WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

MISSÕES: leve a sério!


Missões.
Leve essa tarefa essencial a sério!
Nas décadas de 80 e 90 o espírito missionário inspirou e impulsionou milhares de milhares dos filhos da Casa do Pai em nossa nação brasileira. A tônica tomou uma força espetacular e impactante sobre muitos corações de servos do Senhor Jesus. Houve notoriamente um mover do Espírito de Deus que marcou inúmeras vidas. E alguns movimentos e campanhas de cunho missionário decolaram e tomaram força e garra e seguiram com afinco em levar a preciosa semente a povos e lugares de perto e de longe.

Apesar de todos os riscos, as precariedades e limitações naquelas décadas, as escolas de formação de missionários assumiram intrepidamente o compromisso áureo com o IDE ordenado pelo Mestre. Até mesmo inúmeros recém decididos e abraçados pela fé em Cristo receberam a forte e intensa convicção do Espírito de Deus para um envolvimento mais efetivo e direto na obra missionária naqueles anos.

Em razão de algumas deficiências aceitáveis à época e de algumas dificuldades que tabulavam limitações, muitos voluntários aos campos missionários saiam dos cursos de Missões com uma bagagem até então ainda muito elementar na época. E muitos missionários livres e voluntários intrepidamente desbravaram rincões longínquos e inóspitos sem qualquer preparação formativa e com quase ou nenhum suporte informativo. Era patentemente percebido que todos tomavam rumos unicamente e apenas apoiados no chamado, na graça do Senhor e nas promessas declarativas da Palavra de Deus.

Não demorou muito para as nuvens de difamações inconsistentes e críticas ressentidas e infundadas sobreviessem aos que haviam se lançado a gastar suas vidas na tarefa suprema da evangelização de lugar em lugar e de povo a povo. De certo que aproveitando-se de algumas facilidades e da boa fé de outros, alguns falsos crentes assumiam falsa identidade de missionários e apareciam sazonalmente em algumas regiões. Os desacertos e prejuízos localizados, promovidos por estes últimos, foram ínfimos em relação aos grandes sucessos e avanços da obra missionária.

A obra de Missões não contava com os arrojos potentes e incrementos velozes das tecnologias e nem da contribuição das estratégias do marketing e da publicidade. O que mais marcaram aqueles dias na obra missionária foram o amor ao Mestre e às vidas perdidas, o destemor, a intrepidez, a consciência de um chamado, a determinação para uma tarefa, a liberalidade e a voluntariedade, tanto de quem ia como de quem ficava apoiando.

Na obra missionária, as dificuldades e os desafios sempre foram e permanecem os mesmos. Salvo algumas facilidades eventuais e temporárias, dificuldades são minimizadas e desafios se tornam amenos. Na obra missionária, as garantias humanas precisam ser levadas a sério, todavia por vezes elas apresentam suas falhas em vista das suas limitações e de algum entendimento raso.

Os anos se passaram, e o fervor produzido pelo espírito missionário foi sendo arrefecido nos corações e abafado por muitas lideranças. E Missões em alguns arraiais passou a ser apenas uma lembrança em murais e uma programações em cultos rotineiros. Uma tentativa de aplacar a consciência e se entrincheirar em justificativas quase nada convincentes.

Ademais o sono espiritual foi vencendo muitos corações, e esses ao pouco caso, e aos poucos foram levando vagarosamente a obra missionária ao descomprometimento e à negligência. Uns se enveredaram em projetar aquele fervor em busca de tirar proveitos para si próprios. Outros foram infectados pelo vírus da vanglória e da imitação dos sistemas do mundo. E aquele espírito missionário veio lentamente sendo ameaçado pelo espírito de ostentação fomentado pela sede de status e pela fome de poder.

E aos poucos o espírito da ganância e da inveja foi inoculando o terrível veneno das cismas e dos medos contra aqueles missionários preparados nos bancos das escolas de missões que estavam sendo bem sucedidos nos campos de Missões. Alguns, por ordem natural do desenvolvimento das circunstâncias e sob o favor da boa mão do Senhor Deus haviam fixado residências com suas famílias nos lugares aonde foram enviados. E a insatisfação tola e as suspeitas pouco inteligentes foram os instrumentos do diabo para estancar investimentos, desterrar ou abandonar não poucos daqueles missionários já estabelecidos e consolidados. E assim como a obra missionária sofreu pelas próprias mãos daqueles que haviam se envolvido nela.

Por outro lado, o espírito do preciosismo e do ressentimento acendeu ferrenhas nuvens de críticas de desmerecimentos e desconstrução contra o trabalho que vinha sendo efetuado pelos missionários livres voluntários, assim como difamações apimentadas pelo orgulho soberbo contra a pessoa deles. Alguém chegou a criar uma classificação lúgubre e infame que punha divisão entre missionários.  Assim, intrigas, abandonos, descasos e desrespeitos aos poucos foram cooperando com o diabo para que aqueles voluntários livres viessem a sofrer discriminação e constrangimentos e com isso fossem por algum motivo afastados da nobre tarefa da evangelização.

Hoje estamos numa época, na qual os cursos de Missões estão extremamente acessíveis. Os meios e recursos para Missões estão batendo às nossas portas e entrando em nossos lares através da difusão e divulgação pelos meios de comunicação. As facilidades estão sobrepondo e ultrapassando as limitações que haviam no passado. As estratégias, os planos e os projetos de Missões estão cada dia encontrando novas formas de atuação com aplicações inovadoras e promissoras.

Com exceção aos que seriamente, definidamente e transparentemente estão de fato fazendo Missões acontecerem, o fervor e os propósitos originais de Missões vêm ainda sendo substituídos por euforias culturais e oportunismos monumentais. E ao invés de trazer de volta aquele fervor e reavivar o espírito missionário verdadeiro com comprometimento e firmeza de propósitos, algumas mentalidades parecem estar apenas instigando os filhos do Reino a apenas viverem de ajuntamentos rotulados com divisas de Missões.

Muito movimento e poucos missionários. Muitas luzes, brilhos e holofotes e também muita escuridão densa, muita dubiedade, muita matização e muita maquiagem. Muitos discursos otimistas e falas artísticas e poucas mensagens inspiradoras a Missões. Enfim, grandes e terríveis prejuízos vêm riscando os ares já de algum tempo, distraindo e desfocando a igreja do Senhor Jesus de sua missão de fazer Missões.

Não por poucos, tem se notado que salvo exceções, parece que algumas mentes não estão levando de fato a tarefa de Missões tão a sério como deveriam. Algumas delas parecem vir tentando apresentar justificativas contumazes para falta de envolvimento em Missões. Outras parecem apresentar os mais diversos mecanismos de substituição do foco principal e primordial de Missões, se afastando para superficialidades e artificialidade, cujas artes não passam de fantasias missionárias rasas e ocasionais e de exposição de artefatos souvenires e de discursos técnicos que apenas lembram países e revivem passados de Missões.

E até quando mentes vão transitar nas ruas de ilusões culturais e viajar nas estradas de recordações estáticas e nostálgicas sendo rasas em Missões? Até quando mentes vão apenas se manter conformadas com discursos e estatísticas nas tribunas e bandeiras, faixas e flâmulas nas paredes dos templos? Até quando mentes vão se fazer pouco responsáveis com os recursos destinados a Missões? Até quando mentes vão construir e embelezar paredes e muros, enfeitar murais e continuar de olhos fechados para real e verdadeiramente fazer a tarefa de Missões?

Naquelas décadas citadas se tinha missionários, quer academicamente preparados ou quer voluntários livres. Com ou sem garantias humanas, eles singraram mares e desbravaram terras. Sob ameaças de abandono ou de desterros, ou sob nuvens de críticas ou de falsos testemunhos, com poucos investimentos, aqueles bandeirantes de Missões não deixaram passar as suas oportunidades.

E hoje, cumprir a tarefa de Missões tem sido símbolo de contratos e requisição de garantias. Em muitos rebanhos, oferece-se facilidades, apoio, recursos e nem preparados e nem voluntários livres aparecem de sã consciência e convicções para fazer a tarefa missionária. As prioridades pessoais e particulares estão sendo fortemente desafiadas pelas leis da sobrevivência. Aqueles que possuem chamadas específicas, capacitados, habilitados e vocacionados para Missões são literalmente abandonados, rejeitados e refugados, em vista de tantos motivos feios e banais que não valem tomar espaço. Os compromissos e intenções têm suplantado, abafado e desviado os deveres para com a obra de Missões.

Hoje, bem mais que no passado, temos mais mestres, professores e cátedras em assuntos de Missões. Bem mais que no passado, temos à nossa disposição uma infinidade de recursos literários atinentes a Missões. Muito mais que no passado, temos mais escolas e cursos de Missões nas diversas formas de realizá-los. Enfim, temos muitos recursos, mas pouco empenho e pouquíssimos empenhados em Missões.

Contudo, por outro lado existem ainda pouquíssimos missionários apoiados efetivamente pelas lideranças dos rebanhos. E alguns deles padecendo privações, em vista dos descasos por parte de quem os tem enviado. E os candidatos a Missões e os missionários voluntários livres infelizmente com mais frustrações e decepções sobre suas próprias lideranças e rebanhos. Muito mais que no passado, tem se demonstrado menos compromisso, menos determinação, menos coragem, menos envolvimento real e verdadeiro. Muito mais do que no passado, hoje temos mais e espetaculares painéis, banners extraordinários e bandeiras inspiradoras. Igrejas engordam em eventos e programações voltados para si e emagrecem em efetivo engajamento em Missões.

Mas onde estão o comprometimento e os missionários?  Onde estão o fervor e o compromisso efetivos com a tarefa de Missões? Onde estão os investidores de risco em Missões? Onde estão os preparados e teóricos de Missões? Onde estão os voluntários livres para levar adiante a tarefa de Missões? Onde estão a seriedade, a consciência sobre a tarefa missionária e a firmeza de propósitos para Missões?
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos