WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

segunda-feira, 22 de junho de 2009

PREGADOR OU RECITADOR DE TEXTOS BÍBLICOS ENCADEADOS?

Pregador ou Recitador de textos bíblicos encadeados?Ao longo de muito tempo viemos ouvindo em nossos templos, aqueles que se titulam, ou são titulados, “pregadores” de nossos cultos ou “ministradores” de nossas reuniões. Queremos acreditar em várias passagens da vida, fundamentados em nossas experiências cotidianas como simples e pequenos pregadores e ensinadores cristãos. Algumas dessas vivenciadas, e outras testemunhadas, as quais a vida não nos deixa esquecê-las, nem omiti-las quando se faz necessário citá-las, ou comentá-las para a edificação e auxílio daqueles nossos irmãos mais jovens.
Podemos discernir suficientemente a quem cabe de fato receber reconhecidamente esses nobres títulos, ainda que sejam eles conferidos pelos nossos queridos irmãos e ouvintes indoutos. Nossa amada pátria é geograficamente tão diversificada e extensa que quase não nos importamos com tantas coisas que nas igrejas acontecem. Talvez seja a real necessidade de verdadeiros pregadores e muito mais de ensinadores autênticos para suprirem e alimentarem os rebanhos de nosso Deus localizados nos mais longínquos recantos e nas mais escondidas vilas e vilarejos. Faz-nos enxergar as palavras de nosso Mestre amado Jesus Cristo ao citar a extensão da seara e a inimaginada necessidade de ceifeiros.
E em meio a tudo isto notamos que Deus continua de fato levantando homens e concedendo-lhes a vocação para a pregação e para o ensino bíblicos.
Não basta ter em nosso convívio alguém como um orador eloqüente, nem por outro lado ter apenas alguém tomando os 30 e 40 minutos do culto enrolando e citando textos encadeados forçando exaltações pelo grito da voz quase impostada. Não nos vale negligenciar o culto de Deus e para Deus permitindo que pessoas, às vezes até mesmo descomprometidas pessoalmente com suas vidas e com a Bíblia, subam em nossas tribunas para demonstrar movimentos para excitar as vozes de nossos ouvintes.
Bem verdade é que devemos fazer respeitosa e carinhosamente exceção aos nossos jovens pelo fato de estarem iniciando a vocação de pregador ou de ensinador, pois a estes devemos apoiá-los ensinando e conduzindo-os a fim de que eles passem da fase de imitação (que é própria e aceitável ao aprendiz), e atinjam normal e conscientemente as suas estaturas e identidades próprias. Devo salientar que nenhum homem chamado e levantado por Deus está integralmente pronto ao ministério da pregação e do ensino sem que cheguem aos moldes de Deus não com menos de quinze anos de prática e vida na pregação e ensino bíblicos! Bendita escola de Deus que nos chama, nos levanta e nos adestra para o manejo de sua Espada cortante!
Porém para aqueles que se lançam ou são lançados titularmente como “pregadores” e “ensinadores”, devo cientificá-los de que por mais singelos que sejam o templo e o povo, a tarefa da pregação e ensino cristãos merece todo o respeito e toda a responsabilidade. Não podemos admitir as “coisas” espúrias e as mal-administradas recheando a sagrada prédica cristã! E nem podemos permitir que nossos ouvintes saiam do templo após o término dos cultos sem ao menos saberem o que seu Deus lhes queria naquela oportunidade falar-lhes! Estamos mais que na hora de nos sustentar em nossos marcos cristãos e visualizar o possível investimento em nossos irmãos chamados para o ministério da Palavra e do ensino cristão! Precisamos preparar urgentemente e provar delongadamente aqueles que nosso Deus levanta entre nós para cooperarem conosco em nossas tribunas como pregadores e ensinadores cristãos!
Para aqueles recitadores de versículos e textos encadeados somente temos lamentavelmente a sugerir a que revejam suas práticas e suas certezas de vocações para a pregação e para o ensino em nossas igrejas.
Portanto, se jovens, tenham fé e paciência para aprender a vida cristã e adquirir a bagagem que lhes será requerida em tudo ao longo do tempo! Se adultos, ocupem-se a refletir, rever suas vidas, e a maturar a consciência guardando nela a fé para continuar predispostos a crescer e aperfeiçoarem-se em sua atividade de aprender e praticar a prédica cristã.
PbGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos