WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

SEMEAR E COLHER.


Semear e colher...
Dois fatores marcados de segredos.
Um dos textos bíblicos que nos dá uma visão básica sobre a lei da semeadura e da ceifa quanto ao bem ou mal que fazemos aos outros, está registrado em Gálatas 6.7 - "Pois o que o homem semear, isso também colherá".

Tomar esse texto ao pé da letra, sem refletir nos seus contextos e implicações, seria assumir lugar de ignorância intolerante quanto a muitas coisas que nos circundam indiretamente e outras que ocorrem conosco diretamente.

É preciso ser sóbrio na semeadura. Mas também é necessário se manter inteligente, sábio, sensível e equilibrado diante das coisas que nos ocorrem na colheita. Há a possibilidade e a probabilidade da ocorrência de desacertos durante alguma semeadura. Se fazem mais felizes aqueles que se empenham a tempo das oportunidades lhes manterem abertas as portas de consertos antes que lhes cheguem a colheita do que semearam.

Nem sempre durante o calor da semeadura as conseqüências são refletidas no que pode sobrevir quando chegar a colheita do que plantou. Quase sempre o momento da reflexão só aborda com mais contundência exatamente no momento da colheita. E a volta aos momentos da semeadura leva à conexão de detalhes entre o que se faz e que se recebe. Afoitamentos e impetuosidades podem interferir numa semeadura e apontar para uma colheita má ou insatisfatória.

Nem toda semeadura é aproveitada por quem recebe e colhe dela. Há vezes que se semeia muito, e existem tempos nos quais se semeia pouco. E há vezes que se semeia muito e lamentavelmente disso se colhe pouco. Quantas vezes o que se semeia vem a ser uma colheita sufocada, queimada, é mirrada. Mas por outro lado, quantas vezes o que se semeia vem a produzir uma colheita com frutos promissores e de contentamento.

Durante o tempo da semeadura muitas coisas parecem se inter relacionarem de tal forma que surgem um conjunto de circunstâncias que também parecem todas estarem ligadas a um mesmo tronco, a um mesmo cerne, a uma mesma causa. Todavia, nem sempre é assim. Em termos humanos, um círculo se estabelece quando se copia ou se viabiliza a continuação seqüencial de uma semeadura ou de uma colheita.

Quanto à semeadura e a colheita, alguns segredos devem ser conhecidos e levados em conta, a fim de que não sejam atribuídos pesos injustos e medidas erradas a uma semeadura ou a uma colheita.

E começo por trazer o primeiro deles - Toda semeadura também é motivada por uma causa. Quer seja interna, ou de caráter e por influência externa. Nem tudo que é semeado tem relação de causa em si mesmo. Há semeadura que é efeito ou resposta de colheita feita por si ou por outrem. Existe semeadura motivada por horrendas e vergonhosas colheitas, mas também há colheitas que inspiram e encorajam a colheitas valiosas e valorosas. E um dos maiores problemas nisso reside em tirar o foco de sobre a colheita e concentrá-lo como causa a semeadura.

Da mesma forma como alguém está colhendo do que semeou, outrem também está semeando em cima de colheita que de alguém recebe.

Além desse, o segundo deles - Nem tudo que se colhe é fruto da semeadura de que se faz. E aqui está um campo em cujos espaços não chegam a inteligência e o conhecimento humanos. Há vezes nas quais as feridas raspadas com cacos de telha não declaram ser fruto de uma semeadura de que se tenha feito. Nem sempre se desce humilhado e de vestes rasgadas ao chão e às cinzas em função de alguma semeadura de que se tenha feito. Olhe para o Livro de Jó. Como também, não se pode fechar os olhos para a verdade do joio que é semeado por outra mão que não foi a mesma que semeou o trigo.

Podemos colher da semeadura de outrem por estar andando juntos no mesmo caminho com ele. Desferir julgamento sobre a colheita de alguém é um ato de juízo perigoso e torna-se por vezes uma demonstração de loucura, de insensibilidade e de insensatez. Julgar colheita de alguém segundo frias letras tradicionais de que se conhece de juízo próprio ou lógico de que se faça, não é coisa de sanidade e muito menos de um coração temente a Deus. Nem tudo que semeamos colhemos sozinhos, e nem tudo que alguém colhe foi semeado por si mesmo. Existe semeadura que atinge até mesmo pessoas distantes que podem vir a colher das mesmas coisas de quem semeou, quer sejam boas, quer sejam más.

E por fim, o terceiro deles – Existem o que planta e o que rega. Sempre há de ser encontrado tanto aquele que planta, quanto aquele que rega o que foi plantado. Há o que planta e por forças de interesses ou intenções próprios, ele mesmo planta e rega. E existe aquele que apenas rega o que outro plantou. Há pessoas que cultivam, ou contribuem para regar, o que outras semeiam.

Existem pessoas ao lado de outras somente cuidando do que estas já estão colhendo. É preciso ser suficientemente sábio, sensível e sensato para identificar, preservar e suportar quem está posto ao nosso lado para tal. Entre essas, estão as que muito fazem para ajudar e manter acesa a permanência dos frutos de uma colheita boa, saudável e edificante. Mas por outro lado, entre essas existem aquelas que nada fazem para que a colheita ruim seja abreviada e suas dores sejam aliviadas e minimizadas. 

Que papel você tem desempenhado na semeadura e na colheita? O que você está colhendo foi o que semeou? O que você semeia vai ser colhido somente por você? Você está semeando em resposta a colheita de outrem? Você está semeando o que pode lhe satisfazer e também a outros na colheita? 
Cuidado com o que você semeia, e seja sóbrio para identificar o que colhe. 
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos