WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quinta-feira, 19 de março de 2015

POR QUE IR À IGREJA?

POR QUE IR À IGREJA?
Dez respostas a pensar e refletir.
 Podemos até fugir de perguntas, todavia se chega sempre ao momento de sermos confrontados por elas ou cobrados pelas suas respostas. Perguntas movem o mundo, entretanto são as respostas que revelam quadros dele. Perguntas e respostas levam a pensar e refletir. Quem sempre foge de perguntas, dificilmente se responde, e por conseguinte perde a oportunidade de pensar e refletir, de  melhorar e avançar e se aperfeiçoar. Quanto mais nos escondemos das perguntas, mais as respostas nos acham e nos confrontam. 

O poeta, pensador, autor e escritor britânico Rudyard Kipling foi habilidoso em escrever poemas curtos. E em um deles acendeu luzes fundamentais para quem realmente busca encontrar respostas. Nesse, ele declarou que possuía servos a seu serviço, que lhe ensinavam acerca do que queria aprender, ou conhecer ou melhorar. Esses seus servos nada mais eram do que perguntas básicas, que lançava para todas as coisas sobre as quais precisava e queria explorar. E um desses seus servos era a pergunta “por que”.

Por que ir à igreja? Essa não é apenas uma pergunta sábia, mas também necessariamente reflexiva. Essa é também uma das perguntas inteligentes e sobremaneira sinceras de gente que pensa e reflete em busca de respostas a esse questionamento. Pessoas que naturalmente procuram a verdade e a pautarem suas vidas com firmeza e consistência diante das realidades. De certo que pessoas fogem de perguntas porque também temem e se ressentem com apenas a possibilidade das respostas.


Por que ir à igreja? Ir involuntariamente e ir voluntariamente. A primeira aponta para a possibilidade de objetivar a formação e a educação cristãs destinadas à infância cristã, e a segunda aponta para a deliberação de vontade na tomada de decisão feita por jovens e adultos sobre suas próprias necessidades devocionais e congregacionais cristãs. Os pais cristãos são voluntários a permitirem ou conduzirem suas crianças a irem à igreja, daí a responsabilidade de responderem tanto pela sua ação pessoal voluntária como pela involuntária sob sua guarda e condução dentro do exercício legal e moral dos direitos e deveres.

Vale muito conhecer o que disse o extraordinário, versátil e habilidoso pregador inglês Webb Garrison, escritor e pregador experiente. Com profundidade e larga experiência, ele expôs pontos de respostas resultantes de longos anos de observação, familiarização, trabalhos de púlpito e de auditórios. Somados aos seus, outros pontos também em conjunto revelam respostas que levam a pensar e refletir com franqueza em porque pessoas (não a totalidade delas) vão à igreja. Estes pontos comprovados, em lugar algum diz respeito à totalidade, ou todas as pessoas. 

1 - Por simpatia exclusivista a um líder cristão favorito. Pessoas que dão presença aos cultos pelo simples fato de simpatizarem ou se fazerem simpáticas à pessoa e tratamento público oferecido de um líder tido como seu favorito. Este é um dos mais perigosos e sorrateiros motivos que descentralizam e afastam vidas da capacidade de pensar e refletir no seu caminho pessoal de vida cristã fundamentada na unidade, nos ensinamentos do Senhor Jesus Cristo e nos princípios de vida no Reino de Deus.

2 - Por lealdade exclusivista a uma instituição. Pessoas que dão presença regular aos cultos pelo simples fato de serem membros de uma igreja. Esse é um dos mais desastrosos motivos ilusórios que trazem à luz verdades interiores do que seria da vida cristã pessoal delas sem essa instituição. Esse motivo tem revelado o peso de seus prejuízos quando essas pessoas se deparam com momentos difíceis e situações ruins, aflições que experimentam na vida. Normalmente são alheias e rasas, quer conscientes ou não, do real significado e da importância da comunhão congregacional na vida coletiva da igreja para a sua vida cristã individual e para os projetos da igreja para a sociedade na qual está localizada e inserida.

3 - Por falta de um propósito reconhecido. Pessoas que vão à igreja simplesmente pelo fato de haverem adquirido e desenvolvido o hábito rotineiro de freqüentar o ambiente de sua igreja. Esse é o inimigo perigoso que leva pessoas aos assentos da conformação e adequação de suas vidas a uma rotina mecânica quase robótica incentivada por si mesmas debaixo de temores desajuizados, impensados e irrefletidos. A força do hábito adormece sua visão de necessidade real e exerce comando sobre suas faculdades mentais e sentimentais. Elas deixam passar o senso de auto-exame, fogem da realidade de si mesmas, assim como deixam adormecer sua capacidade avaliativa sobre as coisas de dentro e de fora do ambiente da igreja.

4 - Por companheirismo. Pessoas que vão à igreja motivadas pelo simples fato da afloração do espírito gregário, para fugir de solidões, para encontrar amizades e companheirismo, para se satisfazerem entre grupos embutidos no meio da pequena multidão de membros da igreja. Apesar de ser um nobre e feliz motivo humano, não é exatamente o motivo real que pauta o Reino de Deus. As agências de amizades, as agremiações e associações humanas promovem e conhecem bem essa prática, entretanto são dissolvíveis, mutáveis, falíveis e sem propósito duradouro. Esse é um motivo devastador da verdadeira e real importância relacional para a vida espiritual e devocional com Deus.

5 - Por participação. Pessoas que vão à igreja pela simples razão norteada pelo interesse de se engajarem na mecânica das atividades eclesiásticas. Esse é um dos motivos mais fantasiosos que levam pessoas a arrastarem suas vidas lideradas pelo engano do seu próprio foco pessoal favorecedor. Esse é o terrível mal silencioso que tem provocado e alimentado o separatismo, o partidarismo, as desavenças e dissensões no ambiente de igrejas. Um péssimo motivo que tem acarretado em vícios e desaguado em esfriamentos, afastamentos e em decepções e frustrações revelados na pessoa e nas atitudes de líderes.

6 - Por desejo de informação. Pessoas que vão à igreja movidas pelo simples desejo de informação a respeito de assuntos eclesiásticos eventuais ou serem apenas informadas de assuntos bíblicos. Esse seria um bom e razoável motivo se a vida cristã fosse apenas resumida a banquetes de informações, teorias e idealismos. Esse é um grande mal para as pessoas guiadas pelo fator curiosidade descomprometida. Geralmente vão apenas para ouvirem e apenas serem informadas no momento, e não para de fato assimilarem a informação a fim de colocarem esforço e  comprovar sua eficácia na sua vida pessoal. Nada mais do momento de minutos prossegue ou frutifica para frente. Se abastecem e aumentam apenas em volume de conteúdos, enquanto ações respostas permanecem adormecidas e inertes.

7 - Por respeito à tradicional autoridade. Pessoas que vão à igreja simplesmente pelo fato de apresentarem respeito à tradicional autoridade. Esse é um nobre motivo quando colocado no seu devido lugar reconhecido. Porém quando não comedido, não ajuizado, não pensado e não refletido, fica aquém e pode cair no perigo da cerimonialidade friamente obrigatória e no desvio de propósito. Esse é um dos grandes males que tem levado pessoas ao cometimento da reprodução de erros por desafinação e incoerência com a realidade à luz da Palavra de Deus. São pessoas que deixam ou perdem o senso de serem guiadas pelos ensinamentos e exemplos do Senhor Jesus Cristo e passam a seguir apoiadas em ideais isolados ou mistos de pessoas por tradicionalismo.

8 - Por exibição e vazão emocional. Pessoas que vão à igreja simplesmente pelo fato de encontrarem nela o ambiente propício com um público seleto concentrado, predisposto mutuamente a apresentações e a ter sua atenção chamada e direcionada a detalhes que lhe chegam direto às vistas. Esse seria um ótimo motivo se o ambiente da igreja fosse de diversão, ou de competição ou de natureza sindical. É um falso motivo por nada ter a ver com a intrepidez e a ousadia no Espírito. Pessoas embaladas pela exibição e pela vazão emocional correm o sério risco de agirem sem saber de que espírito são, e assim se perderem entre o falso e o verdadeiro, entre o incoerente e o consistente. Enfim, estão propensas a promover ou aplaudir imperceptivelmente inverdades e heresias.

9 - Por apenas problemas pessoais. Pessoas que vão à igreja apenas pelo simples fato de estarem, ou elas ou pessoas ligadas a elas, passando por problemas pessoais e nada mais do que esse motivo. Problemas humanos e problemas que transcendem a esfera do natural e do espiritual têm oprimido e cansado diversos corações pelo mundo afora. Geralmente as pessoas que vão à igreja apenas e estritamente forçadas por problemas pessoais fazem parte de um público rotativo e mutante tais quais pacientes hospitalares. Esse é um dos motivos que se tornam um fardo de cansaços emocionais e impeditivos de pensarem e  refletirem no significado e na importância da igreja em sua vida cristã diária.

10 - Por impulsos de auto-afirmação psicológica. Pessoas que vão à igreja pelo simples fato de nutrirem a sua auto-afirmação psicológica. Esse seria um excelente motivo se a igreja fosse uma organização empresarial, na qual a luta da busca de auto-afirmação alavanca sucessos de indivíduos e de entidades para a consecução de objetivos e êxito no batimento de metas. Esse é um motivo inimigo que tem tragado mais as pessoas em níveis de liderança do que liderados. Por outro lado, também é um motivo pode ir levando uma pessoa no passar do tempo ao terreno do aplacamento da consciência. Sem se aperceberem de si mesmas, elas se perdem, e são envolvidas e auto-convencidas pelo raciocínio puro dos brios da sustentabilidade pessoal a qualquer preço e a todo custo. Sua visão de compromissos é borrada pelas lentes fora de eixos do foco do Céu. São pessoas que vão à igreja estritamente pela auto-afirmação psicológica que nesta encontra satisfação na visão pessoal de posição, de status, de seus benefícios, de suas atividades, de seus pretextos pessoais e de sua projeção. 
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos