WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

NÓS E AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: Que admirável surpresa!

NÓS E AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS: Que admirável surpresa!



- Em face deste tradicional período de festas de fim de ano, e aproveitando-o para ausentar-me a estar junto aos meus familiares, eu havia me proposto a concluir o corrente ano com o artigo anterior, e, então, depois dedicar especial e inteiramente este tempo para literalmente descansar com uma boa trégua em minhas atividades. Todavia nestes minutos após ter verificado minhas correspondências, um fato me trouxe à atenção enquanto meditava e que pessoalmente me faz comentá-lo – as admiráveis surpresas das operações matemáticas na vida de cada pessoa.
As operações matemáticas nos causam algumas admirações surpreendentes quando observamos certos fatos comprobatórios e práticos relacionados com suas aplicabilidades na vida. Ainda mais nos tornamos surpresos quando neles encontramos os muitos tipos de pessoas que se relacionam com relativa e atraente facilidade e habilidade com as operações matemáticas. Reconhecidamente um dom natural que Deus presenteou ao homem – o raciocínio lógico numérico – a habilidade de lidar com o universo matemático e numérico empregando os princípios do raciocínio e da lógica. É na verdade extremamente admirável essa capacidade e habilidade de lidar facilmente com os fatores e resultados matemáticos. Mas o que chama as nossas atenções de forma mais direta ainda é o fato motivador que pode levar as pessoas a se enquadrarem, ora explícita e ora implicitamente, nas operações matemáticas na vida diária. Em algumas ocasiões de maneira e intenção louváveis e notáveis, porém em outras vezes de forma inoportuna, oportunista, interferidora e reprovável. Enquanto em umas promovem somas e acréscimos significativos e importantes, em outras causam sérios danos em pessoas e tristes prejuízos para a obra de Deus.


Há semanas atrás recebi um lindo cartão natalino em meio físico entregue pelo carteiro em minha caixa de correspondências. No bonito envelope acompanhando o cartão veio também uma carta pessoal, contendo resumidamente algumas demonstradas expressões de esperança de uma pessoa que continuamente crê e confia nas promessas do Deus Vivo e Verdadeiro e que experimentou difíceis períodos de subtrações e divisões causadas por terceiros que muito lhe fizeram não poucos males, levando-a quase às margens da mornidão e da morosidade espirituais.


Surpreendentemente, ainda há pouco ao chegar e verificar na minha caixa de e-mail, entre as demais, recebi uma mensagem e anexo a ela outro belo cartão virtual tradicional de Boas Festas de outra pessoa, contendo mais do que palavras congratulatórias – um feliz conteúdo revelador que demonstra, pela expressão escrita na sua dedicatória, o estado de alguém vitorioso, feliz e contente por haver recebido da parte de Deus uma tão grande e esperada bênção vital. Também dizendo estar experimentando um período de multiplicadas bênçãos, que a cada dia elas se somam com as de seus familiares e parentes.


Que diferença nos fatos e realidades de cada um de nós. Enquanto uns experimentam lamentáveis subtrações e divisões, outros atravessam períodos experimentando felizes e esperadas multiplicações e somas. São os fatos da vida diária das pessoas parecendo incidentemente estar relacionados com as operações matemáticas.


E agora a pouco notando este movimento da vida enquanto meditava nas Escrituras Sagradas, preciso tomar algumas linhas nestas preliminares para tão somente lhes relembrar apenas como nota introdutória adicional, alguns breves lampejos do que os caros e generosos leitores já por certo conhecem e dominam relacionalmente. Vejamos, então, primeiramente o que podemos relembrar das operações matemáticas para depois notarmos quais admiráveis surpresas elas podem revelar nos fatos da vida.


Inicialmente, vejamos a adição – uma das operações matemáticas que indica o aumento, o acréscimo, de um resultado em função da soma de fatores. Nesta operação não se consegue somar o inexistente ou inimaginável. É necessários que existam fatores para serem incluídos na soma. Vemos um todo existente sendo acrescido somatoriamente.


Em continuação, notemos a multiplicação – uma das operações matemáticas que também indica o aumento, o acréscimo, de um resultado conseqüente do número de vezes pelo qual os fatores são multiplicadamente aumentados. Diferente das outras, esta operação nos faz alcançar mais rápida e progressivamente a infinidade de vezes nas quais os fatores se acrescem. Vemos um todo existente se avolumando em quantidade de vezes progressivamente.


Além destas, observemos a subtração – uma das operações matemáticas que indica a diminuição, o decréscimo, do resultado em função da retirada de fatores. Completamente diferente das operações anteriores, esta nos leva a compreender o inverso da adição e da multiplicação. Esta operação fatalmente indica alguma forma de perda, redução, forçada ou não, de prejuízos e déficit aceitáveis ou rejeitados. Algumas perdas não compreendidas podem na verdade serem necessárias, e por estarem além do nosso entendimento tornam-se como aparentes prejuízos. Vemos um todo sendo reduzido decrescivamente.


Finalmente, olhemos a divisão – uma das operações matemáticas que também indica a diminuição, o decréscimo, a decomposição de um todo, do resultado em função da distribuição de fatores. Esta é o inverso da multiplicação assim como a subtração é o inverso da adição. Quando pensamos em divisão, devemos ter em mente a repartição e distribuição de fatores. Vemos um todo sendo repartido decompositivamente em partes ou parcelas.


Agora, feito isto, em seguida podemos compreender com mais propriedade e facilidade o que existe de admiráveis surpresas entre nós e as operações matemáticas no que passamos a ver ao mesmo tempo que lembramos de alguns fatos e pessoas na vida.


Na realidade da vida encontramos pessoas que na verdade existem para promover somas, edificar acréscimos, levantarem aumentos, lançam mão do potencialmente existente e contribuem para que este atinja grandes valores dentro do imaginável. Estas pessoas possuem a facilidade de ao mesmo tempo em que agrupam e adicionam valores também adicionam-se a eles efetiva e inteiramente com boa e considerável confortabilidade numa relação mútua de reciprocidade. Quem gosta da adição, ama a multiplicação, evita a subtração e de tudo faz para que sempre arme e efetue com os melhores e maiores resultados sem a divisão. Entretanto, acima do que podemos pensar existe um segredo – as coisas e valores nas nossas mãos somente são aumentadas e acrescidas se o Senhor for conosco, ainda que estejamos sob quaisquer circunstâncias que sejam favoráveis ou opostas ao que esperamos ou imaginamos para nós. A casa e os bens do egípcio Potifá somente foram acrescidos por causa da forte e potente mão do Senhor com José. Sem o Senhor, o então escravo José seria apenas mais um escravo no meio de outros tantos de servidores no interior de uma casa de pessoa e autoridade importante de um importante império da sua época.


Por outro lado, quão lamentáveis são as pessoas que subsistem inteira e completamente pautadas na subtração, possuem e cultivam uma visão unidimensional voltada apenas para retiradas, perdas, prejuízos, diminuição e decréscimos. Estas pessoas dificilmente conseguem esperar e muito menos armar e efetuar a adição, todavia quase sempre alcançam nota máxima na divisão. Quando atingem nota máxima na divisão quase sempre perdem-se dentro da subtração e nela faz com que suas vítimas naufraguem em lamentáveis balancetes de vida repletos de rasuras e déficits. Geralmente são avessas, contrárias e opostas à adição e à multiplicação. Dificilmente sentem-se satisfeitas com os bons e notáveis resultados da adição e da multiplicação na vida de seus próximos. Muitas vezes fingem e dissimulam estarem contentes com os acréscimos e multiplicações de outras, porém um raio-X de seu estado notavelmente revela inconformidade com as somas e multiplicações comprovadas e justificadas nos balancetes claros e incontestes de outros. Não é demais lembrar que existem subtrações que roubam, matam e destroem de diversas, laboriosas e sorrateiras formas.


Além dessas, há outras que deliciam-se em armar e efetuar divisões. Encontram completo prazer em buscar fatores perfeitos segundo as suas visões unilaterais e particulares para tentar distribuí-los em parcelas esfaceladas que depois de divididas perdem significado e valor individuais. E quando se agrupam e se tornam amigas íntimas das amantes da subtração, perfazem um perfeito ingrediente infernal da péssima distribuição cega e inconseqüente. Muitas vezes pensando que estão dividindo bem, estão na verdade realizando uma operação inversa e ofensiva a si mesmas. Fazem-se completamente tristes e insatisfeitas com a multiplicação. Quão dolorido se torna o coração do divisor quando o seu dividendo não coopera para que o quociente saia prejudicado e aquém do que ele espera. Existem determinadas divisões que depois de secretamente armadas e efetuadas se entremetem em processos complicados e irreversíveis, tornando-se extremamente difíceis de serem recolocadas ou repatriadas aos seus locais e posições originais como dantes estavam. O temor de Deus é, além de outros benefícios, um poderoso freio que faz com que não venhamos a ter casa dividida e entregue nas mãos de oponentes opressores no momento em que não esperamos. O maior segredo da divisão se revela quando o resultado do todo é entregue nas mãos do Senhor para que Ele o divida e o faça distribuir como Lhe apraz.


Por fim, não encontramos pessoas completa e inteiramente habilidosas em promoverem multiplicação perfeita e infinita. Muitas desejariam sinceramente que, possuindo poder, operassem extraordinariamente a capacidade de armar e efetuar perfeitamente a multiplicação até conseguirem resultados perfeitos e infinitos ao sabor de suas vontades pessoais. Algumas por vezes conseguem alguns bons e notáveis resultados quase perfeitos na ótica humana, porém apenas dentro do possível e do imaginável, e pautadas pela sua limitada probabilidade, efetuam pequenos pontos de multiplicação de mínimos e irrisórios fatoriais que diante da prova dos reais se tornam minúsculos e quase desprezíveis em relação ao vasto universo da multiplicação. Na verdade, a única pessoa que, sem necessidade de armar, efetua completa e inteiramente a multiplicação com fatoriais infinitos até o resultado infinito é o Senhor Jesus Cristo. O Senhor é o Multiplicador por Excelência. Lamentamos quando pessoas aparentemente poderosas se estribam em afirmar que entre seus pares fazem as coisas serem multiplicadas por causa de seus conhecimentos engenhosos, talentos pessoais e poder de representatividade ou posição.


E nós, pequenos pregadores e ensinadores, devemos estar e nos manter distantes e desanexados desse contexto presunçoso. Alguns pregadores e ensinadores precisam mais que apenas “se acharem” no momentâneo e circunstancial – necessitam se posicionarem no trabalho que efetivamente se proponha a ser objetivamente acrescentador, multiplicador e edificante – isto é obra e resultado de uma vida diuturnamente sacrificial, parceira e afinada com o Eterno Deus.


Digo sacrificial porque nos requisita dedicação e empenho acima de quaisquer uma das nossas preferências e tendências pessoais. Digo parceira porque nada podemos realizar, nada podemos fazer sem Ele e independentes dEle. E digo afinada porque nos conduz a buscar em todo momento equipar, aperfeiçoar e manter nossa visão da vontade de Deus especificamente para cada um de nós dentro do Seu Reino.


Uma das coisas que afligem e incomodam o mundo cego, estonteante e perdido é a multiplicação extraordinária dos filhos de Deus salvos em Jesus Cristo.


Existem algumas coisas no mundo que também se multiplicam como resultado profético contido na Palavra de Deus aos homens – a ciência, a iniqüidade e os perversos. Todavia como onde abundou o pecado, superabundou a graça, algumas outras coisas relevantes, principais e importantes também se multiplicam na Terra – os filhos de Deus como areia da praia, as famílias como rebanhos e a Palavra de Deus como semente a todo o mundo.


Deus está tocando e levantando pessoas que com coração fervoroso em Cristo gostam da adição, fazendo todo esforço que lhes são possíveis para promoverem somas aprovadas por Deus. Deus está tocando no íntimo de pessoas e levantando-as com amor sincero e esperança firme no íntimo para multiplicação verdadeira e real, e que em Cristo possam realizar algo que contribuam significativamente com a obra de Deus. Nosso Deus está tocando o coração de pessoas que com visão de Reino de Deus conseguem conscientemente compreender as verdades e as realidades da divisão antes de pensarem em armá-la e tentar efetuá-la. Precisamos de pessoas que, com a responsabilidade e a clareza ensinadas na Palavra de Deus, enxerguem os prejuízos e as perdas causadas por subtrações intempestivas, maldosas e maliciosas.


Jamais podemos incentivar, aprovar e acolher adições oportunistas, multiplicações falsas e mascaradas, divisões irracionais e irrefletidas e subtrações prejudiciais e maléficas. Uma vez que nossas capacidades de discernir estão afinadas com a visão e vontade de Deus, devemos saber conduzir as somas para que elas sejam reais; devemos saber esperar e concorrer nas multiplicações verdadeiras e comprováveis; devemos ensinar as realidades conseqüentes para quem tanto se faz amante das subtrações; e devemos assumir o cuidado ministerial para que a coesão, a unidade e a comunhão permaneçam e prevaleçam estabelecidas acima dos desejosos promotores de divisões.


Semelhante a um paradoxo, vemos os que somam para acrescentar, enquanto outros adicionam para subtrair. Voltamos nossos olhos em outra direção e vemos os que multiplicam para progredir, enquanto outros multiplicam para dividir. Entretanto coisa triste é ver os que dividem para subtrair terminando envergonhados, reprovados e diminuídos.


Adição real, sempre! Multiplicação substancial e verdadeira, a todo tempo! Subtração peçonhenta e perniciosa, jamais! Divisão inconseqüente e malévola, distante e reprovada por todos!
PbGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos