WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

APRENDER DO SENHOR JESUS

APRENDEI DE MIM...
Diz o nosso Mestre e Senhor, Jesus Cristo.
O conjunto de pilares que sustentam a vida cristã consiste nos fundamentais, a saber: a oração, o ensinamento, a pregação e a adoração. Isto não é um segredo. Isto é uma realidade notoriamente aberta e objetivamente palpável. E dentre esses pilares sustentadores da vida cristã está em prioridade o ensino. Muito pelo contrário do que algumas mentalidades tentam forçosamente fazer valer, o ensinamento é o fundamento para: a oração, a pregação, a adoração e o serviço cristão aplicado em todas as demais esferas.

Não é demais dizer que a vida cristã, tanto individual como coletivamente, desde os primeiros dias da igreja primitiva, sempre foi marcada e sustentada pelo ensinamento. Ensinamento saudável que construiu nos crentes uma estrutura resistente e capaz, tanto para a vida pessoal como para o desempenho pleno de nossa missão no Evangelho. Aprender e ensinar não são de somenos importância e jamais foram de momentos irrelevantes. Aprender e ensinar não significam assunção garantida de perfeição, porém da realidade de busca persistente de aperfeiçoamento em todas as áreas de nossa vida individual e coletiva,  nas quais estamos inseridos.

O ensinamento clareia e fortalece a consciência, promove o robustecimento da fé, contribui em produzir e formar um indivíduo com respostas coerentes, ajuda em disciplinar o indivíduo nos caminhos e princípios da coesão e da unidade cristã. Além disso, o ensinamento é uma ferramenta poderosa e eficaz para, senão a eliminação, mas a minimização, de problemas que vão desde as esferas existenciais até as interrelacionais. O Mestre e Senhor, Jesus Cristo, aplicou cerca de um pouco mais de um terço de Seu ministério terreno na atividade efetiva do ensino. Essa prática jamais deve ser substituída, assim como jamais pode ser suprida por qualquer que seja outra atividade da vida cristã.

O ensinamento possui seus dois lados, a saber: o formativo e o informativo. E um dos piores e mais desastrosos enganos consiste no desequilíbrio entre esses dois lados, porquanto ambos são correlacionalmente interdependentes entre si. Rebanhos locais  passaram por épocas um tanto permeada pela ignorância. Foram os tempos da focalização acentuada no formar, enquanto o desprezo, ou a falta de tato, em lidar com a informação produziu frutos desgovernados, brutalmente hostis e insensíveis para com muitas vidas. Naqueles dias, um pouco mais felizes foram aqueles que obtiveram orientação segura e acesso viabilizado e incentivado a buscarem consistência através dos meios informativos.

Os anos passaram e por algum tempo aquele desequilíbrio estava quase cedendo lugar para uma balança promissoramente equilibrada. Entretanto, com adventos de novidades e modismos febris, aquela balança tornou a tender ao desequilíbrio. O foco que antes estava concentrado sobre o lado formativo, agora passou a se direcionar para o lado informativo, e o formativo foi sendo desprezado. E com isso não poucos males tomaram assentos onde não se deveria ceder-lhes. E quando não se sabe lidar com a informação, perde-se também na formação. E como perde... Que digam os nossos dias onde imperam e campeiam a artificialidade, a superficialidade e os vícios tendenciosos.

E por conta desse desequilíbrio, muito boas mentes já não sabem de que espírito são. Outras nem mesmo sabem de qual a verdadeira razão de sua fé cristã. Além dessas, outras em tudo que sabem são resumidas ao engano da trilha do materialismo, do mercenarismo e da mercadejação, acreditando serem estes o ponto essencial e o objetivo de sua fé. Uma fé momentânea, circunstancial e contingencial. Um prejuízo desastroso que somente vem a lume quando ela é confrontada com o tempo do vale, da seca, da decepção e da frustração, humanas.

Mas que pena que a sede de informação anda desconexa com a importância da formação. Busca-se enchimento pela informação, todavia cai no esvaziamento ou inchaço por desprezo à formação. E assim esse lamento mostra diuturnamente obreiros que já não sabem o que é a obra, e esta em alguns lugares já nem sabem identificar, reconhecer, escolher e confiar nos verdadeiros obreiros que o Senhor Jesus presenteou para a obra.

A ausência ou a deficiência de ensino tem produzido péssimos resultados sintomáticos, tanto no lado formativo quanto no informativo. Não são apenas as ocupações materiais atinentes à sobrevivência humana que estão afastando vidas das tarefas e atividades do ensino na casa de Deus. O termômetro da escala do interesse tem revelado que se casa numa parceria um conjunto de fatores que afetam o ensino. A falta de presenças no ensino na casa de Deus é um efeito desse conjunto que vai desde a ausência até a deficiência, passando pela desincentivação, desmotivação, desinteresse, inconstância, inconsistência, falta de visão de propósitos, inconsciência de comprometimento efetivo.

Além disso, a tentativa de aplicar teorias seculares e suas correntes de pensamentos em áreas cristãs, cujo campo é exclusividade do Espírito Santo. Assim se produz frutos em mentalidade, visão e prática estranhos ao Espírito da igreja cristã. E assim as vias do relacionamento cristão em Deus são pulverizadas com idéias e ideais de César. O terrível perigo disso é visto em grupos que vivem de movimentos sazonais, mergulhados em febres e modismos que são apagados por outros sucessores que uns após outros também passam e da mesma maneira e na mesma intensidade apagam-se entre si.

E por fim, a ausência e a deficiência de ensinamento criam supostas satisfações, e formam tendências a hábitos estranhos ao Espírito da igreja cristã. Algumas vezes quase trilhando linhas incorrigíveis pelas ferramentas costumeira e espiritualmente conhecidas e normalmente conduzidas em tratamento direto pelo próprio Deus sobre o homem, após tentativas de aconselhamentos e cuidados pastorais indiretos. As tendências a vanglórias, a soberba, a auto-afirmação pessoal, ao egocentrismo, ao partidarismo, ao seletivismo, ao servilismo subserviente, ao prediletismo, ao oportunismo e a interesses vergonhosamente vantajosos. Enfim, ilude e afasta o crente da consciência cristã.

Assim sendo, vale muito ainda antes neste tempo, atentar para as palavras do Mestre e compreender a importância do Seu convite a aprender dEle. Uma vida cristã com estrutura sólida e consistente é resultado de formação e informação pelo ensino em sua suma importância, tanto para individual como coletivamente servir a Deus e a outras vidas com mais confiança e segurança no que é e no que realiza.
EvGS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos