WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sexta-feira, 19 de junho de 2015

O PASTOR NO SÉCULO XXI

PASTOR NO SÉCULO XXI.
Cinco notas imperdíveis ao pastor deste tempo.
É incontestável a avalanche de insumos ideológicos e de correntes de pensamentos que está permeando e campeando o viver das pessoas e o convívio dos grupos em geral no presente século. Não se pode fechar as vistas para as ocorrências do nosso século. Conhecer o tempo e identificar os movimentos de cada círculo e de cada época são tarefas sempre continuativamente inacabadas. Cada época tem os seus obreiros próprios para os seus enfrentamentos. E negar essa realidade seria como desmerecer as verdades históricas e desconsiderar aqueles que vieram antes de nós.

Os desafios que vêm sendo enfrentados e confrontados pelos pastores deste tempo são inconfundivelmente mais acirrados e assustadoramente mais agressivos. Enfim, o século da vastidão de coisas gerais e das idéias relativistas favorecidas por leis humanas está abrindo portas cada vez mais permissivas e cativantes. Forças ideológicas e correntes de pensamentos seculares, somadas aos insultos competitivos da sobrevivência estratégica, estão a cada dia ilhando pessoas e confrontando os pastores deste século.

Pastores de épocas passadas não teriam a estrutura e o preparo apropriados para enfrentar as demandas da sociedade e dos rebanhos neste tempo, frente aos corredores existenciais do homem em pleno calor da pós-modernidade. Salvo melhor juízo e as raras exceções, apesar de toda nobreza e competência e tirocínio que apresentaram e demonstraram nos seus tempo e contextos, lhes faltariam, entretanto, a visão de mundo corrente neste século que, além de velozmente tecnologizado, está também incrementado pelo idealismo pós-moderno.

Na verdade, são conselhos bíblicos em forma de notas, para os pastores deste século.

1 – APASCENTEM. Um verbo um tanto pouco usual, contudo sua prática tão mais necessária e requerente hoje do que em tempos passados. Uma das ocupações características principais e essenciais de um pastor é o trabalho do apascentamento. Apascentar está sendo um desafio em razão das tendências do isolamento e da frieza de sentimentos avassalando o homem atual. Os desafios hodiernos substanciados pela variedade dos estilos de vida e influências cotidianos do mundo de então estão exigindo muito mais dos pastores as respostas práticas e diretas do apascentar, frente as demandas existenciais humanas manifestas em cada fato novo dentro e fora do povo de Deus. Para este século, ou o pastor de fato apascenta ou é vencido pela conformação viciosa da roda gigante de rotatividade de afastamentos e de perdas e prejuízos em todos os sentidos e áreas que se possa um pastor imaginar. Jr 23.4.

2 – ADMOESTEM. Admoestar é biblicamente um verbo cuja ação possui a natureza noutética. Ao contrário do que comumente se pensa e se faz, o admoestar envolve um conjunto de virtudes postas em prática numa mesma ação cujo trabalho desenvolve um processo sabiamente eficiente em busca paciente de resultados notoriamente eficazes. Admoestar não é uma arte, é uma tarefa sabia e pacientemente trabalhosa em tirocínio, tato e tática. Admoestar é um trabalho de gente sábia, séria e responsável cuja maturidade e experiência de caminhos conferem a propriedade de encaminhar e conduzir individualidades a enxergarem e absorverem a direção proposta pelo Reino de Deus. Para este século, ou o pastor de fato admoesta ou certamente contribuirá direta e conscientemente para os lobos apartarem, afastarem e devorarem ovelhas de seus rebanhos. At 20.31.

3 – CONFIRMEM. Confirmar é biblicamente a ação de fortalecer, consolidar, fazer que seja constante, firme e estável. A sagrada tarefa de confirmar se processa num trabalho constante, persistente e permanente, visando direcionalmente a fortalecer alicerces de ânimo por fé (não por alegrias ou sensações momentâneas), com base fundamentada na Palavra de Deus e nas experiências de vida conjugadas e corroboradas com a Palavra de Deus. Para este século, ou o pastor de fato confirma as ovelhas de seus rebanhos buscando mantê-las estável em ânimo e fé, ou terá diante de si apenas um grupo rotineiro de pessoas com um universo mental insatisfeito e dividido em cada uma em meio termos entre o encarar o mundo como o sistema secular dita ou como a Palavra de Deus nos ensina. At 14.22.

4 – VELEM. O velar está intrinsecamente relacionado com o zelar. O velar é a tarefa propriamente dita de dar atenção direta. Há inúmeros desafios internos e externos que estão encarando e açoitando os pastores deste tempo. O velar, para este século, e diante das coisas que vêm transcorrendo nele, atravessa mais do que uma divisão ou sub-divisão de tarefas ou delegação de competências. Velar envolve uma extensão de ações coadjuvantemente concordantes e respondentes visando como prioridade o Reino de Deus e não divagações de atendimentos circunstanciais ou facilitação de intenções facciosas. Este século, com seus detalhes cada vez mais diversificados, vem apresentando obstáculos dolorosos e barreiras sacrificiais aos pastores. Hb 13.17

5 – ADMINISTREM. As nuances tendenciosas do secularismo moderno, alimentadas pelas novas teorias de condução de grupos e tarefas, vêm sensivelmente influenciando a administração eclesiástica em todas as suas áreas. A visão administrativa secular diverge e se opõe às natureza e visão administrativas da igreja do Senhor Jesus. Enquanto a administração pastoral é exercida segundo o poder “kratos” de Deus atuado sobre o serviço a Deus e para a glorificação dEle, a administração secular segue princípios coercitivos e metodologias voltados mais para o produto e resultados visados do que respeitando as necessidades individuais do agente humano, que é o meio que move os recursos. A administração secular move seus meios voltada unicamente para os fins seculares terrenos. A administração pastoral conduz capacidades e gerencia recursos humanos para fins espirituais, para fins que de fato e em verdade glorifiquem a Deus, ao passo que também minimizem os sofrimentos e aflições humanos. Este século, mais do que sempre, está exigindo e gritando dos pastores por administração transparente, confiável e coerente e nos conformes bíblicos. A fim de que o amor de muitos não seja arrefecido e os pastores não venham a ser reprovados por improbidade e outros males que rondam e campeiam as sociedades deste tempo. 1Pe 4.10-11.

Em virtude das demandas e da natureza deste século, urge aos pastores modernos a premente necessidade de apascentar, admoestar, confirmar, velar e administrar, seguramente e sem temores, muito mais do que em tempos e épocas anteriores. Num século em que o homem está cada vez mais sendo influenciado pela multiformidade de pensamentos seculares e levado pela frieza, pelo desolamento e pelo isolamento, vale aos pastores deste século atentarem para as notas em que os conselhos bíblicos fundamentam e conferem lastros de estabilidade.
Estamos mais perto da salvação agora do que antes quando começamos.
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos