WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

GUARDE O QUE TENS

GUARDA O QUE TENS.
Conserve e cuide
Esta foi a exortação do Senhor Jesus ao anjo da igreja de Filadélfia, e por conseguinte aos crentes daquela igreja. Ap 3.10-11. A igreja de Filadélfia foi uma das sete igrejas da Ásia destinatárias das sete cartas citadas nos primeiros capítulos do Livro das Revelações, o Apocalipse. A cada uma daquelas igrejas, uma carta pessoal e direta do Senhor a si. Em meio ao clima aceso e envolvente no fervor da tarefa de evangelização e da obra missionária da sua época, aquela igreja atuante em Filadélfia recebeu em sua carta essa expressão-chave exortativa.

Tudo parecia estar transcorrendo normalmente entre os crentes da mais jovem igreja da Ásia Menor, a igreja de Filadélfia, contudo uma breve exortação de encorajamento estava indo ao seu encontro através do conteúdo de uma carta escrita pelas mãos do apóstolo João. Uma exortação fortalecedora destinada especial e diretamente a si em meio às fraquezas, perseguições, apostasias e iniqüidades que estavam campeando os contextos das cidades vizinhas onde estavam morando outros crentes.

O original dessa expressão no seu texto grego vai legitimamente mais além do que as versões nos trazem na palavra imperativa "guarda", do verbo guardar. GUARDA O QUE TENS. Guardar nesse rico texto quer original e legitimamente dizer: conserve, mantenha, cuide. Conforme o original, por extensão a todos nós, Deus está nos dizendo: Conserve o que você recebeu. Mantenha o que está conquistado para você e por vc. Cuide com atenção e esforço do que lhe pertence. Isso é teu, conserve!

Para o mundo, aqueles crentes eram considerados fracos, segundo a visão humana, todavia eram fiéis e havia entre eles os vencedores, poderosos e fortes diante de Deus. Uma igreja odiada e perseguida, contudo guardava a Palavra do Senhor Jesus durante as provações que vinham sobre si. Seus líderes e crentes não abandonaram o Evangelho de Cristo e seus princípios, continuaram perseverantes na fé, obedecendo ao Senhor e honrando o Seu nome. Não cederam às pressões que afloravam de todos os lados contra eles, na cidade.

A recomendação bíblica exortativa acima nos alcança por extensão e aplicação, e nos faz despertar o olhar para nós mesmos diante das coisas que nos confrontam em nossos dias. O panorama de nossos dias está sinalizando as mesmas coisas e outras mais, porém de outras formas e com outras roupagens. Pressões de todos os lados sobre os crentes estão alimentando ameaças e medos, sugerindo insegurança, rejeição, isolamento e solidão.

Os sistemas e as correntes de pensamentos em geral estão forçando lideranças cristãs e a comunidade dos crentes em Cristo a abrirem mão da guarda dos seus princípios e valores recebidos do Evangelho de Cristo para o povo do Seu Reino. Há forças implementando assédios e incrementando seduções com o fim de desviar o povo de Deus da verdadeira adoração cristã ao Cristo Vivo e Redentor. Influências artificiosas e sugestivas, de forma disfarçada e falseada, vêm desgovernando desde canções, mensagens e adoração até os modos de lidar com as muitas vidas nos rebanhos do nosso Senhor e Sumo Pastor.

Disfarçados em cortesias e vantagens, muitos engodos estão sendo lançados sobre lideranças cristãs e comunidade dos filhos da casa de Deus, com o objetivo de afasta-los da singeleza e do poder do Caminho. Aliadas a isso, as malhas do misticismo, a mesclagem do sincretismo e as influências da superstição estão iludindo e liderando crentes a viverem por vista e sentimentos, e não mais pela fé e pela razão como ensinado nas Escrituras.

Nestes dias de confusão e de achismos, nem mais reside em alguns corações o interesse e a busca pelo discernimento, a fim de diferenciarem ou saberem a quem de fato e em verdade está sendo prestada a adoração. Há uma percebida tendência localizada em se perder dos princípios teológicos fundamentados na Palavra de Deus. Tendências que afrontam diretamente os ensinamentos das Escrituras Sagradas.

Através dessa recomendação exortativa exposta acima, o Senhor Jesus está nos dizendo que Ele nos conhece. É Ele quem tem a chave e abre e fecha. Portanto, Ele tem o domínio e as garantias verdadeiras e reais. Ele está nos dizendo que em meio aos contextos existe vencedor. Logo, se subentende que há perdedor. E a Sua palavra a nós é CONSERVE O QUE TENS.

O apóstolo Paulo escrevendo aos crentes coríntios declarou que o que recebeu do Senhor isso lhes entregou. Também, ao jovem pastor Timóteo alertou de que era preciso estar ciente de quem tinha recebido os ensinamentos do Senhor. A fé robustecida dos crentes primitivos era consistente, haja vista que estava edificada sobre fundamentos firmes adquiridos na soma de ensinamentos do Evangelho com testemunhos vivos e a aquisição de experiências individuais e coletivas durante a caminhada.  

Mas o que temos que guardar? O texto da carta à igreja de Filadélfia dá os seus lampejos. Precisamos guardar o que temos de bom, elogiável e do agrado do Senhor. Olhando para o texto dessa carta empolgante, precisamos guardar tudo que temos recebido do Senhor. Precisamos guardar a nossa alma. Precisamos guardas as riquezas de Cristo em nós. Precisamos guardar o fervor do entusiasmo e do apego a Cristo, assim como a fé numa boa consciência. Precisamos guardar a preciosa Palavra de Deus de maneira firme, destemida e determinada.

Guarda o que tens! Conserve e não troque o que tens! Não nos permitamos e exponhamos às bancas e mesas das barganhas. Este é o tempo do fim. O tempo das ações desconexas e descasadas das falas e vice-versa. O tempo do fim está progressivamente viabilizando a seleção. Percebe quem pode e cuida-se quem quer. Está revelando e trazendo a lume mais do que era trazido em épocas passadas. Portanto, guarde o que tens!
EvGS




Um comentário:

  1. Deus abençoe cada dia o irmão glauko e sua família. Gostei muito do texto, palavras de ânimo. Foi particurlamente importante para mim lê-lo.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos