WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

terça-feira, 29 de setembro de 2015

AONDE VÃO NOSSAS CRIANÇAS?

AONDE VÃO NOSSAS CRIANÇAS?
Doutrinamento ou passatempo?
A chamada “igreja infantil” é a base da estrutura alvo do discipulado cristão de base. Essa igreja encontra-se sob sérios riscos quase que inconfessos em termos locais. Fugir desta verdade é fechar as vistas para a realidade que vem se arrastando em igrejas locais. Formar exige muito mais do que apenas informar. A igreja infanto-juvenil está pobre e carente de doutrinação formativa e rica de passatempos informativos.

Recentemente veiculou na internet e assumiu jargão no meio evangélico a frase “Leve seu filho hoje para a igreja, para que amanhã não o busque na cadeia”. Aparentemente a frase parece soar plausível e verdadeira. Mas somente parece. Os crivos da realidade apontam para verdades evitadas. Espelham e dão contas do falseio ilusório da frase grotesca e ignorantemente jargonada e reverberizada quase que inconsciente e ausente de lucidez e ausente de responsabilidades. Jargões e declarações inconsistentes são tendenciosos e desafinados da realidade.

Estudiosos e pesquisadores cristãos competentes no assunto da pedagogia cristã infanto-juvenil, juntamente com mestres dessa área, têm trazido a lume verdades quase que ocultas a respeito dessas realidades evitadas. Vozes lúcidas e competentes têm emitido alertas sobre causas e conseqüências atinentes ao assunto. A formação sólida das futuras gerações de cristãos evangélicos em igrejas está sob sérios riscos. Hoje evitado o assunto em não poucas igrejas locais, enquanto os sinais lampejam forte, inquietante e gritantemente realidades melindrosas e que têm passado em branco na visão desatenta para quadros do Mundo.

Olhares panorâmicos do mundo cristão evangélico têm acompanhado e se munido detalhadamente dos fatos progressivos tanto de igrejas locais como das sociedades humanas, e por bons esforços buscado contribuir para orientar reparações e ajustes. “Para onde estão sendo conduzidas nossas crianças evangélicas?” “Para onde está sendo levada a igreja infanto-juvenil cristã evangélica?” “Que está sendo feito com lucidez consistente, coerente e sólido para a igreja infanto-juvenil?” são questionamentos evitados ou ainda com ínfimas respostas.

Ainda que alguém tente fugir da realidade, a igreja infanto-juvenil cristã evangélica como um todo encontra-se sob sérios riscos de descontinuidade em suas futuras gerações. A Igreja nunca foi uma porta de fast-food gospel, nem um drive-thru de fiéis a mercadinhos preferenciais da fé. A igreja infanto-juvenil vem dando sinais de assimilação de pontos da demagogia e do afastamento da intrepidez da doutrina cristã. A desatenção ao grito de hoje poderá acarretar sérios riscos irreparáveis amanhã, que certamente contribuirão para um desfecho lamentável para quadros futuros que a eternidade revelará. Vale muito questionar como foco de exame se a igreja infanto-juvenil está sendo alvo de doutrinação, ou de passatempo caracterizada e puramente religioso.

A discipulação eficiente com resultados eficazes em qualquer âmbito deve levar seriamente em conta os fatores que envolvem o processo ensino-aprendizagem, para qualquer âmbito da vida humana. A aprendizagem eficiente de conteúdos e o seu desenvolvimento eficaz se dão por fatores que envolvem as áreas cognitiva, psicomotora e afetiva. O processo ensino-aprendizagem  se realiza visando cada uma destas e os objetivos que norteiam suas didática e metodologias. Fugir destas vertentes é o mesmo que tentar tapar o sol com a peneira.

Ainda na discipulação, há ainda que se ter em conta as realidades dos campos formativo e informativo. A base objetiva da doutrinação cristã na sua completude envolve a informação e a formação. Ambas se entrelaçam, se equilibram e se concluem completando a comprovação da frutificação. A informação oferece conteúdo e a formação confere o lastro da disciplina. É uma dívida impagável para com a igreja infanto-juvenil. Tentar falsamente aplacar a consciência empregando subterfúgios desconstrutivos e fugindo de se deparar com o grito da igreja infanto-juvenil é um grave erro comprometedor e negligente. Segundo observadores cristãos, algumas dessas realidades evocam foco.

Em primeiro plano estão os excessos de atividades lúdicas encaminhando e conduzindo a igreja infanto-juvenil. Reconhecendo o valor e a importância dos recursos instrucionais, das técnicas da didática infantil, assim como as suas metodologias, é preciso que as atividades da igreja infanto-juvenil sejam pautadas e voltadas para o equilíbrio entre caráter, métodos, técnicas e objetivação. Tem sido observado que as atividades da igreja infanto-juvenil em igrejas têm assumido o maior peso em distração lúdica do que propriamente direcionada para a formação doutrinária de base.

Em segundo plano está o notado despreparo na aplicação das técnicas didáticas direcionadas para o campo formativo. As atividades da igreja infanto-juvenil tem se afastado da prioridade sobre a disciplina formativa que consubstancia, consolida e fortalece as convicções cristãs. A supervalorização e concentração na vontade unilateral de passar informações e conteúdos tem deixado em segundo plano a condução da formação. É preciso engajamento consciente de esforços permanentes e insistentes no preparo de como aplicar as técnicas didáticas visando a formação e não apenas passar informação.

Em algumas igrejas, nem sempre as atividades da igreja infanto-juvenil têm sido conduzidas debaixo de objetivos responsavelmente percebidos por lideranças e orientadores. A soma de deficiências mais a ausência de preparo, mais a falta de boa vontade responsavelmente incansável e mais fatores desmotivacionais têm acarretado e incentivado a despriorização do campo formativo. Restando apenas a saída para o preenchimento das atividades com passatempos lúdicos e distracionais, descasados do livro Bíblia Sagrada em cerca de 80% das ferramentas, dos conteúdos bíblicos e do domínio do Livro.

Finalmente, em terceiro plano está o modelo empobrecido de condução e tratamento de classes dominicais da igreja infanto-juvenil. Tem sido observado que o modelo orientado na prática da condução de classes da igreja infanto-juvenil tem equivocadamente assumido a postura e o sistema apenas de creche infantil. A igreja infanto-juvenil em igrejas locais tem recebido o tratamento característico de creche infantil. Quase sempre igrejas locais mantém sua igreja infanto-juvenil entregue em mãos de veículos cuidadores em forma de condutores de passatempo ocupacionais em ambiente religioso. O que é um erro grave e crasso esse modelo.

Nem todos os elementos orientadores que conduzem as atividades da igreja infanto-juvenil desenvolvem suas atividades por questão consciente de responsabilidades com vistas comprometidas para o futuro da igreja cristã nos tempos vindouros. Alguns desses elementos aceitam ou optam por conduzir atividades da igreja infanto-juvenil por questões pessoais estranhas e alheias aos propósitos da igreja cristã. Algumas movidas por questões pessoais de foro íntimo particular ou motivadas em função de problemas existenciais que lhes envolvem na sua individualidade.

Assim sendo, há uma esperança nos corações responsáveis de que as atividades da igreja infanto-juvenil retornem ao campo do doutrinamento e não continuem a seguirem pelos caminhos e atalhos do passatempo. Sob pena de que as gerações futuras de cristãos evangélicos não venham se afastar e se perder do conhecimento da estrutura básica do livro Bíblia Sagrada, nem das fortes convicções cristãs reformadas. A fim de fazer frente ao mundo moderno, aos requerimentos das sociedades hodiernas, aos reclames explosivos do mundo em amplo espectro de confusão, faz-se necessário encaminhar a igreja infanto-juvenil ao caminho do doutrinamento como fator preponderante e predominante na história da igreja cristã militante.

Pensemos e questionemo-nos sobre para onde estão conduzindo a igreja infanto-juvenil. Para onde ela está sendo levada. Está havendo doutrinamento formativo ou passatempo informativo para a igreja infanto-juvenil? Gerações da igreja infanto-juvenil cada vez mais rica de conhecimentos informativos e cada vez mais pobre de convicções cristãs. A frase jargonada “Leve seu filho hoje para a igreja, para que amanhã não o busque na cadeia” espelha a verdadeira realidade, ou apenas consiste num jargão à beira da ilusão falaciosa para aplacamento de consciências?
EvGS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos