WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

domingo, 19 de agosto de 2012

O EVANGELHO DE DEUS.


O Evangelho de Deus
A notícia de boas novas do Rei.

A palavra evangelho traduz a original do texto grego “euangelion”, que por sua vez traduziu a hebraica “besorah”. Evangelho significa uma mensagem de boas novas, as boas notícias. Era empregada para dizer de uma mensagem de boa notícia da parte de um monarca ao seu povo, através dos seus arautos mensageiros dedicados aos serviços desse anúncio, chamados e distintamente incumbidos para tal.

A mensagem de boas novas expedida pelo monarca possuía o teor original, imutável e irrevogável contendo a divulgação da sua vontade, o objeto da mesma e os propósitos para os quais a mensagem se destinava alcançar. Nenhuma outra autoridade possuía competência para efetuar alteração, mudança ou revogação no teor original da mensagem de boas novas do monarca que a originou.

Os arautos, mensageiros encarregados de transmiti-la e divulgá-la para o povo, eram reconhecidos e credenciados pelo monarca para a tarefa do anúncio. Eram cônscios e conhecedores dos requerimentos de suas funções de arautos. Nenhum arauto era desconhecido ou anônimo ao monarca credenciador. Eram notoriamente adestrados, reconhecidamente capazes e comprovadamente habilidosos em lidar com as palavras recebidas diretamente do monarca, assim como com os seus significados, aplicações e implicações.

Apesar do teor das boas novas contido na mensagem ser original e imutável, a forma e a estrutura dispositiva da mensagem era da responsabilidade tácita e fiel do mensageiro comissionado pelo seu senhor monarca. Sua autoridade de arauto possuía limitações e salvaguarda, e o seu trabalho de mensageiro jamais lhe conferia abertura para efetuar composições extras, juntadas, anexos, adendos, emendas, locupletações, pareceres e opiniões alheias ao monarca de quem originou as boas novas.

Qualquer elemento divulgador da mensagem que não fosse o arauto era considerado apenas um retransmissor e narrador informal e popular do reino. Daí o fato de naquele tempo haverem circulado entre o povo o repasse de boatos e rumores oriundos de mensagens fracionadas, incompletas, truncadas e desafinadas do teor da mensagem original.

O lindo texto da Carta de Paulo aos Romanos, especialmente Rm 1.1-4, abre alguns lampejos que nos despertam responsabilidades, nos requerem e nos tornam capazes de compreender detalhes vitais e sumamente importantes sobre o Evangelho de Deus.
   
Primeiro, o evangelho de Deus tem uma origem, como diz o seu próprio nome no texto em pauta. Ele pertence ao Senhor Deus Eterno, Criador e Todo-poderoso. Ele é a mensagem de boas notícias da parte do Senhor Deus para os homens, suas criaturas. O evangelho de Deus expressa a sua vontade revelada aos homens e trata da manifestação de Seu bom favor e graça para com eles,  para a obediência da fé. O seu assunto-tema central e o seu teor se concentram acerca de Seu Filho Jesus Cristo.

Segundo, o evangelho de Deus havia sido prometido através dos Seus profetas. Os profetas exerceram o papel de arautos na função de mensageiros exclusivos do Senhor Deus aos homens. As Escrituras Sagradas nos deixam notar claramente que nenhum profeta que esteve na condição de arauto mensageiro de Deus teve por usurpação extrapolar as suas limitações e responsabilidades para com o anúncio de Deus ao povo. Os profetas conheciam e lidavam com os assuntos do seu tempo, do seu povo e da sua nação. Mesmo alguns por vez fugindo, ou se escondendo, ou sendo incompreendidos, ou sendo ignorados e perseguidos, ou se contrariando a si mesmos, ou sofrendo momentos de tristeza em si mesmos, não efetuaram acréscimos na mensagem das boas notícias do Seu Senhor.

Terceiro, o evangelho de Deus foi prometido nas Santas Escrituras. Elas são a fonte referência da mensagem de boas notícia de Deus aos homens. O evangelho de Deus não foi um resultado de códices, códigos, escritos duvidosos, efeitos da capacidade criativa e intelectual humana. O evangelho de Deus foi prometido pelo próprio Deus na Sagrada Escritura. Deus havia falado antigamente, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas. A nós Ele nos falou, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hb 1.1-2

Quarto, o evangelho de Deus trata acerca de Seu Filho. O evangelho de Deus não se destina e nem se prende a assuntos fora do propósito da mensagem de Deus – a que os homens através dele pela fé cheguem ao conhecimento de Deus através de Seu Filho Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus, provido por Deus para redimir o homem da lei do pecado, para livrá-lo do poder do pecado e por fim para preservá-lo completamente da presença do pecado.

Quinto, o Senhor Jesus, Salvador Ungido, é o assunto-tema da mensagem do evangelho de Deus. O Salvador Ungido nasceu da descendência do rei Davi, segundo a linhagem humana. Rm 1.3. Portanto, como o homem Maravilhoso Conselheiro e Príncipe da Paz, Ele nasceu da linhagem real, querida, amada, respeitada e reverenciada, de Davi. O Salvador Ungido foi da descendência do patriarca Abraão e, portanto, como homem, pertence à linhagem da promessa. Mt 1.1

Finalmente, o Senhor Jesus, Salvador Ungido, foi declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressureição dos mortos. Rm 1.4; Lc 3.22; Lc 24.5-8. Portanto, como Deus Forte e Pai da Eternidade, Ele foi testemunhado como varão poderoso em palavras e obras e em poder no Espírito. Deus ressuscitou Jesus Cristo e nos ressuscitará dos mortos pelo Seu poder. At 17.31; 1Co 6.14.

À luz de tudo isso, precisamos compreender que a mensagem das boas novas de salvação pertence e procede do Senhor Deus. Que ela foi prometida por Ele e anunciada através dos Seus profetas nas Santas Escrituras. Que o assunto-tema dela é o Senhor Jesus, Filho de Deus. Que ela é completa e íntegra em si mesma e não está aberta a qualquer alteração, mudança ou revogação. Que a mensagem das boas notícias de salvação foi provida por Deus através de Jesus Cristo pelo qual recebemos o favor de Deus imerecido por nós para a obediência da fé.

Cabe, portanto, a todo aquele que anuncia o evangelho de Deus conhecer as suas tarefas de arauto mensageiro de Deus, estar cônscio de suas limitações e responsabilidades para com o teor original da mensagem das boas notícias de Deus aos homens, ser dedicado ao comissionamento recebido e fiel aos propósitos do anúncio do evangelho de Deus.

Não troquemos o teor das boas notícias de Deus, e nem trunquemos a Sua mensagem, a fim de agradar arranjos desarranjados, desafinados, descabidos, descasados e desconexos para com as Santas Escrituras e para com os propósitos do evangelho de Deus. Sejamos criativos, e ainda que mais imaginativos, dependamos das revelações do Espírito inspirador e ministrante da Escritura Sagrada. Não falemos o que o Rei não disse. Não sejamos mensageiros de péssimos arranjos e de más notícias. Não entreguemos uma mensagem que não veio da parte do Rei comissionador de arautos.

Não troquemos a mensagem das boas notícias da Salvação por receitas de auto-ajudas e nem tampouco por orientações e rudimentos da psicologia. Não abramos fábricas de mensagens particulares, cujos direitos autorais não pertencem ao nosso Mestre por Excelência. Não ponhamos conceitos particulares onde não existe e nem coloquemos nossas próprias definições em que não as cabe. Deixemos as Escrituras Sagradas se revelarem. Permitamos que o Rei nos diga a Sua mensagem a ser entregue. Dependamos mais do Espírito ministrador nos ensinar.  

Sejamos apenas servos dispostos a servir, chamados para um comissionamento e separados para uma dedicação impar, distinta e singular para o evangelho de Deus.
PbGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos