WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

QUE HÁ COM A PREGAÇÃO HOJE?

UM PANORAMA DA PREGAÇÃO
Que há com a pregação hoje?
A pregação é o meio pelo qual aprouve Deus usar homens para fazer publicamente conhecidos a Sua doutrina, o Seu plano salvífico e redentivo e demais coisas do Seu Reino para o homem. A pregação em todos os tempos tem sido o veículo de contato direto inter-pessoal que leva num dado momento uma coletividade a ouvir acerca de Deus e da verdade espiritual histórica da raça humana. A pregação eficaz sempre produz reação no interior do homem que a ouve.

A pregação está intimamente ligada ao ouvir. A pregação visa fazer o homem ouvir e conhecer as coisas de Deus e aplicá-las à sua vida e contextos, através da explicação e exposição das Escrituras Sagradas. A Bíblia Sagrada diz que “a fé vem pelo ouvir, e o ouvir a Palavra de Deus”. Rm 10.17. É através do ouvir a Palavra de Deus que o homem recebe a fé para crer no Senhor e em tudo que lhe está afeto até onde podemos assimilar ou onde está nos permitido acessar e conhecer.

A pregação contém, e deve conter, ensino e doutrina que informam e formam. Sem estes quesitos, não passa de falas momentâneas. A verdadeira pregação carrega consigo no seu conteúdo a doutrina e na sua execução o ensino. Não há como desligar a pregação do ensino e da doutrina. Entretanto, o ensino não é pregação. Enquanto o ensino é uma atividade sistemática com execução seguindo um processo com objetivos diversos alcançados no passo a passo sistematicamente, a pregação é uma tarefa de tempo curto, com propósito bem definido para atender a uma necessidade num dado momento.

Deus nos ama e quer nos fazer melhor através do ciclo de práticas disciplinares do que dEle ouvimos, cremos e aprendemos da Sua gloriosa Palavra através da pregação e do ensino ministrados a nós. A pregação bíblica não é tarefa exclusiva para pessoas especiais, “homens perfeitos”, porquanto a glória é de Deus, e usa homens imperfeitos, porém tementes a Ele, mostrando aos homens que tudo é dEle e por Ele e para Ele. E nós apenas vasos em Suas mãos. Resta-nos ouvir, crer e aprender dEle por meio da pregação e ensino bíblicos.

A Bíblia Sagrada nos chama a atenção para alguns fatos dos dias de Noé. Fatos que nos fazem considerar a pregação e nos deixar atentos e firmes nos nossos dias. Primeiro, ela nos apresenta Noé como pregoeiro da justiça em seus dias. Naturalmente como pregoeiro, ele anunciava a chegada do fim e a aplicação da justiça de Deus sobre a perversidade e corrupção humanas, a fim de que aqueles que cressem na sua pregação viessem à fé e ao arrependimento e assim alcançassem o favor da salvação ofertada por Deus com o fim de livrar o homem do dilúvio anunciado.

Segundo, ela também nos informa que nos dias de Noé o panorama era regado de distração generalizada. Isso nos deixa ver que apesar de ouvir a pregação de Noé, o povo de seu tempo deu somenos importância ao que Noé lhes pregara. Enfim, não lhe deu crédito. Isso nos deixa ver que apesar do conjunto de sentimentos, emoções e esforços empenhados de Noé, o povo não lhe deu crédito e por conseguinte não alcançou os propósitos da mensagem pregada por Noé nos seus dias.

Terceiro, ainda ela nos faz conhecer que a geração daqueles dias estava tão dispersa e voltada para si mesma que não percebeu que, depois de muito tempo pregando sobre a justiça de Deus, Noé por fim entrou na arca e com ele as outras vidas. Tamanho foi o profundo mergulho nas coisas e prazeres desta vida, que não perceberam. Não perceber significa não ter percepção por qualquer dos sentidos. Não enxergaram, não notaram, não ouviram, a seriedade da mensagem pregada por Noé.

Deus sempre tem levantado homens para as tarefas da pregação bíblica – a verdadeira pregação da mensagem bíblica - de salvação, de edificação, de fortalecimento, de consolação, de exortação, a fim de trazer o homem de volta para Si. Fazer com que os homens abram os olhos e se convertam das trevas para a Sua luz. Fazer com que o homem se converta do domínio de satanás para o poder de Deus e do Reino do Filho de Seu amor.

E o panorama dos nossos dias vem nos fazendo ver que a pregação bíblica vem recebendo ataques constantes. Vem enfrentando oposições em todos os âmbitos e através do emprego de todos os meios. O interesse das trevas é fazer com que a porta da pregação seja cerrada, menosprezada, desacreditada. De alguma maneira as trevas vêm empenhando forças para denegrir e aviltar a pregação. Os objetivos das trevas são roubar, matar e destruir. Isso se aplica também a qualquer coisa que leve o homem à fé, ao arrependimento, ao conhecimento de Deus e de Sua salvação.

Por outro lado, também a verdadeira pregação bíblica vem sendo subestimada. Enquanto alguns indivíduos vem contribuindo em desvalorizar a verdadeira pregação bíblica, em empenhar pouco ou quase nenhum esforço pessoal para com ela, outros vêm sendo levados a dar pouco ou quase nenhum crédito à mesma. Em alguns casos a subestimação acontece como efeito dominó, onde um não se interessa em crer, aprender e praticar, porque também o outro não se empenha em levar a sério a tarefa de pregação lhe confiada por Deus.

Enfim, a verdadeira pregação – a pregação bíblica – vem sendo alvo de sérios equívocos inconsequentes. Se equivoca aquele que executa as tarefas da pregação sem perceber a responsabilidade delas e os requerimentos para elas. Se equivoca aquele que dá pouco ou quase nenhum interesse à pregação bíblica. Em alguns ambientes dos filhos da casa de Deus esse equívoco chega a ser patente ao se observar a paupérrima ênfase que dão à Palavra de Deus ensinada ou pregada.

E na ausência da verdadeira pregação bíblica, lamentavelmente surgem nos púlpitos os contos de estórias, as ostentações de cabedais de cultura, as apresentações de requintes das filosofias, as sugestões de preceitos humanos, as manipulações interesseiras, as propagandas de marketing pessoais. Tudo que na verdade cria vácuos no ambiente espiritual, promove ignorância para com a vontade expressa de Deus na Sua Palavra, incentiva de alguma forma direta ou indireta a insensibilidade espiritual e abre lacunas na relação vertical homem-Deus.

Portanto, perguntamos – que há com a pregação hoje? Por que será que nos dias que se aproxima a volta do Senhor Jesus para buscar a Sua igreja, notamos ataques constantes contra a pregação bíblica? Por que será que a pregação bíblica vem sendo subestimada, tanto por uma parte de domésticos da fé, que pregam ou não, como por outra de indivíduos que acessam os santuários eventualmente? Por que será que a pregação bíblica vem sendo por uns um alvo de equívocos e por outros um veículo conduzido com negligências, imperícias e equívocos?

Um panorama que merece uma inevitável reflexão. Um panorama que exige um choque de despertamento. Um panorama que revela fortes carências, quadros de ignorância, desafinação de propósitos, visão superficial da missão conclamada pelo Evangelho. Uma panorama que cobra posturas sérias e responsáveis no mínimo que se faça nas tarefas da pregação bíblica para fortalecimento e robustecimento da fé tanto de quem prega como de quem ouve. Por isso, um NÃO para uma pregação ilusória, fantasiosamente cênica, desavergonhada, deturpada, despudorada e inescrupulosa.

E como ouvirão se não houver quem pregue?
Pensemos nisso e valorizemos a pregação bíblica!
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos