WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROSPERIDADE MATERIAL


Prosperidade material.
Perigos que poucos enxergam.
Estamos nos dias de intensa busca por prosperidade material. Os medos, a instabilidade e os riscos das escassezes estão fomentando a canalização de esforços na procura acirrada em direção a conceitos, métodos e princípios que instruam ao alcance de prosperidade material segundo a visão humana.

As influências nutridas pelas correntes de pensamentos materialistas estão engodando e bombardeando não poucos corações. Justificativas já sentam nas poltronas com nada mais do que argumentos requintados pelo toque da inteligência humana aplicada à ganância insana e à insatisfação soberba e ansiosa. E em meio a essa guerra de confusões, os diversos questionamentos eclodem buscando respostas seguras e consistentes.

Desejos ávidos, contrastantes e conflitantes com a Palavra de Deus tentam por em práticas habilidades equilibristas a fim de se sustentarem de pé. Algumas mentes objetivam os seus deleites próprios, e para buscar respaldo que se aplaque as suas consciências, tentam usar o texto bíblico a fim de ocultarem os seus reais interesses. Na verdade algumas pessoas o mais que desejam é entesourarem garantias através de bens terrenos para si mesmas, para suas famílias e parentela, muito embora não o confessem abertamente.

Nos seus conceitos basilares, prosperidade significa ter progresso, ter bons resultados, ter desenvolvimento com êxito. No conceito bíblico veterotestamentário, a palavra prosperidade traduz a hebraica “tsalach” ou “tsaleach”, do texto original. E significa basicamente impulsionar para frente, ir adiante, ultrapassar, vencer, fazer ser proveitoso, útil, lucrativo, vantajoso, abundante, ter sucesso e vitória.

No sentido bíblico neotestamentário, a palavra prosperidade traduz a “euporia” e a “euodóo”, do texto original grego. E significa facilidade, fecundidade e plenitude de bens e riquezas.

A Bíblia Sagrada é favorável à prosperidade. E do ponto-de-vista bíblico, prosperidade não é fruto de mágicas, de surgimentos relâmpagos e momentâneos. Prosperidade é fruto de trabalho consistente e capaz, somado com esforços, inteligência, empreendimento, coragem, determinação e oportunidades. Tanto religiosos como irreligiosos podem prosperar na ordem natural das coisas.

A verdadeira prosperidade consiste em estar sob a bênção e o favor do Senhor Deus. Ele é quem faz prosperar. O Senhor Deus é a Fonte da prosperidade. Sem a bênção e o favor de Deus, prosperidade material é apenas um ajuntamento de bens, cujo peso é somado a medos e riscos. Deus faz alguém prosperar, ir bem, ter sucesso, ser bem-sucedido, em qualquer lugar ou circunstâncias. E isto não se resume em apenas algo traduzido em bens e patrimônios físicos. Toda prosperidade traz consigo as suas responsabilidades. 
É larga a possibilidade de um coração vir a ser inebriado e embriagado pela prosperidade material, e com isso se tornar irresponsável consigo, com outros, com o meio e com o tempo. Existem os perigos da prosperidade material, e muitos não os percebem.

1 – Esquecer-se do Senhor. Dt 6.10-12. Esse é um dos perigos fatais. Esquecer-se de Deus é se fazer candidato a ser lançado no inferno. Sl 9.17. A prosperidade material pode conduzir um coração à ilusão de viver regaladamente estribado em sua independência de Deus. Ela causa forte e tamanha dificuldade para se crer na soberania do Senhor Deus e reconhecê-lo como o Todo-poderoso que Ele é. Tanto a abundância como a escassez de prosperidade material podem levar uma pessoa a esquecer-se de Deus.

2 – Revolta contra Deus. Dt 32.15. Esse é outro perigo da prosperidade material. A abundância de prosperidade material certamente conduz à saciedade. E uma vez vivendo no costume da saciedade, aparece ao coração a tentação para a rebeldia, para a revolta. Lamentavelmente essa tem sido a realidade de não poucos que atingem a abundância de prosperidade material. Ao momento que estão gordos e fartos, passam a dar pontapés e coices no Abençoador. Alguns abandonam lentamente e outros estrategicamente rejeitam a Deus. Tanto a abundância excessiva quanto a escassez ferrenha podem levar um coração a se revoltar contra Deus.   

3 – Perdição. Pv 1.31-32. Além dos anteriores, mais esse perigo da prosperidade material ronda os corações. Não tem sido distante o histórico de perdidos em conseqüência da prosperidade material. A diferença é que alguns mergulham declarativamente na perdição e se evadem e distanciam de Deus, enquanto outros levam a vida fazendo meia pausa entre o ora estar longe e ora tentar passar uma fachada de que está perto do Senhor. Salvo exceções conhecidas e comprovadas, aparecem perdidos fora e perdidos dentro dos arraiais do Senhor.

4 – Negação de Deus. Pv 30.9. Ainda outro perigo da prosperidade material é o da negação a Deus. Aqui está um dos mais enganosos perigos, posto que ele não chega de repente. A negação a Deus inicia-se num caminho com passadas que dão acesso à ante-sala dos questionamentos até chegar ao cômodo final no qual as respostas deságuam na conclusão de que não seria mais necessário o servir a Deus e nem O reconhecê-lo. 

5 – Desvio da fé. 2Tm 6.10. Por fim, surge outro perigo da prosperidade material. Não poucos são os defensores da prosperidade material. Um disfarce para amparar a cobiça e a ganância é tentar incutir nas mentes a obrigatoriedade de adquirir prosperidade material por qualquer e todos os meios, não sendo levado em contas qual sejam eles. O desejo pelas riquezas é uma armadilha com paredes de prata e portal de ouro. De fora não se consegue perceber os tormentos e sofrimentos que estão dentro dela. E o perigo se torna mais claro depois que nela já caiu, restando os últimos passos para o desvio da fé. Nem sempre os que desejam prosperidade material percebem que esse desejo na verdade é uma paixão e logo em breve se transformará em amor ao dinheiro.
Assim sendo, fica de bom proveito perceber e refletir melhor no que registrou o sábio Salomão nas fases de sua vida de experiências. Jamais seria dispensável o olhar para as experiências vividas por Moisés e pelo povo de Deus durante a caminha no deserto em direção a Canaã. Não se pode esquecer e deixar passar os dias vividos por José na terra do Egito. Seria de bom alvitre tomar algum tempo para meditar no que Asafe expressou em dois dos salmos escritos por ele. Salmos 73 e 74.

Não seria demais dirigir-se a refletir nos escritos do apóstolo Paulo quanto a convivência e administração de prosperidade material. Finalmente, jamais podemos desprezar as palavras do Senhor Jesus, o Filho de Deus, a respeito dos perigos da prosperidade material. Quanta gente abaixa a cabeça e literalmente sai da cena quando é confrontada com a exigência da tomada de decisão em servir a um só senhor. Prosperidade material quando não está a dispor dos propósitos de Deus, é semelhante a um animal bravo e descontrolado, cujas rédeas se perdem do controle daquele que o possui.
PbGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos