todos notam que esse tipo de professor não tem conteúdo da lição a oferecer nem para si, nem para o aluno! 

Seu trabalho de “mesmices viciadas” revela a ausência de dedicação, de objetivo, e não produz resultados esperados. O Professor Enrolador está, portanto, fadado a cair no descrédito e/ou a vir abandonar a tarefa de professor de EBD. Perde o prazer e o contentamento das pesquisas, dos estudos e de seu propóprio trabalho. 

A segunda, o professor eficiente, refere-se ao professor de EBD que usa sua capacidade para desempenhar a sua tarefa de ensino de forma consciente de suas responsabilidades individuais e coletivas, a fim de produzir o resultado positivo desejado no aluno. Ele aproveita e utiliza os meios de que dispõe para tratando da lição em aula fazer chegar as verdades do tema ao mundo interior do aluno e assim produzir o resultado positivamente nesse aluno de tal maneira que os ensinamentos ministrados levem esse aluno a exteriorizá-los na sua vida cristã diária. 

O professor eficiente usa, portanto, sua capacidade, sua habilidade e seus recursos disponíveis adequadamente para inculcar no aluno os ensinamentos ministrados. Há nele a presença da marca de dedicação e de interesse pelo que é e pelo que realiza. O sinal de sua eficiência não reside apenas nele, mas também no seu aluno, em níveis ou graus individuais inerentes. A eficiência diz respeito à maneira como o trabalho é conduzido, realizado.

A terceira, por fim, o professor eficaz, é o professor de EBD que realiza a sua atividade de ensino cristão da mesma forma do professor eficiente, porém vai mais além deste ao se pautar e conduzir suas atividades de ensino dentro da objetividade do ensinamento visado. Esta é a classificação mais nobre de professor de EBD, pois ele arrasta exemplarmente o aluno a ir além da sala de aula. 

O professor eficaz faz com que os assuntos da aula dominical sigam impressos na alma do aluno aonde este for e atravessar os tempos. Ele envolve o aluno no ensinamento de tal maneira que esse aluno ganhe capacidade e autonomia de falar e praticar livremente o ensinamento além das fronteiras da sua classe de EBD. 

O professor eficaz está presente mesmo estando ausente! A eficácia está ligada a resultados. O conteúdo do ensinamento ministrado pelo professor eficaz segue no mundo interior do aluno, mesmo este estando distante do professor eficaz no tempo ou no espaço! Não quer dizer perfeição, todavia significa contribuição para crescimento individual e coletivo. 
PbGS 

www.glaukosantos.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos