WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

segunda-feira, 24 de abril de 2017

BENAIA: O MAIS NOBRE E ILUSTRE.

BENAIA: O MAIS NOBRE E ILUSTRE.
Sêlo de confiável não é para qualquer um.


Dois dos principais fatores mais estimados e admirados em todos os âmbitos da vida são a lealdade e a confiabilidade. Os lastros da confiança possuem marcos, marcas e história construídos. Lealdade precede a confiança. Ser achado confiável o suficiente não é para qualquer pessoa ou coisa, haja vista que o selo de confiabilidade não é obtido de uma aferição trivial, relâmpago, rasteira e vulgar. Confiança não tem preço. Confiança possui e exara valor de lealdade.

No exército do rei Davi esteve um homem entre os seus valentes, seu nome era Benaia. 1Crônicas 11.24-25. Apesar de não haver obtido nome e fama de herói entre os seus pares reconhecidos como heróis, o ser achado valente valoroso leal e confiável já lhe fora o seu sêlo de pessoa digna e de alta qualidade. As páginas sagradas registram Benaia como o mais nobre e o mais ilustre entre os valentes de Davi. Isso não foi coisa do imediatismo e tampouco do acaso e nem de circunstâncias casuais. A história de Benaia em rápidas frases comprova o que significa ter sobriedade e estabilidade diante de vários e diversos desafios.

Para Benaia, ainda que valentia, grandeza e poderio pessoais em obras não houveram sido as tônicas conceituais mais fortes que recebera em sua vida, o serem reconhecidas as suas virtudes pessoais de elevada nobreza nos leva a refletir sobre o que de fato é ser uma pessoa que reúne em si as qualidades que lhe conferem selo de ser o mais nobre, o mais ilustre, leal e confiável entre os demais. Obter tal destaque em ambiente desnivelado é relativamente o simplório lógico e fatal. Entretanto, obter isso entre pares num ambiente permeado de mesmo prumo e marcado de igual nível não é para qualquer um. Benaia foi o único achado na aferição e avaliação em busca do número um no foco.

Benaia foi da tribo de Judá, nascido em Cabzeel. Seu nome significa “aquele que YHWH construiu”, ou “edificado pelo Senhor”, ou ainda no hebraico mais radical “YHWH é inteligente”. Benaia teve uma vida cravejada pelo senso do valor da lealdade e norteada pela bússola da confiança. Benaia não se permitiu ser seduzido pelas trilhas da instabilidade de caráter que rondaram e rodearam outros valentes de seu convívio. Tanto que comandou duas frações mais disciplinadas do exército de Israel, a saber os quereteus e os peleteus. Benaia não foi um soldado qualquer entre a multidão de soldados escolhidos. Benaia não chegou à posição de comando simplesmente pelo tempo e debaixo dos olhares da casualidade contingencial, fria e comum.

Construir uma história estável de lealdade e confiança não é fruto do tatear na aleatoriedade artesanal e nem dos frisson das transitoriedades da vida. Fazer ser reconhecida uma história estável de lealdade e confiabilidade a ponto de fazê-la brilhar como a mais nobre e ilustre entre outras de mesmos grau e nível é tarefa para gente bem mais do que apenas espiritual, sentimental e humanitária. É coisa para gente pacientemente sábia, abalizadamente madura e consistentemente inteligente. É coisa de gente com cabeça segura no Céu, coração ancorado nas realidades da vida e pés firmes no chão de legítimas batalhas.

E recuperar e refazer totalmente vidas egressas dos bastidores da deslealdade e dos corredores obscuros e obtusos da infidelidade para reconstruí-las e levantá-las em pé de vitoriosas e livres sobre o patamar de nobreza não são empreitadas regradas apenas pelos ponteiros do relógio e nem pelos números do calendário. Há de que se ir e investir apenas um pouco mais longe. Quem hoje come e saboreia do melhor da sobremesa e do pirão, já fora outrora preparado, provado e achado digno durante o calor do forno, da bigorna e do tição.

Outrora Benaia foi um dos integrantes de um bando de homens problemáticos e descontentes que havia se encavernado junto a outros quando Davi fugindo de Saul o conheceu nos dias da caverna. Benaia não foi um oficial comandante egresso das trilhas da infidelidade, das vinganças revoltosas e da deslealdade, contudo viu de perto o palmilhar de corações vingativos, infiéis ao rei e desleais ao reino e acompanhou o que desses foi feito e o fim de caminho medíocre e infame a que chegaram. Benaia foi filtrado e passado na peneira e nos crivos. Benaia venceu os calores das batalhas honrosamente, empunhou espada firmemente sem titubear, se mantendo confiável até que chegou o dia do rei o nomear para o cargo de seu oficial comandante da guarda pessoal do rei. Cargo de extrema confiança que exigia a extração de provas de fidelidade e lealdade.

Benaia foi capaz de sustentar além de uma vida de valentia, ter o selo de ser fiel e manter o de ser leal em todo o tempo a ponto de ser escolhido e receber nomeação a tão brilhante e importante cargo para um oficial. O texto sagrado muito bem ensina e nos permite perceber que Benaia aplicou duas das maiores variantes da vida, a saber: seguir o tempo e acompanhar os fatos. Assim as resultantes sempre são seguras e os lastros se mostram confiáveis. Nos corredores da vida sempre é assim, e os históricos comprovam verdades que vão muito mais além do que as gentes comuns enxergam nas vitrines alheias, ou tentam mostrar nas suas. Decisões baseadas na fidelidade constante comprovada são um bom começo para atestar o selo da consolidação de confiabilidade clara, patente e inequívoca.

Benaia não se conformou e nem se deixou formatar-se ou ser induzido por outras histórias que passara perante seus olhos. Benaia foi mais longe e enxergou um tanto mais acima do que ser e servir de aparências que enganassem olhares, iludissem formas, matizassem ações e manejos para com isso satisfizessem aos outros. Não. Benaia foi de fato o mais nobre e ilustre acima dos três principais heróis dos mais de trinta valentes do rei Davi. Para se obter selo de nobreza não se começa no afã do muito, parte-se do início no pouco. Para grande parte dos homens e entre estes, tudo vale e vale tudo, todavia para a boa fatia de homens seguros e inteligentes, a nobreza da abundância no muito sempre é iniciada e provada e comprovada desde os passos no pouco. Ainda prevalece a prova e permanece a validade do que a Escritura diz. Aprende quem atenta e investe. Erra quem desatina e afrouxa. Infiéis e desleais não enxergam sacrifícios, apenas estendem e sucumbem em sofrimentos sem perceberem glórias.

Entende-se das Escrituras que o rei Davi e seu sucessor Salomão, apesar de suas confirmadas fraquezas e aparentes fracassos, jamais designariam para ser um oficial comandante de sua guarda pessoal e o colocariam no seu palácio diuturnamente se apenas esse possuísse algumas qualidades e variantes comuns e triviais vistas na régua da média e na faixa da mediana. Um oficial dotado de alguma força física, jeitos e habilidades, mas não lhe fosse pessoa confiável, e nem entendesse o que de fato era viver num palácio e dele conviver e interagir fora com pessoas do povo. Para tomar posse de coisas brilhantes se faz necessário seja brilhante, e para ocupar coisas nobres e ilustres se requer seja leal e confiável.


Das lições que se nos apresenta o texto sagrado, podemos entender que o rei Davi foi feliz no quesito de tanto conhecer e identificar as qualidades que Benaia possuía, como o haver designado para o honroso cargo de confiança. Para se reconhecer as qualidades de uma pessoa e atesta-la como digna e pronta para assumir posições e para a qual se pretenda colocar, é preciso investir nela, é preciso ser mais tático e ir um tanto mais além de circunstâncias e variantes comuns, triviais, frugais e vulgares. É preciso despi-la da caverna e revesti-la do palácio. É preciso não se prender a momentos, mas atentar para referenciais e detalhes. Todo fiel e leal é livre das prisões que secretamente atordoam e maltratam corações nos labirintos do não confiável pela vida afora. Benaia foi o mais nobre e ilustre porque fora decididamente fiel, tivera uma história constante de lealdade voluntária. A vida de Benaia teve caverna escura, mas não tinha becos e vielas sombrios. O selo de confiável não é para qualquer um.   
EvGS  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos