WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 25 de setembro de 2012

RENOVAÇÃO: uma bênção de Deus.


Renovação.
Uma bênção de Deus para as nossas vidas.
Na Bíblia Sagrada, uma das palavras que revelam o dinamismo da vida cristã é RENOVAÇÃO. E todas as suas correlatas e derivadas nos deixam perceber e compreender que o Senhor Deus é o Deus que renova todas as coisas. O Deus da renovação.

Tudo quanto é velho passa. O velho pacto passou. As coisas velhas passam. A vida velha ao receber o renovo de Deus, passa. A velha criatura ao vir para o Senhor Jesus, se faz nova. No futuro, passarão o céu e a terra, e o Deus Eterno fará novas todas as coisas. O nosso Deus é o Deus das coisas novas.

Em sentido de renovação segundo a Palavra de Deus, é preciso ter ciência que renovação não se trata de coisa alguma ligada à filosofias de mutação. Renovar no sentido bíblico possui significados que ao longo deste artigo serão vistos e relembrados. Ainda, o renovar não possui qualquer relação com inovação, invenção.

Passem os anos que se forem, o Senhor nosso Deus é o mesmo e sem sombras de variação, e permanece fazendo coisas novas. A Palavra do Senhor não cai por terra e jamais passará, porquanto além de ser ela eterna, é também sempre nova a cada dia. Pessoa alguma que vem até a presença do Senhor, e conhece a Sua eterna bondade, e recebe do Seu bom favor, e prova que o Senhor é bom e permanece em Cristo Jesus, jamais conseguiria levar uma vida velha e carregar um passado ressequido, árido, debaixo de velhos escombros ou empoeirado.

O Senhor Deus renova a nossa autoridade. 2Cr 15.8. Nesse sentido, essa renovação se manifesta na tomada de decisões feitas por nós, seguida da assunção de posicionamento que se revelam em nossos atos de coragem determinada colocada na prática. Esse tipo de renovação se mostra nas conseqüências do encorajamento recebido de Deus para realizar algum feito da vontade de Deus.

O Senhor Deus nos dá oportunidades para por elas demonstrarmos a nossa renovação de lealdade para com Ele. 2Sm 14.11. Esse versículo não está falando do reforço de um pacto com o reino sob a liderança do rei Saul. O reino ao qual o profeta Samuel está se referindo é o reino do domínio do Senhor Deus sobre o Seu povo. E mais diretamente quer dizer de um momento e  oportunidade apropriados no qual o povo recebeu uma renovação especial ao ouvir a chamada do profeta e ser liderado a firmar a sua lealdade respondente ao domínio do Senhor Deus.

O Senhor Deus nos restaura para Ele e renova os nossos dias. Lm 5.21. A renovação de Deus envolve também restauração. Nenhum deus, nenhuma força ou energia e nenhuma filosofia humana teriam essa capacidade de conjugar e convergir para si esses dois fatores no interior de uma pessoa. Restaurar o íntimo das pessoas e renovar os dias delas para trazê-las a si debaixo da mesma dedicação e apego como quando elas estavam nos seus primeiros passos de comunhão com o Senhor. Aqui estão duas lindas palavras trabalhando diretas e conjugadas: “restaurar” e “renovar”.

No texto hebraico original elas são respectivamente “eshib” e “chdsh”. A primeira com o forte sentido de reverter, retornar, recompensar, trazer de volta, responder. A segunda, com o de renovar, refazer, rejuvenescer, fazer novo outra vez.
O Senhor Deus nos faz renovar as nossas forças. Is 40.31. Esse lindo texto nos faz ver uma estreita ligação entre a ação de esperar e o seu efeito de renovação. A renovação de Deus também está ligada à esperança que temos e mantemos no Senhor nosso Deus. “Esperar” e “renovar”. Aqui elas estão interligadas, sendo a segunda o efeito da primeira.

No texto hebraico original elas são respectivamente “u.qui” e a segunda “ichliphu”. A primeira diz de uma ação contínua de esperar, e literalmente quer dizer de alguém que está se mantendo esperançoso, esperando, aguardando, se esforçando, se esticando, se estendendo, para frente. A segunda diz de uma renovação no sentido de um futuro com mudança de vigor, com variação de vigor, com um vigor diferente que passou por mudança.

A Palavra de Deus nos fala a respeito da renovação do nosso entendimento como sendo ela um agente ou veículo que nos leva à natureza e ao estado de transformação de nossa vida com o propósito de que por ela venhamos a experimentar a vontade de Deus para conosco. Rm 12.2. Podemos também rogar ao Senhor que Ele renove em nós um espírito reto. Sl 51.10.

No texto grego original ela é a “anakainosei”. Uma palavra que nos fala de uma ação de deixar para trás a velha natureza interior não-regenerada, deixar para trás a velha e estagnada mentalidade. Nesse texto, ela também quer nos dizer de uma renovação ligada ao que vamos conhecendo do Senhor a cada dia e que nos faz experimentar e viver o novo de Deus a cada passo que vamos dando para fazer a vontade do Senhor e nos tornando livres dos esquemas conformativos do mundo oposto a Deus.

Algumas vezes, em alguns lugares e por algumas pessoas, reside e predomina a grande dificuldade de alcançar o significado real e prático da renovação de Deus para nós. Imaginemos os choques e crises que ocorreram e se instalaram entre o encerramento da Velha Aliança e o início da Nova, mesmo depois do longo período centenário de silêncio intertestamentário de Deus para com os homens.
Imaginemos quão difícil fora para um sistema entrelaçado de cultura e religião, embasado em escritos milenares vir a conceber que estava se defrontando com a chegada do cumprimento de tudo quanto estava escrito e esse trazendo o novo sistema de Aliança não mais concentrado em leis e cerimônias e nem dominado por classes humanas privilegiadas dentro de uma tradição louvável, mas restrita e desafinada com os propósitos das já conhecidas e meditadas Escrituras Sagradas. Ainda restam muitas revelações a virem à luz, na medida em que o tempo passa e o cumprimento da Palavra de Deus transcorre e é percebido cada vez mais claramente.

Imaginemos em muitas igrejas, líderes nutrindo e conduzindo  velhos hábitos cerimonialistas e costumes desconcertantes e carrancudos de cultos permeados e sucumbidos de formalidades mecânicas e robóticas e de rotinas artificiais cultivadas pela mentalidade formalmente "culta", "estilizada", mas infelizmente engessada, de semana após semana. Enquanto assistem como expectadores um tanto atentos e um tanto frios aos seus liderados mergulhados no mover do Espírito de adoração ao Senhor Jesus. 

Imaginemos como fora o impacto de renovação no pentecostes, na ocasião da chegada do mover de Deus sobre um número de pessoas do povo comum todo junto e reunido, e de repente neles se vê e deles se ouve uma mesma mensagem em várias línguas distintas durante um período de festas nas quais estavam presente gentes de várias partes do mundo ouvindo-a em sua própria fala. 

Imaginemos a liberdade de acesso livre e informal, assim também como das considerações que algumas classes de pessoas passaram a ter depois que o véu do templo se rasgou de alto abaixo, e chegou a Nova Aliança trazida pelo Filho de Deus, o Senhor Jesus, o Messias esperado entre os homens. A nova e eterna aliança em Cristo Jesus.

Que a benção da renovação segundo a Palavra de Deus seja perene e permaneça transformando velhas vidas e velhos pensamentos. Que a bênção da renovação segundo A Palavra de Deus arrebate a formalidade fria, fosca, farisaica e estéril de muitas mentalidades. Que a bênção da renovação segundo a Palavra de Deus seja percebida, buscada e alcançada por todos os santuários que se reúnem para adorar ao Senhor Jesus e a Ele prestarem culto debaixo do mover e da direção do Espírito do Senhor.

Aproveitemos com equilíbrio, coerência e consistência a bênção da renovação segundo a Palavra de Deus.
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos