WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 8 de maio de 2015

A APARÊNCIA DO MAL.

A APARÊNCIA DO MAL
Abstende-vos dela!

Na primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, o apóstolo conclui o seu último capítulo dando instruções aos crentes tessalonicenses, e que se fazem em exigências para a vida comunitária normal e saudável da igreja do Senhor Jesus em todos os lugares. É interessante perceber que esse capítulo trata a respeito da vigilância da igreja para manter-se saudável, respeitada e virtuosa, tanto interna e mutuamente pela sua comunidade de crentes como externamente diante dos homens de fora dela, enquanto militando e esperando a vinda do Senhor. Paulo não fala de um estado de perfeição. Paulo fala de forma e procedimentos.

Com as influências exercidas pelos trâmites e práticas da vida na visão modal do sistema mundo, cada dia mais chegamos ao tempo daquelas advertências se tornarem cada vez mais altissonantes. Naquele capítulo, uma dequelas instruções de advertência é a de que a igreja do Senhor se abstenha da aparência do mal. 1Ts 5.22. Essa instrução está registrada no seu texto original na língua grega corrente da época assim: “apo pantos eidos ponero apekeste”. Segundo os lingüistas peritos nos textos sagrados, e sem qualquer tendência de tradução, afirmam que essa frase é assim: “de tudo que parece, que tenha a forma ou procedimento, mal, desprezível, ruim, esteja distante, evite, mantenha-se afastado”.

A frase possui alguns detalhes para os quais se faz importante e necessário atentar a essa chamada ao terreno do testemunho coerente entre a comunidade interna de crentes e desta para com a comunidade externa. Ela possui indicativo generalizante “eidos ponero”, aplicado a toda forma e procedimento que pareçam mal e exponham a igreja, como indivíduos e como coletividade, a manchas, a execrações, a deméritos, a vergonhas. Essa frase vem reforçar como uma advertência preventiva sobre o que nos ensinou o nosso Mestre e Senhor Jesus no que está escrito: “Vós sois o sal da Terra. E se o sal se tornar insípido, com que se há de salgar? Para nada mais serve, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens”.

Bem verdade é que para cada tempo e época, as variantes comportamentais mudam e assumem posições diversas e ocupam lugar na atenção de indivíduos e de públicos. Hábitos se tornam costumes. Costumes tornam-se vícios e ou em tradições. E tradições direcionam ou reforçam regras e originam leis. Entretanto, algumas dessas variantes parecem seguir épocas sob a mira comum de todos os homens e em todos os lugares e lampejando reflexos bons ou maus, produzindo conseqüências boas ou ruins e avolumando casos ou descasos.

Passamos os bons anos de vida cristã aprendendo e ensinando a nos abster da aparência de toda forma de mal. E por causa de apenas a aparência do mal, parece que boas gentes estão hoje se fazendo moral e socialmente insípidas e sendo espisoteadas, rejeitadas, reprovadas, desmerecidas, duvidadas e menosprezadas. Em razão de suas práticas não-transparentes ao que os contextos exigem deles, gentes e grupos estão sendo vistos socialmente desacreditados, duvidados e moralmente envergonhados pelo mundo dos homens, e assim contribuindo em promover, incentivar e fortalecer a frieza e o afastamento nos corações. Fatores que invadem e reforçam a divisão psicológica e cedem lugar e terreno ao fator diabo assumir, assenhorear e publicar a aparência. 

Em todo tempo a igreja produz e promove influências perante os homens. E aquela instrução do apóstolo Paulo para a igreja é um instrumento preventivo para o exercício da boa influência e da manutenção da comunhão saudável e admirável. Assim como qualquer grupo humano, igrejas produzem ou promovem e atraem para si bons ou maus conceitos, reputações suficientes ou deficientes. Ainda que não queiramos, nossas obras e frutos firmam influências, nos fazem ser conhecidos e atraem atenções. Enfim, o sal da terra e luz do mundo faz a diferença e guia caminhos.

Com a finalidade de proteger e instruir a igreja a proceder-se saudavelmente diante dos homens, de forma e aparência sem mancha e afastada de deméritos, o apóstolo Paulo aplicou e resumiu a instrução orientadora de forma direta e genérica, direcionada em primeira mão para a igreja do Senhor Jesus na cidade de Tessalônica e por extensão a nós, como igreja, ao longo dos séculos.

E a cada tempo que se aproxima a volta do Mestre e Senhor nosso, a igreja vivendo e convivendo num mundo de relativismo permissivo e rodeada pela manipulação diabólica no multiculturalismo, mais forte a advertência de nos manter afastados da aparência e forma e de procedimento do mal nos lampeja. A igreja do Senhor Jesus vem se defrontando a cada tempo com influências sobre influências. Assim como exercendo sua influência na sociedade. E cada igreja local tem o seu lugar, a sua posição e a sua história. Cada uma projeta ou capta atenções. É inegável essa realidade. Jamais se pode esconder a luz.

Ainda que para algumas mentalidades correntes destes tempos do fim pareça que coisas estejam sendo inobservadas ou não percebidas, a verdade é que o mundo de opiniões com a sua tão grande nuvem de testemunhas busca e enxerga a todo tempo referências fatuais. E o Senhor nosso Deus está nos dizendo que é preciso nos manter abstidos da forma, da aparência em procedimentos e da mecanicidade, de tudo que se configura como mal, ruim, desprezível. Enfim, que nos abstenhamos do mal, tanto por ações práticas preventivas como por medidas de coerência como a natureza e missão da igreja entre os homens.

E quanto mais avançam os dias e épocas, mais chegamos a estar atentos em não imitarmos práticas e procedimentos que nos exponham ao que é mal. Para tanto, é preciso respeitarmos limites de causas e conseqüências, e mantermos em nós o cheiro do bom perfume de Cristo. E o Senhor Deus está através do texto acima nos instruindo e nos protegendo. Nos orientando para manter a nossa integridade saudável, a fim de mantermos a comunhão cristã fortalecida e saudável. Nos oferecendo o meio e o caminho preventivos para a nossa jornada de influências continuar transcorrendo os anos de maneira saudável até a volta do Senhor Jesus a vir nos buscar.

É preciso nos manter abstidos de embaraços desta vida, a fim de que agrademos ao Senhor que nos chamou para a boa milícia. É preciso que continuemos a militar legitimamente. É preciso que haja a boa influência que mostre, promova, tempere e confira o gosto de valorizar o bem e tudo que é bom, nos mantendo sempre abstidos de toda forma e procedimento que configure o mal.
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos