WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sábado, 6 de julho de 2013

LEVITAS OU ESTRELAS?

Levitas ou estrelas?  
Um pouco mais além do trivial...
Deus sempre escolhe, designa e prepara pessoas para realizarem trabalhos específicos na Sua obra. Deus sempre investe em pessoas com os fins de que estas realizem obras para as quais lhes confia a que Seus propósitos sejam executados. Estas são verdades contra as quais não se pode contestar. Não podemos escondê-las e nem nos esquivar delas. Elas estão nas páginas das Escrituras Sagradas.

O fato dessa escolha não concentra o ponto principal nessas pessoas. Não são elas o centro das atenções. Não são elas o ponto convergente. Elas são, e apenas são, vasos, instrumentos, servos, empregados na causa do Mestre, cujo propósito principal é de que sendo usadas por Deus elas sejam também motivos que cooperem na glorificação e adoração ao Eterno Deus.

Sabemos que Deus é a Fonte. Ele é a Causa Única. E o elemento humano apenas é o vaso de barro tão frágil, limitado e vulnerável quanto dependente é. Cada pessoa escolhida por Deus precisa entender a sua posição e compreender os fatores da sua missão.

A Bíblia Sagrada fala dos levitas. A tribo de Levi. Os descendentes de Levi. As três divisões dos levitas eram os gersonitas, os coatitas e os meraritas. Nm 3. Aquele povo tem muito a nos ensinar. Que podemos apreciar e aprender daquelas pessoas escolhidas e designadas por Deus para realizarem Sua obra?

1 - Foram escolhidos por Deus. Nm 1.47. Esse fato joga por terra todo e qualquer outro elemento autor ou fator externo dessa escolha. Foi Deus quem os escolheu. Por qualquer coisa que lhes acontecessem, os levitas tinham comprovadamente a sua confiança somada à convicção de que sua vida tinha um compromisso íntimo e interligado com Deus, e que suas vidas dependiam diretamente de Deus.  

2 - Pertenciam exclusivamente ao Senhor. Nm 3.12. Esse fato nos desperta a perceber que o ponto mais alto dos levitas em suas responsabilidades gerais se concentrava e se dirigia prioritariamente ao Eterno Deus. Eles sabiam que tinham contas a darem diretamente à Aquele que os escolheu. Eram possessão exclusiva de Deus para usarem suas vidas inteiramente nas coisas de Deus e gastarem os seus anos de vida para Deus.

3 - Foram dados ao sumo sacerdote. Nm 3.9. Esse fato dizia a respeito do elo de submissão, de sujeição, dentro de uma cadeia de atividades e tarefas cooperadas em conjunto. Sua escolha por Deus não lhes dava crédito de autonomia isolada a fazerem o que bem entendessem nas suas posição e missão. Nem lhes tornava intocáveis, alheios, e muito menos gente egoísta, soberba, avarenta e arrogante.

4 - Cuidavam da casa de Deus. Nm 1.50. Esse fato deixa claro que suas posição e missão tinham a finalidade mor especial de zelar pela casa de Deus. A razão de ser e existir dos levitas não estava voltada para si mesmos. A finalidade de sua escolha estava estampada em um fator singular preponderante – cuidar da casa de Deus. O melhor de seus resultados não concentrava nos holofotes humanos sobre si, e sim na aprovação de Deus sobre o incenso e o fogo com os quais serviam diante da luz do Eterno.  

5 - Levavam os utensílios do santuário. Nm 1.50. Esse fato fala de algumas de atribuições especiais interiores que faziam parte de suas tarefas dentro da casa de Deus. O que estava dentro da casa de Deus para ser usado no serviço de Deus tinha quem lhe fosse por responsáveis diretos. Havia um “link” interativo entre o bem material da casa e o elemento humano designado para dele zelar permanentemente.

6 - Desarmavam e armavam o tabernáculo. Nm 1.51. Esse fato nos deixa ver que seus serviços e esforços eram de elevada importância e tinham um significado e sacrifício incomuns – o de levantar, firmar e estabelecer o ambiente de culto a Deus. Os levitas eram gente ordeira, corajosa, ativa, atuante, esforçada, consciente de suas atuações. Eram gente com coerência e presteza para com as necessidades, as habilidades e o engajamento ativo na casa de Deus.

7 - Guardavam o santuário. Nm 1.53. Esse fato revela uma das tarefas de riscos mais perigosos, mas também uma das mais honradas e privilegiadas. Uma das atribuições de segurança intransferível. O fato do santuário ser a casa de Deus e suas atividades serem de cunho espiritual não dispensavam a tarefa do serviço vigilante de guarda física das coisas materiais da casa de Deus. Responsabilidades espirituais conjugadas com as respostas das responsabilidades materiais. Isto significa dizer que entre nós e as coisas espirituais também existem deveres físicos, materiais.  

8 - Eram fiéis em seu ministério. Nm 1.54. Esse fato nos mostra que a escolha de Deus exige de nossa parte a nossa demonstração de respeito, reverência e veneração para com o que de Deus recebemos para realizar. Deus nos escolhe e nos confia ministérios e obras a realizarmos. Essa escolha de Deus sobre nós não nos exime de exercer a nossa parte individual, pessoal, particular, ações correspondente entre nós e o nosso Deus.

Dessa forma, podemos perceber ricas verdades que bem podem ajudar a despertar gentes do nosso tempo. Vezes por outra, vemos levantarem-se vozes ilhadas, soltas, a se auto designarem-se como “levitas” da casa de Deus. Reconhecemos a bondade de Deus e a Sua glória na vida de um grande número de filhos da casa do Pai realizando as obras para as quais foram chamados e vocacionados a fazerem.

Reconhecemos também que excessos existem em todo e qualquer ambiente onde convive o elemento humano. Afinal o perfeccionismo é uma ilusão utópica. Entretanto, olhando para as verdades sobre os levitas e tudo que se relacionava a eles e observando algumas coisas que hoje se diz serem “coisas de levitas”, o que tem chamado as nossas atenções?

Afinal, somos levitas ou caçadores de estrelatos?
Pensemos nisso!
PbGS





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos