WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

domingo, 1 de maio de 2016

NÃO ABUSE DO PODER

JEORÃO: ABUSOU DO PODER
Sentenciado nas suas entranhas.
O poder é um dos fatores que desafiam personalidade e caráter de uma pessoa. O poder é depositado nas mãos de pessoas e revela seus caminhos. Quando conduzido por sensos saudáveis, com probidade e no bom exercício da consciência e nos trilhos da coerência, o poder governa e promove o bem e a verdadeira ordem. Quando manipulado e feito dele abuso e meio alimentador da ganância, torna-se um instrumento de crueldade que pode ampliar e estender silenciosamente suas mazelas conseqüentes a terrenos antes despercebidos.

O abuso de poder somado à ganância foi o terrível e aterrorizante mal cometido por Jeorão, rei de Judá, filho do rei Josafá. Um mal que parecia uso de esperteza vantajosa, contudo lhe afundou e fez sua vida soçobrar lenta e progressivamente. Apesar de ter crescido e visto o rei seu pai Josafá haver com o bom uso do poder empreendido e realizado grandes e bons feitos, Jeorão permitiu-se escorregar para o abuso e a ganância empregando desse poder detido em suas mãos. 1Cr 21.1-20.

Aquele Jeorão, que teve o privilégio de haver subido ao trono antes ocupado por seu pai, aos seus trinta e dois anos de idade, agora de posse do poder tornou-se uma figura destemperada, imprevidente e sombria. E nos limiares de seu exercício de poder já começara a ser um monarca auto-confiante em extremo, porém miserável e cruel. E sem aperceber-se do que estava vindo nos seus próximos anos, afundou-se na prática do cinismo abusando impiamente do poder detido e confiado em suas mãos.

O rei Josafá havia deixado bem fortalecido as fronteiras do reino de Judá e uma grande e boa herança para os seus filhos, contudo deixou o trono para o seu filho primogênito Jeorão. O que a vida pessoal de Jeorão nunca havia experimentado, agora começara a sentir o gosto do poder em sua tutela. E fortalecido e consolidado no trono, iniciou a sua jornada de males e desacertos começando por matar seus próprios irmãos. Logo depois ingressou no caminho de imitar reis ímpios, cujos corações aninhavam rapinas e amontoavam para si males e tragédias.

Jeorão recebeu o poder, porém sua consistência pessoal não tinha estrutura para exerce-lo. Se sentiu atraído e afim  pelas más condutas de sucessos aparentes de outros monarcas e por elas teve sua alma engodada. Seu foco concentrou-se nas trilhas sedutoras do terreno do abuso. Uniu-se com a filha do casal Acabe e Jezabel do reino do norte. Vindo o rei Jeorão mais tarde por suas maldades o seguir o caminho inverso ao de sua sogra. Enquanto Jezabel somou injustiças e assassinato à idolatria, o seu genro Jeorão começou o seu caminho com assassinatos vindo a cair no lamaçal da idolatria.

E estando nos píncaros do abuso do poder, o imponente rei Jeorão arrastou os habitantes do seu reino para a lama movediça aparentemente fértil promovida pela extravagante alegria e o vale-tudo do culto da idolatria. O rei Jeorão agora já estava voando alto o suficiente para induzir e desviar a conduta dos habitantes de Judá e afasta-los do Livro de Deus. Até que em meio a esse clímax de aventuras, lhe sobreveio uma guerra inesperada contra o seu reino seguida de perdas e fragmentações.

Agora o poder e as forças de Jeorão começaram a ser subitamente minados e a visitação inesperada sobre si e o seu reino chegou. E logo depois juntamente a essa lhe veio às mãos uma carta escrita de um profeta que estava distante lhe dando contas das respostas conseqüentes de seus atos pessoais aparentemente cobertos de imunidades, de sua má condução do poder e de sua péssima influência sobre o seu povo por ele governado. O escritor da carta foi o profeta Elias, seguindo os padrões respeitosos no esboço de primeiro denunciar a culpa e o dolo e em seguida exarar e apresentar a sentença.

O não esperado pelo rei Jeorão no seu abuso de poder durante um exercício de curto tempo, agora começou a lhe avassalar e arrasar o seu reino através de hostilidades, invasões e perdas sobre perdas. E aquilo que Jeorão não percebeu no passado agora estava lhe vindo e quebrando limites de fronteiras e fortalezas e chegando cada vez mais perto de si. Para o rei Jeorão, nem iras e nem coragem lhe valeram e nem lhe sustentaram os ímpetos. O espelho de Jeorão estava revelando uma fisionomia de péssimo histórico irreparável de mortes de seus irmãos, não lhe sobrando espaço para acertos e nem consertos. Sua história já havia sido escrita por sua própria vida de mandos, abusos e desmandos.

Enfim, em meio ao caos e ao sufoco, o rei Jeorão chegou ao sexto ano de seu reinado, quando dores terríveis inesperadas começaram a lhe dar presença nas pontadas no estômago e intestinos. Um câncer nas suas entranhas, e o que havia sido predito na carta que recebera, agora era o quadro real e sintomático que estava desafiando seu poder monarca e consumindo diariamente suas entranhas de forma progressiva e ferozmente. Seu poder, seus privilégios, sua posição de monarca, suas honrarias e suas forças estavam agora recebendo uma paga cujo preço jamais aquele Jeorão previu receber e tampouco temeu. Jeorão parece não ter percebido que há duras sentenças que chegam ao homem por fora, mas que também existem dolorosas sentenças que surgem por dentro.

A má visão de poder que lhe subiu à cabeça seis anos atrás quando teve começado o seu reinado lhe não permitiu enxergar que há o Deus Soberano que possui uma Escritura a ser observada e um povo a ser guiado, governado e conduzido de forma que juntos, poderes e povo, alcancem os propósitos do Eterno. E dois anos depois de sucumbido nesse quadro deplorável, no seu oitavo ano de exercício de poder monarca, aos trinta e oito anos feneceu e desapareceu o rei Jeorão sem que deixasse rastro algum de lamento sobre si, e excluído foi sepultado fora do panteão real, posto que o seu povo errante já se encontrava enjoado do monarca também errante e cínico contumaz,  sem acertos e nem consertos.

Nenhum poder torna homem algum imunizado, imune, intocável, acima de contingências trágicas e demandas cruéis advindas das estradas da vida ou lhe sobrevinda em conseqüência de seus desacertos contumazes. O exercício do poder sobre pessoas pode ser um caminho promotor e sustentador de bênçãos divinas, entretanto pode ser a pedra fogueada que lhe leve aos calores de vícios perniciosos de desatinos e misérias contraídos para si e para as pessoas em sua volta. O vício de poder pode tornar-se como a embriaguez do mando e a alucinação do ópio. Só se percebe seus destroços quando as suas tragédias já não podem ser evitadas nem contidas.

Uma das recomendações bíblicas escritas pelo apóstolo dos gentios é a de que aquele que preside, o faça com cuidado. Para a liderança do povo de Deus, o modelo de condução desse povo está atrelado ao que o Livro de Deus instrui, orienta, manda, recomenda, estatui. E copiar modelos estranhos desprezando esse modelo é um peso de sentença reprovadora e uma estratégia pespontada pelo mal. Menosprezar o respeito a esse povo e subestimar o conteúdo desse Livro são atitudes e comportamentos assemelhados aos do rei Jeorão com conseqüências drásticas, cujo fim somente a eternidade pode dizer.

Receber do Senhor Deus a oportunidade honrada e o poder de conduzir o Seu povo é uma atividade eminentemente privilegiada. Muito mais honrosa e ilustre se torna quando se faz, com a ajuda de Deus, dessa oportunidade um marco de sucessos espirituais que louvem e glorifiquem a Ele e consubstanciem o respeito para com a Sua Palavra e o decoro e a elevada estima do Seu povo. Que nenhum de nós proceda como o rei Jeorão.
EvGS
www.glaukosantos.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos