WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 16 de junho de 2009

Escola Bíblica Dominical (EBD): Os anões chamam muito nossa atenção!

EBD: Os anões chamam muito nossa atenção!
Sim, os anões chamam muito nossa atenção. Uma das características inicialmente notadas ao visualizar um grupo de pessoas movimentando-se em suas atividades, ou simplesmente caminhando numa calçada, é a altura de cada uma delas nesse grupo visualizado. Nosso foco involuntariamente concentra-se em perceber visualmente as diferenças entre essas pessoas nesse grupo focalizado. 

Direcionalmente olhando para esse grupo de pessoas percebemos emm primeiro plano a predominância de uma estatura física, com pequena diferença para mais ou para menos na média visualizada. A essa altura média predominante se aceita dizer seja a estatura mediana do grupo. Se nesse foco aparece uma alguém de estatura muito aquém ou muito além das demais na mediana, esse foco é logo direcionado intuitivamente a ela. 

Para pessoas com altura muito além da mediana denominamo-las adjetivamente de “gigantes” e para aquelas de altura muito aquém da mediana denominamo-las também adjetivamente de “anões”. Os anões são aqueles de tamanho muito baixo do normal. E assim como o gigantismo é um crescimento incomum, o nanismo por outro lado é uma anomalia que interrompe prematuramente o processo de crescimento. 

Na EBD também são notadas estaturas de alunos de EBD, e nela encontramos também semelhantes diferenças vistas no foco comum da convivência. Existem na EBD alunos nas três estaturas supramencionadas: o aluno mediano (cresce pautado normalmente e dentro da mediana); o aluno gigante (cresce incomumente muito além da mediana); e finalmente os alunos anões (crescem anômalos e permanecem muito aquém da mediana). 

Os extremos naturalmente chamam a nossa atenção, porém os que inicialmente mais chamam a nossa atenção são os alunos anões! São os que perdem interesses nos assuntos bíblicas, os que frequentam o templo apenas por ocupar uma função ou desenvolver uma atividade do gosto pessoal. Porém é um grupo que requer cuidado, paciência e tolerância. Não críticas e demandas abusivas. O cuidado do professor de EBD também tende a concentrar mais o foco direcionado nesses alunos, a fim de poder contribuir com algum artifício didático-pedagógico ou estratégias de aplicabilidade do ensino e assim cooperar em que alcançem a mediana. 

A igreja local e os demais irmãos de sua convivência em geral também notam progresso quando um aluno de EBD outrora anão deixa de ser “nanico espiritual” e começa a ganhar crescimento normal em direção à estatura de aluno de EBD mediano. Um professor de EBD aspira em sua atividade de ensino cristão ver crescidos seus alunos pautados dentro da normalidade da vida cristã. É saudável e contentador.

Isto tem algo intimamente ligado à busca da maturidade cristã! É a satisfação gradativa que brota tanto no coração do professor de EBD como nos de seus alunos! 

Os alunos de EBD anões apresentam os seguintes sintomas perceptíveis de sua anomalia: pouco interesse pelos temas das lições dominicais em conseqüência da falta de apetite pelas coisas bíblicas; sensação de perda de tempo por estarem sentados numa classe de escola dominical quando poderiam ganhar tal tempo simplesmente dormindo, ou usufruindo-o em qualquer outra atividade estranha à área espiritual; pecados encobertos trazendo-lhes sensações de dívida ou cobrança inquietantes, sentimento de estar inapto ao convívio da igreja, sentimento de estranheza ao que é recomendado pelo professor de sua classe dominical; sensação de estar ocupando uma posição de “estranho no ninho”; vida espiritual fria, frívola, desprovida de sentido e de satisfação pessoal, escondendo-se no tempo; concepção criada de estar mergulhado num emaranhado de problemas existenciais na ocasião; procrastinação insistente e tentadora a dar o último lugar para as coisas sagradas deixando-as sempre para uma segunda chance; idéias pessoais dissonantes aos ensinamentos cristãos e desafino aos padrões e práticas da denominação; e repetição contumaz em comportamentos. 

Diante de tais sintomas, o desafio de ensinar a uma classe de EBD é visto como sendo grande, pois sabemos que mudanças pessoais não dependem única e exclusivamente das ações e esforços conseqüentes apenas do professor de EBD, ainda que este professor empreenda o maior esforço didático e as melhores metodologias de ensino para sua classe de EBD. 

É preciso que os alunos de EBD anões predisponham-se a desejar ávida e sinceramente alcançar crescimento na vida cristã normal para que eles persistam em continuar buscando alcançar a estatura de um aluno de EBD mediano. Que esses alunos anões busquem interessar-se pelas lições dominicais, empreendam esforços pessoais em alimentar-se regularmente da Palavra de Deus através de consultas bíblicas, leitura semanal da sua revista de EBD, cultivem uma vida de oração, pratiquem a mordomia cristã, proponham-se a vencer obstáculos diários e a superar disciplinadamente impedimentos aos seus desejos sinceros de crescer no conhecimento da vontade de Deus para as suas vidas. 

Os alunos de EBD anões chamam muito a atenção de seu professor de EBD e a de sua igreja local! Sim, alunos de EBD anões chamam muito a nossa atenção! Os alunos de EBD anões até demonstram apreço e atenção às pregações e aos ensinamentos em sua aula dominical, entretanto ainda por motivos alheios ao professor, mostram-se superficiais nos sentidos do envolvimento espiritual orientado pela prática dos assuntos ministrados. 

Possivelmente pelo fato de que a vida cotidiana se empenhe com maior afinco às atividades seculares e em sua visão de mundo sejam estas as que somente possam lhes sugestionar garantias sociais, evitam ou esquivam-se de mergulhar profundamente em busca de conhecer a vontade de Deus para suas vidas e os caminhos de sua fé. 

É preciso auxílio a estimulá-los a persistirem no trabalho de acharem os tesouros escondidos na Palavra de Deus por si mesmos também. Nossa visão como pequeninos pregadores e professores cristãos vai sempre mais além daquela que enxerga apenas o imediatismo, o aqui e o agora do povo. Ela objetiva plantar sementes duradouras nos corações de todos aqueles que nos ouvem, sejam nos nossos púlpitos sejam nas nossas classes de alunos da EBD. 

Visamos fazer discípulos capazes de amanhã se posicionarem diante dos homens refletindo o exemplo e o legado que deixarmos às futuras gerações de cristãos. Nós sabemos de quem temos recebido a Palavra de Deus e seus ensinamentos, e precisamos continuar aproveitando para trabalhar espelhando a graça de Deus aos homens e alumiando as densas escuridões do labirinto humano. 

Repousa, portanto, sobre aqueles que pregam e ensinam, a tamanha responsabilidade de pregar e de ensinar apenas o conteúdo verdadeiro, a fim de que nossos alunos de EBD anões, fundamentados nele, possam crescer normal e naturalmente na vida cristã e atingirem a estatura de alunos de EBD medianos.
PbGS

www.glaukosantos.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos