WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CUIDADOS COM O SEU NOME.


CUIDADOS COM O SEU NOME.
Quanto vale o seu nome?
O nome de uma pessoa é o bem mais precioso que essa possui além de sua saúde e de seu bem-estar pessoal. O nome de uma pessoa fala muito sobre ela mesma. O nome de uma pessoa faz representá-la. Por causa de um nome, pessoas já foram influenciadas, batalhas já foram travadas e guerras já foram estabelecidas em teatros de operações.

Um nome pode atear fogo numa guerra ou pacificar corações. Um nome pode causar afastamentos, mas também pode influenciar ou trazer aproximações. Um nome pode causar ojerizas, mas também pode atrair simpatização e admiração. Um nome pode fazer erguer explosões de aplausos e brados, mas também pode atrair enxurradas de vaias e xingamentos.

Nos tempos bíblicos, o nome de uma pessoa revelava a sua identidade pessoal. Estava relacionado com algum fato de sua vida. Cada fato considerado relevante na vida de uma pessoa poderia lhe trazer uma mudança de nome.

Podem existir mais de uma pessoa que portem um mesmo nome, entretanto ainda assim cada uma delas possui suas referências e identidades próprias. Homônimos possuem um mesmo nome, e é sempre possível o nome de um lembrar fatos da vida de outros em razão do nome que possuem. Vezes por outras se encontra pessoas que sentem vergonha de seus nomes. Outras mudam seus nomes dos registros humanos, mas mesmo assim os rastros do nome anterior seguem ao atual. Entre os homens, o ato de mudar seus nomes não significa mudança de caráter, muito menos de personalidade e tampouco de seus “modus operandus”.

No mundo antigo e até a algumas décadas passadas, o zelo e o reconhecimento eram fatores muito bem observados pelas pessoas em relação aos nomes. A começar ser muito mais pelos próprios donos de seus nomes. O nome chegava a ser parte integrante de sua honra pessoal. Já houve um tempo em que o nome de uma pessoa conferia garantias e corroborava negócios e atestava declaração de fiança. Houve um tempo em que os nomes João era inconfudivelmente João, Onofre era realmente Onofre, Margarida era de fato Margarida e Rosa era notavelmente Rosa.

Já houve tempo em que se prezou mais pelos nomes. Houve um tempo em que um nome descia do trono e chegava à lápide com os mesmos brios e brilhos. Chegamos a um tempo em que tanto faz ter o nome na calçada da fama como tê-lo nas páginas do vício e da miséria. Chegamos a um tempo em que tanto faz ter o nome no rol de respeitosos e ilustres como tê-lo no arrolamento do crime e da contravenção. Por vezes essa avalanche de indiferenças produz e promove a desconfiança total e completa com relação a pessoas, coisas e setores da vida. Pessoas usam de cargos e funções com o fim de escudarem seus nomes, mas que pena que cargos e funções passam e caem de mãos em mãos e nos finalmente sobram e restam apenas os seus nomes.

Muda-se o nome do produto desqualificado na tentativa de salvar o nome e a qualificação do produtor. Dá-se nomes de figuras famosas e entidades veneravelmente temidas a pessoas populares na tentativa de tornar estas em réplicas publicamente assemelhadas a aquelas. Setores e empreendimentos da vida mudam de nome tal qual mudam-se os nomes de pastas e cremes e de sabão e  sabonetes e detergentes. Enfim, uns mudam seus nomes mas continuam na mesma sujeira e outros têm os seus mudados e permanecem mantendo a limpeza.  

Com o passar dos anos, muitas mentes foram tomadas de assalto por elementos estranhos. E valores passaram a ser agressivamente invertidos e questões de respeito, responsabilidade e relevância de um nome perderam seu trono de referências. Passaram a ser assemelhadas às folhas descartáveis com as quais se embrulhava pães. E assim, chegamos ao tempo no qual marcas de papel higiênico conferem mais referência e promovem mais respeito do que o nome de pessoas.

Diariamente, nomes se levantam e nomes se destroçam. Nomes são exaltados e nomes são abatidos. Nomes fazem declarações a outros nomes e nomes incriminam e enlameiam outros também. Nomes ganham e recebem brilhos e nomes obscurecem e ofuscam outros nomes. Nomes surpreendem e fortalecem a outros nomes e nomes aviltam e enfraquecem outros nomes. Diariamente, nomes descem aos calabouços e às grades e nomes são erguidos das sarjetas e dos monturos. Nomes naufragam e soçobram nas praias da vergonha e nomes navegam e singram mares de sucesso.
Com tudo isso, algo importante e relevante bem se pode ser sugerido. Cuidado com o seu nome. Não ponha o seu nome ao lado de nomes desconhecidos e imerecedores a estar ladeado do seu. Zele persistentemente e cuide bem do seu nome. Ainda vale muito prezar e manter o valor, o zelo, o reconhecimento e a honra de um nome. Quanto vale o seu nome? Vale um preço impagável ou custa apenas ninharias desprezíveis? Vale uma vida toda de verdadeira honra e transparência, ou custa apenas momentos de vergonha e obscuridade? Não seja imprudente e imprevidente quanto ao uso de seu nome. Não permita que seu nome se faça em nome artístico e muito menos em nome fantasia.

Cuidado com o seu nome!
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos