WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sábado, 14 de julho de 2012

FÉ: um bem mais precioso.


FÉ: um bem mais precioso.
Guarde a sua fé...
Começo este artigo convidando o caro e generoso leitor a por as vistas com mais carinho e apego ao lindo texto sagrado, escrito pelo Apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” 2Tm 4.7.

E somente objetivando posicionar o assunto, preciso concentrar o foco na última expressão do versículo supracitado: “...guardei a fé.”. A fé é um bem precioso. Tão mais precioso do que o mais puro ouro, e muito mais do que a mais fina prata. Você está guardando, mantendo, a sua fé? Que você tem feito para guardar a sua fé?

A lógica e a razão são dois elementos admiráveis e cativantes. Mas apenas possuem o brilho de enfrentar os combates da vida trafegando dentro dos corredores das possibilidades, das probabilidades e das limitações, e quando findam a carreira se deparam com o esquife, com os limiares do aguilhão da morte e com o esbarro do túmulo. A lógica e a razão rejeitam entrar na galeria  “Aos Hebreus 11”, e se entrassem certamente se perderiam e se chocariam com as admiráveis riquezas de suas vitrines.

A fé, todavia, com sua nobreza, convicção e firmeza singra o combate ultrapassando os horizontes das impossibilidades, dos riscos e do inexplicável. E quase vista como loucura, vence o mundo, prossegue para o alvo, percebe o encerramento da carreira e entrega e abandona o corpo frio ao túmulo. Contudo, atravessa este e permanece enxergando os resultados de que tanto tem esperado.

A fé não encontrou dificuldade alguma para deixar parentelas e ter saído peregrinando na direção de Deus e sob os Seus cuidados. Ela não enxergou dificuldade alguma para ver imponentes muralhas caídas. Ela restaurou o altar e foi respondida com fogo do Céu. Ela obedeceu as ordenanças de Deus e discerniu as conformidades dos decretos humanos para restaurar muros em ruínas e ter reerguido portas do meio em escombros.

A mesma fé que subjugou ursos e leões, venceu o gigante, assumiu o palácio e não perdeu o seu cerne e nem a sua essência. A mesma fé que num dia transformou a água em vinho, curou enfermos e libertou endemoninhados, enfrentou os momentos cruciais do jardim, do julgamento, do flagelo e foi assunta ao Céu. A mesma fé que testificou e fortaleceu vidas, também se aprontou para o desterro e tendo sido ilhada não se omitiu do momento das grandes visões e revelações.  

Não causa nenhuma surpresa o ouvir alguém dizer que estamos vivendo tempos difíceis e dias trabalhosos. Dias da revelação plena e aberta do homem do pecado. Dias de cristos supostos e pressupostos. Dias de esquemas e manobras. Dias do alastramento de iniqüidades, da incredulidade e do conseqüente esfriamento do amor. Dias da ignorância e da insensibilidade imperarem. Dias da intolerância, da insensatez e dos desafinos e desatinos governarem. Enfim, dias que desafiam a fé.

Dias de tanto alguns sóbrios quanto outros imprudentes se permitirem adormecer de lamparina nas mãos debaixo destas altas horas da noite espiritual que assola o mundo, que entra em casas, divide famílias, inverte conceitos e preceitos, inebria musas e vira mesas, quebra princípios e despreza apelos, leva mentes a deitarem-se na lama e degustarem o vômito. Dias que o engano e as ilusões tentam obscurecer e desafiar a fé.

As muitas campanhas a serviço da incredulidade confusamente se acirram e até se chocam entre si mesmas. O volume de labirintos e facetas da incredulidade aumenta e o terreno da confusão e da distração cada vez mais se torna movediço. Enfim, tudo parece dizer que a cada dia precisamos de mais guardar a nossa preciosa fé. A fé insistente, que por vezes possa parecer importunação. Mas, afinal, “quando vier o Filho do Homem, porventura achará essa fé na terra?” Lc 18.8

A cada passo que o tempo avança, o bom combate da fé torna-se renhido e árduo. A cada momento, diante de atos e fatos, o Espírito de Deus está expressamente nos exortando: “Guarde a sua fé”. E como foi com Ló, parece que estamos também ouvindo a mesma voz firme nos recomendando: “Escapa-te por tua vida”. Gn 19.17. Os lampejos dos tempos estão publicando prenúncios de desafios à fé. Mas que nenhum de nós olhe para trás, e que cuidemos e reanimemos outros servos de Deus que conosco estão, a fim de que atravessemos as “campinas” até o Lugar Seguro.

Ainda as palavras inspiradas do Apóstolo Pedro estão nos dizendo em alto e bom som: “Sede sóbrios. Andai em temor. Sede santos”! A graça do Senhor Jesus Cristo concedida aos que nEle crêem há de ser revelada, como diz a Escritura! Provas e sinais disto, temos muitos. Históricos e histórias disto, são confirmados diariamente.    
Os “vãos esplendores terrestres, os passarinhos e as belas flores querem nos encantar”, diz o hino 36, da Harpa Cristã, por Justus H. Nelson. Mas o panorama também parece por outro lado nos dizer que as contingências da noite espiritual trevosa estão tentando desarmar a fé de muitos e ao mesmo tempo buscando neutralizar a fé dos exilados da Linda Pátria. A fé não deve se deixar ser iludida por demonstrações enganosas da mesquinhez e da mediocridade. A fé não deve se deixar ser levada pelas impressões produzidas dos frutos da artificialidade sutil.

Estamos no tempo das maiores e mais esplendorosas impressões e das mais arquitetadas aparências. Impressões, demonstrações e aparências nem sempre declaram um coração movido pela essência da fé. Afinal, artes e cenas possuem a destreza para vestirem as várias roupagens e acessórios da ambigüidade, das ambientações e das conveniências. Estamos no tempo da mentira se tornar em candidato, da vergonha buscar pleitos e da falsidade oferecer apoios. Enfim, estamos no tempo de guardar a nossa fé.

Fé é um assunto altamente espiritual, e não pode ser confundida pela força única e exclusiva de vontades e nem pelos engenhos da intelectualidade. Algumas vezes o querer dispara uma declaração de fé, mas nem todo querer se fundamenta em necessidades ou se apóia na genuína fé. Muitas e na maioria das vezes as vontades e a intelectualidade se colocam a serviço do orgulho individual, da soberba “santa” e da ostentação pessoal.  

Ainda estão as palavras do Apóstolo João veementemente nos recomendando como um reforço fortalecedor: “Olhai por vós mesmos”. 2Jo 8.   
 
Não percamos a fé, porquanto a temos recebido para atravessar os anos vencendo o mundo e subjugando a carne. Aqui vão alguns conselhos úteis para guardar, manter, a nossa fé em Cristo Jesus:

1 - Não se entregue ao ostracismo espiritual e não perca o seu relacionamento individual com Deus e o coletivo com os outros servos do Senhor Jesus de seu círculo de comunhão e relacionamento. O afastamento gradual e a desagregação lenta quase sempre não são percebidos pela mente excessivamente ocupada com as responsabilidades e afazeres naturais da vida secular. Tudo faça para “morar na Casa do Senhor e aprender no Seu santo templo”.
2 - Não se desaponte diante dos problemas humanos que lhe circundam ou que diretamente lhe envolvem. A receita bíblica e eficaz é: “Olhando para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé”. Perceba que o verbo olhando do texto sagrado fala de uma ação contínua. Na vida existem muitas experiências de pessoas, contudo há milhares e milhares de testemunhos vivenciais da fé de outras que vivem uma vida devocional sadia e de intimidade com o Senhor Jesus. Nem sempre essas estão na galeria de fama, mas podem servir de referenciais honrados e úteis.

3 - Não coloque peso de autoridade secular sobre a autoridade divina, bíblica. A visão secular tem a sua autoridade reconhecida e respeitada, mas não possui a última palavra sobre as coisas divinas, bíblicas. Os pensamentos céticos aumentam de forma gradual, em progressão lenta, até desaguarem em uma tempestade de conflitos e dúvidas que neutralizam a fé drasticamente.

Temos os deveres de conhecer o nosso tempo e também de examinar tudo, entretanto o que deve ser retido por nós para a nossa edificação é apenas o bem segundo a Palavra de Deus. E há um universo de muitas e diversas coisas na vida que biblicamente são classificadas como bem. Alguns deixam, ou perdem, de usufruir delas em função da ignorância, dos excessos, dos desafinos e dos extremismos. A tolice afoga uns, o preciosismo embriaga outros e o perfeccionismo sufoca muitos.

4 - Não se desanime diante das injustiças e desrespeitos promovidos pelo mundo. A Bíblia diz: “O mundo jaz no maligno”. O verbo “jazer” significa estar enterrado, sepultado, plantado. Portanto, não esperemos somente atos de justiça e de respeito para com a nossa fé. Dispensa-se todo e qualquer comentário a este respeito, visto que sobre isto as Sagradas Escrituras versam com toda propriedade e autoridade.
Todas as pessoas experimentam fases de sofrimentos, frustrações e decepções, todavia o nosso Mestre Amado Jesus Cristo nos ensina e nos conduz. As provações existem para provarem e as correções existem para corrigirem. Afinal, “todas as coisas cooperam juntas para o bem daqueles que amam a Deus”. Rm 8,28. E “as aflições do tempo presente não se comparam com a glória que em nós há de ser revelada”. Rm 8.18.

Diariamente, centenas de pessoas caem em desacertos, sofrem desastres espirituais, entretanto a cada momento milhares de pessoas são encontradas pela fé abraçam-na e logo não permanecem prostradas e se levantam pela fé que recebem do Senhor Jesus Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé. A fé que recebemos do Senhor Jesus é um bem mais precioso que temos. 1Pe 1.7.

Por isso, guarde a sua fé sempre. Combata o bom combate pela fé. Siga pela fé a carreira que lhe está proposta.  Mantenha e proteja a sua fé.
PbGS



2 comentários:

  1. Amigo. É para mim uma honra estar no seu blog, poder ver e ler as belas palavras aqui contidas. Seu blog é uma benção, fiquei maravilhado, seu amor a Jesus nota-se nas palavras escritas, continue a ser esta grande benção, a deixar-se usar pelo grande Oleiro. Quero aproveitar a oportunidade para partilhar o meu blog : Peregrino E Servo. Vou ficar muito feliz se tiver a gentileza de fazer uma visita ao meu blog e deixar um comentário, e se desejar, mas só se quiser siga, de volta vou retribuir. Deus te abençõe ricamente.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre amigo, irmão em Cristo, Presbítero Antonio Batalha:

      Paz seja com o amado companheiro. Apresento o meu cordial e sincero agradecimento pela sua boa presença por aqui. Sinto-me honrado em ter o seu generoso comentário sobremodo incentivador.
      Estimo-lhe muita saúde continuadas vitórias na sua preciosa vida.

      E juntando a minha fala à sua, elevo ao Senhor nosso Deus Todo-poderoso, misericordioso e bondoso todo a nossa mais profunda gratidão e o nosso mais verdadeiro e sincero louvor para sempre.
      Seja bem-vindo, nobre companheiro!
      Volte sempre!
      Fraternalmente,
      Em Cristo,
      PbGS

      Excluir

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos