WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ANDANDO EM CÍRCULOS.


Andando em círculos.
Um grande perigo na caminhada da fé.
Um dos detalhes na caminhada dos israelitas do tempo de Moisés, no seu êxodo do Egito a Canaã, consiste no fato de haverem andado em círculos no deserto. Foram libertos do Egito por Deus com Sua mão forte. Saíram em retirada e passaram boa parte de sua caminhada atravessando o deserto. Todavia uma marcha andando em círculos.

A vida natural mostra os seus mecanismos de seleção, assim como também revela instrumentos e meios de disciplina. E o andar em círculo, quando determinado por Deus, obedece a princípios disciplinares e visa propósitos formativos estabelecidos ou designados por Ele.

Perigoso se torna quando mesmo andando em círculos não se discerne bem os passos de Moisés e nem se põe a se espelhar nas atitudes de Josué e de Calebe. Seus passos e atitudes possuem muito conteúdo e profundas lições espirituais a oferecer.

Nenhum de nós se contentaria em passar pela difícil e ardil experiência de andar em círculos, sabendo que assim está vivendo, durante longos anos sob condições adversas. Deus foi com o Seu povo escolhido, mas a caminhada no deserto também foi escolhida por Ele. Afinal, para singrar vales, subir montes e atravessar mar, rio, desertos e planícies requer perseverança de ânimo disciplinado e um olhar decidido e determinado a chegar em Canaã.

Difícil é perceber e compreender alguns fatos da vida. Todavia muito mais ainda se torna o aceitá-los. Olhando para aquela trajetória e a forma como aquele povo se conduziu, percebemos como é possível hoje tantas vidas da mesma maneira andarem em círculos durante as suas jornadas de fé estando na Casa do Pai.

Andar em círculos por estar movido por iniciativas próprias sugere estar debaixo de riscos, embaraços e perdas ao ficar rodeando em torno de certas coisas e/ou certos lugares.   

Nota-se claramente que assim como aqueles israelitas do Êxodo, boa parte de crentes hodiernos estão andando em círculos em áreas de suas vidas, por tantos motivos e razões dos mais diversos que os alcancem a nossa capacidade imaginativa. Uns debaixo da disciplina de Deus, mas outros movidos por motivações insensatas e intenções obscuras e insipientes.

Alguns rodeiam em círculos pelo fato de haverem se perdido no labirinto da indisciplina nos seus diversos setores. Indisciplina se correspondendo com a indisciplina. Outros por terem deixado de identificar o momento e a direção certa designados por Deus, suicidam suas capacidades, habilidades, talentos e sonhos. Medos e incertezas mantendo almas em cativeiros afetivos, funcionais, posicionais e tantos outras considerações condicionantes. Ainda outros por haverem sucumbido no marasmo das conformidades e no lúgubre pântano da mesmice e da chantagem, tornam suas vidas como objeto do automatismo religioso.

E não obstante a esses, alguns transitam em parte de suas vidas preciosas andando em círculos por haverem cedido aos assédios das ambiências, dos brilhos ilusórios do favoritismo pretensioso e das conveniências dos ajuntamentos e dos engodos do oportunismo fútil, feio e fétido.

Quantos andam em círculos arrastando-se pelas areias das obrigações religiosas e afogando-se nas praias da mediocridade religiosa. Outros andam em círculos por estarem sempre desejosos pelas cebolas e pepinos do Egito que ficou para trás. Ambos não enxergando o agir de Deus e nem as promessas atinentes à Canaã, são vencidos pelos males do imediatismo e caem no desânimo fatídico, no cansaço assolador e no enfado arrefecedor da fé.   

Quem transita em círculos na caminhada da fé se deixando ser levado por exemplos desfocados vividos no meio das multidões está sob riscos de perder oportunidades, é tentado a se tornar em amante da frouxidão. Outros pelo afoitamento imprudente, são picados pelas serpentes ocultas nas areias da murmuração. E por perda de sensos e por insensibilidades, outros até chegam a tristemente perder suas vidas tragadas por ninharias ocultadas e escondidas debaixo de suas tendas.

Quem anda em círculos na jornada da fé sufocado no covil do imediatismo e afogado no mar da impaciência, corre os sérios riscos de perder de vista os propósitos de Deus e insuflar outros a ofertarem construções e cultos a bezerros de ouro endeusados pelas agências e centros de espetáculos a eles. O andar em círculos na caminhada da fé pode também revelar a incredulidade e acentuar a perda de esperança.
 Um longo período andando em círculos na caminhada da fé pode revelar o excesso de fragilidades culposas, mas também pode apontar a morada do abuso da insensatez dolosa. Alguns andam em círculos na caminhada da fé por haverem se entregue a associação com o brilho promovido pela indústria da impiedade. Enfim, o andar em círculos na caminhada da fé pode levar vidas incautas e imprudentes a se identificarem e se afeiçoarem com as sórdidas misturas e mazelas do Egito espiritual e querer com elas infiltrar a Casa do Pai.

Quase sempre no momento em que se percebe que está andando em círculos na caminhada da fé, mostram-se os os veios do desespero, os enxames de frustrações e decepções e eclodem os choros e lamentos. Quanto mais se anda em círculos, mais guerras se enfrenta, mais tempo se despende em trechos árduos e em labores penosos, mais vulnerável se torna ao processo do arrefecimento da fé e exposto se faz aos engodos do pecado. É preciso se fortalecer no Senhor e na força do Seu poder para atingir os oitenta e um anos de Cabele sob o marco da perseverança, da esperança e das convicções de fé.

Hoje quase tudo ao redor está com seus produtos à mostra nas suas vitrines sugestivas e inebriantes, cujo fim é influenciar, assediar, tentar e levar os filhos da Casa do Pai a, além de andarem em círculos na jornada da fé, ficarem marcando passo no mesmo lugar olhando para os lados, com ouvidos surdos aos toques da corneta celestial e sem forças para romperem marcha em frente.    

Hoje a voz forte e mansa, firme e exortativa do Senhor nosso Deus pode estar aconselhando a deixar de andar em círculos durante a jornada de fé. Pode estar despertando para os perigos de um andar em círculos na caminhada da fé. Deus pode hoje estar recomendando a cada um se manter firme e paciente na caminhada da fé, ainda que esteja sob os cuidados e favores da disciplina de Deus.

Não nos venha permitir a tirarmos os olhos do Autor e Consumador da nossa fé! Permaneçamos marchando ativa e determinadamente! Não nos deixemos ser engodados e iludidos pelos brilhos temporais e passageiros de um andar em círculos aparentemente promissor durante a jornada da fé! Nenhum de nós precisa voluntariamente se dar ao terrível trabalho de ficar pisando no mesmo lugar marcando passo no deserto, ou nele andando em círculos.
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos