WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Lc 15.8-10: para quem gosta de refletir.

Lc 15.8-10: para quem gosta de refletir.
Perdido, mas não esquecido e por fim achado.

Desde a queda do primeiro homem no jardim do Éden, a experiência de perdas passou a ser uma constante natural e conseqüente na vida humana. Todas as perdas são conseqüências resultantes da perda principal como a causa-maior e primária de todas as perdas, ocorrida a partir da queda do primeiro homem. Na nossa visão existem coisas que são perdidas, e as reputamos como fato natural e conseqüente do curso da existência e do processo da vida, todavia por extensão são conseqüentes da causa-maior.

A Palavra de Deus nos dar a conhecer que a partir da queda, o homem começou a trilhar os caminhos das perdas. Perdeu o seu estado e natureza originais, o seu ambiente e habitat natural e a sua comunhão íntima, direta e permanente com Deus. A vida do homem passou a ser marcada pela sucessão de perdas em todas as áreas lhes relacionadas. O verdadeiro título natural do homem e o seu conceito espiritual definidamente passaram a ser o de perdido e marcado com uma existência de perdas.

Estar perdido e perder passaram a ser a sua sorte comum nas suas experiências vivenciais. Na visão natural, em questão de perdas, há aquelas que perdem-se, mas também existem as que são perdidas. Na vida humana existem fatores que provocam perdas, e nem sempre esses são exteriores, nem sempre se deixam ser revelados e nem sempre conhecemos com clareza o fato determinante que motiva a perda.

Existem perdas temporárias, entretanto há perdas efetivas. A Bíblia Sagrada nos diz que há tempo de buscar e tempo de perder. Entre as experiências de buscar e de perder, o melhor delas são as lições que nos imprimem ensinamentos e nos fazem mais sábios, mais adestrados e preparados quando coisas semelhantes vierem nos defrontar. Há coisas que perdemos e esquecemo-las, entretanto existem coisas valiosas e preciosas que havendo sido perdidas, não devemos esquecê-las e temos que nos empenhar em procurá-las até achar.

A Palavra de Deus nos fala sobre perdas e coisas perdidas, mas também fala de coisas e pessoas buscadas, procuradas e das achadas. Nem sempre buscamos o que está definitiva e realmente perdido. Quando se trata de buscar a Deus, o fazemos porque quem está perdido, ou distanciado, na verdade somos nós mesmos. E nem sempre o que perde-se fica perdido para sempre. A Bíblia Sagrada nos mostra que existe sempre a possibilidade de o perdido ser buscado e achado.

E sobre perdidos e achados, nesta oportunidade o Espírito do Senhor me traz o capítulo 15 do Evangelho escrito por Lucas. Um capítulo conhecido por uns como “os classificados de Deus” e chamado por outros de “o capítulo das coisas perdidas”. Ele possui lições extremamente edificantes, orientadoras, animadoras e consoladoras. Esse capítulo entra resumida e topicamente em alguns temas teológicos, alguns assuntos de áreas eclesiásticas, alguns pontos essenciais das doutrinas básicas da fé cristã e também lições de nossas experiências vivenciais e práticas.

Penso que o tópico principal desse capítulo seria mais bem visto se dele nos propuséssemos a declarar que Deus se importa com o perdido e move meios para buscá-lo até achar, reencontrá-lo, e com esperança, com estratégias e cuidados diligentes para trazê-lo de volta ao Seu convívio seguro, alegre e de comunhão perene.

O melhor desse capítulo 15 de Lucas é que o perdido não é esquecido e pode ser achado. Existe a possibilidade esperançosa de o perdido não terminar os seus dias extraviado e afastado do redil, nem perdido empoeirado na escuridão e alheio da consideração da casa e tampouco perdido nos chiqueiros fétidos do mundanismo. 

Apesar desse capítulo falar de perdas, dentre elas existe uma em especial para reflexão nesta oportunidade. A passagem de Lucas 15.8-9a parábola da drácma perdida - é um exemplo de perda que nele precisamos estar com a nossa atenção focada, posto que as palavras do Senhor Jesus nessa parábola nos trazem a uma profunda reflexão e riqueza de detalhes. Que, pois, nos ensina essa linda e cativante parábola da moeda (drachmé) perdida?

1 – Em primeira mão, começamos a notar estruturalmente nela a sua expressão de abertura – “Ou”. Esta é uma palavra de ligação coordenativa alternativa que exprime a idéia de alternância, ligando pensamentos diferentes, mas coordenados. Isto nos diz que essa parábola não é uma explicação completa ou idéia isolada em si mesma, ou fora do contexto como um pensamento solto.

Essa expressão de abertura na parábola nos diz que ela faz parte da mesma linha de ensinamento que a parábola anterior. É o mesmo sentido de se dizer “outro exemplo”, “outra ilustração para isto”. O Senhor Jesus quer aqui nos ensinar o mesmo ponto principal da verdade central visto por outro exemplo expresso, interligando pensamentos diferentes para a mesma verdade.

2 – Depois, notamos que a parábola começa com uma pergunta, contendo uma seqüência de explicações dos modos operacionais comuns naqueles tempos para a situação. Com esta natureza interrogativa, o Senhor Jesus pretende suscitar raciocínio reflexivo respondente nas mentes daqueles ouvintes de então, e nas nossas hoje a reflexão pelo seu conteúdo textual.

Essa parábola é para nos fazer refletir, interpretar, buscar respostas reais e verdadeiras, pensar como devemos agir em nosso tempo para situações correlacionadas e como aplicar o conteúdo da parábola a questões objetos de suas lições hoje.

3 – Ainda, vejamos que diferente das duas parábolas contextuais vizinhas adjacentes a ela, o Senhor Jesus compõe a alegoria com a figura de uma mulher que tinha suas drácmas. O texto nos deixa ver que o nosso Mestre estava agora falando de uma cena comum e com elementos conhecidos de todos. Historiadores dizem que as mulheres daquele tempo ganhavam dez drácmas como presente de casamento.

Esse presente tinha uma representação preciosíssima traduzida em um valor que transcendia o lado material dele. O valor desse presente não estava no aspecto físico e monetário ou no seu peso material, e sim na preciosidade e importância de sua representação ligada ao emocional e sentimental da mulher possuidora dele.

A ligação entre a dona e as suas drácmas ia além da necessidade monetária de tê-las, além do valor e peso físicos representados materialmente. Havia no coração da dona das drácmas uma íntima ligação imaterial com elas. Não era o que as drácmas valiam fisica e monetariamente, mas o que essas representavam para a mulher dona delas.

Aqui o Senhor Jesus nos ensina grandes e ardentes lições da importância, da consideração, da comunhão, do amor, do apego imaterial. O que as frias e calculáveis drácmas representavam para o caloroso e diligente coração da mulher dona delas.  

4 – Além disso, focamos a palavra “drácma”. Ela é o objeto temático da parábola. Essa era a moeda grega equivalente ao denário romano da época. Drácma (drachmé) era uma moeda valiosa de prata, correspondia a um dia de trabalho, mas também era o preço de uma ovelha naquele tempo. Dinheiro, moedas, falam de preço, custo, valor.

Prata significa biblicamente resgate, redenção, remissão, reaquisição. Mas também prata fala do meio, forma, modo, de aproximação entre o homem e Deus. As drácmas pertenciam à mulher por direito, entretanto ela havia perdido uma delas dentro de sua própria casa.

Aqui o Senhor Jesus começa no cerne dessa parábola nos ensinando verdades eternas e profundamente teológicas em forma de sínteses tópicas sobre a história do homem simbolizado pelas drácmas, desde antes da sua queda e o seu estado e condição pós-queda, perdido ou extraviado, o seu valor de resgate, o preço de uma vida, o meio único provido para reaproximá-lo de Deus através do trabalho, obras, custo, efetuados por Jesus Cristo como o Servo do Senhor profetizado pelo profeta Isaías.

O homem no seu todo é valioso para Deus, e mesmo estando frio e insensível, como uma moeda perdida na escuridão, esse homem possui e não perde o seu valor e pode ser achado e trazido de volta para a efetiva comunhão e experiências pessoais com Deus. Depois de achado ele pode ser causa de alegria na Terra e voltar a ser motivo de júbilo no Céu diante dos anjos de Deus.

Percebamos que a mulher possuía dez drácmas. Ela possuía consigo a quantidade em número de dez moedas. Ela estava perfeitamente suprida e plena, porquanto tinha o número de dez moedas valiosas e preciosas de prata. O homem é a coroa da criação perfeita de Deus. Dez é o número da perfeição divina, da plenitude. O nosso Deus Eterno e Criador proveu também o único, pleno e perfeito pagamento remidor para reaproximar o homem perdido à comunhão com Ele.

5 – Outrossim, percebemos a expressão central – “se perder uma” -. Ela é a força motriz da parábola. Ela empresta para o tema da parábola o foco da ação-causa principal que fez a parábola existir. A mulher tinha dez valiosas moedas e perdeu uma delas. Perdeu um décimo do valor do que possuía consigo, porém ela tinha a consciência daquela perda, daquele valor, dos elementos imateriais representativos daquela perda.  

Às vezes perdemos coisas por razões de imperícia, de ingenuidade, de pouco tato, de pouca sabedoria aplicativa, de negligência, de imprudência e de ausência de zelo para com elas. Mas o texto da parábola não nos deixa ver detalhes de razões e condições da perda, porquanto esses itens não estão no foco do ensinamento e isso também quer nos dizer que aqueles ouvintes de então poderiam ter alguma noção fundamental do assunto.

Para nós, como aplicação prática, uma das lições dessa parábola nos ensina que não podemos nos conformar enganados pela visão de volume. O volume em massa de coisas não seja o fator influenciador e conformista sobre o nosso senso avaliativo das qualidades individuais de cada uma delas. Olhar para o conjunto volumoso não é a mesma atitude de enxergar e considerar cada unidade que compõe esse volume.

O número não determina a qualidade. Número fala de quantidade, e qualidade fala de natureza, de essência, de valor, de importância. É natural do foco perceptivo da atenção se dirigir direta e prioritariamente ao que mais aparece aos olhos, ao que mais mostra volume, quantidade, expressividade e até qualidade genérica conjunta. A mulher da parábola não deixou o seu senso avaliativo ser influenciado ou conformado com visão de número ou quantidade de moedas que possuía.

Existem coisas que perdemos, e nos damos por conformados pelas razões, pelas condições e pelas circunstâncias que nos levaram a perdê-las, entretanto há outras que jamais serão comparáveis ou supríveis. Sua perda não significa esquecimento ou banimento, mas causa de ocupação diligente para procura.

6 – Outro detalhe para ser observado são as iniciativas seqüenciais da mulher com os seus modos operacionais na empreitada de buscar a moeda perdida. As ações da mulher nos permitem enxergar a seqüência sucessiva de suas atividades assim como a brevidade e a diligência empreendidas na busca.

O tempo e a visão de diligência e de interesse podem se tornar elementos determinantes para a temporalidade de uma perda. Quanto mais tempo uma coisa permanece perdida, mais a esperança de encontrá-la se esfria e o saudosismo se instala conformativamente.

É preciso se saber que quanto mais tempo as coisas perdidas passam, mais o risco de conformação com a perda se instala. A perda naturalmente vai conduzindo ao esfriamento. Existem momentos que influências diversas buscam sacar o nosso senso de equilíbrio sobre o modo de possuir as coisas que temos rotineiramente. O costume rotineiro de se ter sempre e rotineiramente conosco algo pode nos fazer ver esse algo como uma coisa comum, cotidiana e às vezes até mesmo de pouca importância.

7 – Notamos agora a primeira de sua seqüência de ações de busca – “acende a candeia” -. As casas da época tinham o seu interior escuros naturalmente, mesmo durante o dia, visto que possuíam apenas uma pequena janela. Era preciso acender a candeia para ter luz e com ela achar o perdido. Candeia significa a luz, a verdade, o conhecimento, da Palavra de Deus. Acender a luz aparece como a primeira das iniciativas para começar a busca do perdido.

Na ausência da Palavra de Deus, da sua verdade e do seu conhecimento, a escuridão impera e o que está perdido tende a permanecer perdido e cair no esquecimento. Nenhuma expectativa de busca em achar o perdido possui eficácia, legitimidade, autenticidade e resultados, se não for fundamentada com a Palavra de Deus.

O Senhor Jesus nos ensina com isto que para achar o perdido, é preciso acender a luz, porquanto somente a luz da Palavra de Deus chama para a conversão, chama para a comunhão, expõe o conhecimento de Deus e faz de maneira própria e eficaz o Senhor Jesus ser conhecido.

Quaisquer estratégia e empreendimento de busca alheios e divorciados da Palavra de Deus para achar o perdido resulta em  colheita superficial com frutos duvidosos e artificiais.

8 – A outra atitude de ações seqüenciais da busca nos diz que ela “varre a casa”.  As casas típicas daquele tempo na Palestina, além de terem o seu interior escuro, eram de chão duro de terra batida coberto por palhas espalhadas. Aqui o texto nos deixa ver na iniciativa da mulher a ação de varrer o chão coberto de palhas para achar a moeda perdida. Era mais do que uma simples ação de descoberta.

Varrer o chão era a prova de uma busca determinada, apurada e insistente para achar a moeda perdida debaixo das palhas. Era o esforço para fazer com que a moeda ao ser tocada pela varrição tinisse onde estava, e assim o seu paradeiro pudesse ser identificado, determinado e localizado, debaixo de palhas e poeiras no chão duro de terra batida. Quanto mais tempo a moeda ficasse perdida, mais difícil se tornaria de ser achada na escuridão da casa e no chão duro, batido e poeirento.

Quanto mais uma pessoa permanece comodamente perdida na escuridão, na dureza e sufocada debaixo de futilidades ilusórias e da poeira do mundanismo, mais e mais ela se afunda na perdição, mais endurece o seu coração para a verdade, correndo o sério risco de permanecer perdida, mesmo estando dentro de casa.

A moeda estava dentro de casa, mas estava perdida, sem o contato direto. Foi preciso o auxílio da luz da candeia e a varrição para que fossem revolvidas as palhas, e a moeda ao ser tocada tinisse onde estava, bem como fosse levantada a poeira do chão que a envolvia.

9 – A fase final das iniciativas de busca nos deixa perceber que começa a ser concluída com a expressão “a procura diligentemente até encontrá-la”. Esta expressão revela a necessidade de procurar o perdido até achá-lo. Ela também nos fala de se empenhar em achar. Isto não nos fala de ações bajuladoras, subservientes, comiseráveis. Mas de um esforço consciente movido com firmeza de propósito.

Essa procura diligente nos fala de um empenho atencioso, perseverante. Fruto de uma decisão dedicada com vontade de achar, e encontrar era o limite e alvo proposto.

Para nós esse esforço empenhado também nos ensina que as qualidades reais das coisas são mais facilmente notadas quando a perda lhes alcança. E a prova de nossa diligência, de nosso interesse, de nosso apreço, de nosso cuidado e de nosso senso equilibrado de valores se mostra mais acentuado mediante o nosso empenho zeloso e urgente em buscar achar, reencontrar o que foi perdido por nós, ou perdeu-se mesmo estando conosco.

Esse esforço determinado também nos ensina que cada coisa possui o seu valor e importância, e na maioria das vezes para algumas pessoas somente são notados o valor e a importância daquilo que se perde depois de consumada a perda e quando se reflete sobre as condições e as razões pelas quais se perderam, ou foram perdidas.

Existem perdas físicas, mas também há perdas imateriais. Existem perdas terrenas, mas também há perdas espirituais. Existem perdas mensuráveis, mas há perdas incalculáveis, irreparáveis. Há perdas que o tempo jamais apagará, e nunca promoverá fatores substituíveis que nos façam ser esquecidas.

Biblicamente o tempo de achar chama-se hoje. O hoje é o momento oportuno de achar o perdido. O nosso empenho e diligência em achar o que perdemos começa no hoje. E com a visão sobre o perdido, procuramos achá-lo ainda em tempo oportuno, antes que se perca entre as palhas da vida, na dureza e aridez dela e envolto na poeira do mundo.

Perdido, mas não esquecido e por fim achado. A tristeza de perder e a alegria de achar. O tempo de perder somente Deus o conhece, mas o tempo de achar o que se perdeu é o hoje. A parábola nos faz ver o momento do “e tendo-a achado”. O sucesso resultante da busca nos mostra o desfecho de uma reunião alegre por haver achado o perdido.

Alegria na Terra e júbilo no Céu. Esse momento de alegria e júbilo nos faz notar o imenso valor de uma vida que tine em voz de arrependimento ao ser alcançada pela luz da Palavra e tocada pela varrição do Espírito, se arrepende e é achada e reintegrada às demais que estão no Reino de Deus.

Ao afirmar do “júbilo diante dos anjos de Deus”, o Senhor Jesus estava contrariando um pensamento corrente de seus contemporâneos que diziam que “Deus se alegra quando aqueles que o provocam, o insultam, perecem no mundo”. Alguns religiosos daqueles dias sustentavam e davam força a esse pensamento também. O Senhor Jesus estava, porém, dizendo com aquela afirmação que Deus se importa com o perdido e que sua vida é preciosa para Ele.

Assim, esse capítulo nos mostra que a alegria de achar sobrepõe incomparavelmente em muito a tristeza de perder. Esse capítulo nos mostra ainda, que nesta vida nem tudo está perdido. Existe o perdido, mas também há sempre a possibilidade e a oportunidade de se achado. Há alguém que diligentemente se esforça em achar, e existe algo perdido que não podemos esquecer e deixar arrefecer o nosso ânimo de achá-lo, de reencontrá-lo. 

O melhor desse capítulo das Sagradas Escrituras é que ele nos mostra a grande e inigualável recompensa na alegria de achar o que foi perdido. Diante de Deus, nem tudo nesta vida permanece perdido para sempre. No momento em que se acha alguma coisa perdida, o impacto do reencontro faz esquecer agruras, ansiedades e expectativas transcorridas durante o tempo da perda. Coisas importantes e valiosas quando são achadas se tornam em objeto de alegria e júbilo.

A alegria de se achar uma vida fria, insensível e perdida e reintegrá-la ao Reino de Deus mostra que não é a quantidade e nem o volume que prevalecem na mais alta consideração. A alegria na Terra e o júbilo no Céu não são motivados pela visão de quantidade e de volume, mas movidos pela representação de valores e qualidades importantes do perdido que é achado.

O grande erro de alguns grandes na Terra é o de grandemente considerar a grande quantidade de grande volume dos que estão consigo e de pouco enxergar os pequenos e de pequena expressão que consigo se perdem e lhes representam apenas pequenas perdas diluídas entre os perdidos que por alguns grandes bem poderiam esses pequenos passarem ou permanecerem como perdidos.

Tal qual a moeda fria, insensível e perdida, está o homem frio, insensível e perdido, sem perceber o seu estado espiritual e seu relacionamento com Deus, e nem conceber o senso de miséria espiritual e necessidade de arrependimento. E arrependimento segundo a Palavra de Deus, começa em parar para perceber, conceber, e sentir a necessidade de mudança de vida, de pensamentos, de vontades, de satisfação e de atitudes para com Deus, e com isso “dar uma meia-volta” e mudar de direção.

Somente a luz da candeia, a varrição e a procura com diligência podem fazer achar o perdido e trazer resultados alegres e jubilosos. Por qual razão permanecer perdido na escuridão, debaixo de futilidades e coberto pelo mundanismo, mesmo estando dentro de casa? Alguns de nós já vivenciamos essa experiência de estar perdidos, e até mesmo  dentro de casa, entretanto como nos foi bom não sermos esquecidos, e sermos buscados insistentemente, procurados perseverantemente e achados determinadamente.

Há alguém esforçado e determinado a procurar e decididamente empenhado até achar o perdido. Há alguém com a candeia de luz acesa e de coração proposto na varrição até achar o perdido, sabendo que o resultado dos seus esforços é extremamente promissor e trará alegria na Terra e júbilo no Céu. O fato de haver estado perdido momentaneamente até ontem, não significa que vai permanecer esquecido para sempre.
Hoje é o dia e momento de mudar história – Perdido, mas não esquecido e por fim achado!
PbGS

Um comentário:

  1. Graça e paz amado no Senhor Jesus.

    Meu desejo é que estejas gozando das bençãos de Deus para sua vida.

    Agradeço sua visita. Muito alegrou meu coração, volte outras vezes. Parabéns por blog. Ele edifica a nós leitores.

    Abraços

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos