WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

HUMANCÊNTRICAS OU CRISTOCÊNTRICAS?

IGREJAS HUMANOCÊNTRICAS.
Cada vez menos cristocêntricas.
Inconfundivelmente entendemos da Palavra de Deus que o Senhor Deus quer que sejamos cada dia melhores. Apesar de nossa distância de perfeição e da nossa corrida determinada e incessante em direção a esta, podemos perceber e compreender que a Palavra de Deus tem como alvo nos fazer alcançar a perfeição em Cristo. Não fora dEle, porquanto fora de Cristo tudo se resume no ambiente humano. Em Cristo tudo é guiado pelo Espírito, e fora de Cristo tudo que prevalece é o governo pelas tendências da carne.

Não exatamente a igreja do Senhor Jesus Cristo como organismo místico, espiritual e universal de todos os crentes em Cristo em todo o mundo, mas igrejas cristãs como comunidades de crentes locais, vêm sofrendo ou implementando ou sendo mudadas, em vários sentidos e aspectos em razão de cedência permissiva a mudanças de visão e metodologias influenciadas pelas tendências seculares massivamente concentradas e voltadas para atender apenas o lado humano, independente do doutrinário e do espiritual em Cristo.

Não exatamente a igreja do Senhor Jesus Cristo, mas igrejas cristãs locais vêm cada vez mais se configurando humanocêntricas ao passo que cada vez mais perdendo a natureza e a essência cristocêntricas, em suas ambiências e práticas. Isso se deve a ênfase colocada no humano em detrimento do que deveria ser no espiritual em Cristo. Esse fator cada vez mais se revela através das ações e condução práticas observáveis e discerníveis. A forma sutil de separar o humano do espiritual em Cristo através de trocas de satisfações e desfoque do alvo de seu prazer. 

Largas tendências se concentram em entronizar a visão, a capacidade e a habilidade humanas como o mecanismo motor principal e central direcionado para atender pura e prontamente as satisfações humanas independentes da vontade de Deus revelada na Sua Palavra. Esses fatores e suas causas e efeitos vêm sendo objeto de observações, pesquisas, estudos e alertas competentes e abalizados sobre a vida de igrejas e de sua fé cristã no presente século em comparação com a da Igreja no seu sentido bíblico e cristocêntrico.

Igrejas quando não perdendo, parcializando, os seus foco e cerne de sobre a pessoa e ensinamentos do Mestre e Senhor Jesus, enquanto levam sua vida de princípios e atividades hoje mais do que antes em vários aspectos pulverizadas, ou minadas ou dominadas, pela valorização excessiva dos interesses e natureza concentrados apenas a favor da projeção e dos brios humanos a qualquer custo, ainda que este seja sustentado pela inclusão e assimilação de práticas supersticiosas. Esta é uma das propostas sutis, sorrateiras e maléficas do humanocentrismo religioso.  

O pensamento humanocêntrico vem direcionando igrejas para a mentalidade e as atividades partindo do princípio de que tudo que realize deva girar e ocorrer apenas para atender a projeção ou a satisfação do lado humano das pessoas, independente do que se entende da vontade de Deus revelada nas Escrituras Sagradas para fundamentar e balizar a vida humana que se proponha a seguir os passos do Mestre e Senhor Jesus. O pensamento humanocêntrico tem a força de manipular os corredores e os labirintos da alma humana fazendo-a parecer em conexão com o espiritual. Prova dessa triste realidade está na trágica visão equivocada de que indivíduos e grupos possuem do avivamento espiritual, que hoje os seus frutos deixam claro que se resume configuradamente no avivalismo humanocêntrico, movido apenas para atender a busca de momentos eufóricos eventuais e de captação de recursos.

Observadores competentes têm detectado e dado contas de que o pensamento humanocêntrico vem sendo pulverizado em metodologias que vão desde aspectos de liderança através de mecanismos de desenvolvimento de atividades coletivas até a forma de visão e conduta individuais. Ambos tendenciados a tentativas de adequarem, dirigirem e firmarem a vida prática em ideais descasados da Palavra de Deus e por ideologias particulares, e algumas vezes manipuladoras. Sintomas de distanciamento e perdas que se alastram temporariamente ocultos e camuflados na moda do "o que dá certo" segundo a visão humana independente do querer de Deus, pelas façanhas de contingências tentadoras que atendam no seu todo os desejos e anseios particulares das tendências humanas e não por princípios e propósitos segundo a Palavra de Deus. Resultados desses prejuízos para a fé, para os púlpitos e para comunidades de igrejas locais são tragédias e desastres morais e espirituais produzidos da mentalidade triunfalista, feiticista, fascista e insipiente, premiada e aplaudida pela visão secular invadindo igrejas e confinando e amordaçando lideranças nos corredores dos medos e temores.  

O pensamento humanocêntrico possui a força de usar textos das Escrituras Sagradas fazendo aplicações distorcidas e desconexas para com os verdadeiros sentidos do que de fato quer Deus nos trazer para Ele e dizer e nos ensinar através dos escritores bíblicos. Aplicações divorciadas e distanciadas do sentido dos textos bíblicos, com o fim de apoiar e embasar interesses e ideologias particulares e tendenciosas a favorecerem os aspectos do lado humano. O pensamento humanocêntrico apresenta a piedade como produto do empenho humano, e promulga a obtenção de bênçãos divinas através de obras humanas ou resultantes exclusivas do labor destas. Uma forma de incutir a falsa mentalidade de que o silêncio de Deus para algo significasse a Sua aprovação sobre esse.  

O pensamento humanocêntrico fere e causa danos à fé cristã, solapa as raízes da fé cristã em vidas, porquanto leva o crente aos poucos a fazer de seus esforços a medida e a causa da sua piedade, fazendo-o equivocado em tornar sua relação com Deus dependente da bondade humana, e não do favor divino para o homem. E isso desnorteia todo o seu culto do que seria a Deus, assim como o desfoca do verdadeiro sentido de sua vida com Deus, ou lhe induz a mesclar em seus pensamentos mistos de endeusamentos ocultos. Nenhum indivíduo crente está apto a ser ou a fazer o que Deus exige, sem a obra de Cristo nele, por ele, e por meio dele. O pensamento humanocêntrico possui a força de se somar com os anseios e buscas de necessidades existenciais, assim como a de provocar desilusões, frustrações, algumas vezes fatais, até o afastamento de Cristo.   

O pensamento humanocêntrico na verdade tem conduzido crentes a horizontes escuros, dúbios, nos quais se perdem sem discernirem a diferença entre futilidade e fé, entre legalismo e a verdadeira obediência, entre o modismo do “seja bom” e a verdadeira bondade. O pensamento humanocêntrico distancia o crente da compreensão sobre as verdades da graça de Deus e da ação da inspiração divina que move (não coage) o crente a liberalmente decidir em andar no Espírito e construir algo sólido e duradouro, norteado em ser sempre cristocêntrico.

Assim, o pensamento humanocêntrico tem aberto portas para a entrada parceira das influências positivistas e triunfalistas entre rebanhos locais do povo de Deus, e assim levando-os a se tornarem cada vez mais humanocêntricos ao passo que cada vez menos cristocêntricos. Uma perceria danosa que tem se infiltrado de forma sutil em vários aspectos e práticas de igrejas, que vão aos poucos perdendo o sentido e a natureza cristocêntricos e destronando o seu posicionamento ante a sociedade em geral. Esse reflexo é percebido em metodologias de liderança, em pregações, em ensinamentos, em formas de cultos, em visão de adoração, em canções e criatividades parceiras dos modismos seculares.

Enfim, face as forças das tendências e a visão influente, do secularismo, o grande desafio para o crente (líder ou liderado) permanecer em Cristo (cristocêntrico) consiste em estar atento e vigilante em evitar e fugir das correntes e linhas de pensamentos que concentram tudo na satisfação puramente humana (humanocêntrico) cujo fim fatal é fazer estar mergulhado em insatisfações e ou insipiências, separado do agrado de Deus e distanciado dos passos de Cristo Jesus.
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos