WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

sábado, 17 de setembro de 2011

NÃO HÁ PROFETA SEM HONRA.




















Mt 13.57-58: Não há profeta sem honra.

Reconhecer caracteres, virtudes e valores alheios é uma atitude extremamente nobre, e somente é própria quando sua manifestação é proveniente da sensibilidade para enxergar a genuinidade desses fatores a reconhecer. Quem não sabe reconhecer outrem deixa de experimentar a grandeza de si próprio, ao mesmo tempo em que perde a oportunidade de expressar o privilégio de si mesmo.

Quem não sabe reconhecer outrem, hostiliza-se e ignora a si mesmo demonstrando não saber e nem estar capaz de ser reconhecido. Nem todos sabem e dominam a nobre e salutar arte de reconhecer outrem, assim como nem todos podem fazê-lo. Os extremos sempre aparecem e a exigência judiciosa sempre diferencia. O ato de reconhecer é preciso na sua exatidão quando se tem tino afinado e propriedade legítima e exeqüível sobre ele.

Ninguém é forçado a efetuar reconhecimentos, e ninguém é impelido a fazê-los, visto que eles somente expressam validade e propriedade quando possuem e carregam a marca própria da liberalidade e a expressão da verdade percebida no coração de quem os enxerga e os faz sobre as obras que os atestam. Para se efetuar reconhecimentos é preciso alguns fatores, é necessária a consistência na observação de outros valores.

Para reconhecer virtudes, valores e méritos de outrem é preciso ser humilde em si mesmo; carece de ser equilibrado no senso de perceber importância; exige sobriedade; requer sinceridade. Isso somente vale e confere autoridade se houver legitimidade, e pesa muito mais quando repousa e se sustenta no patamar da verdade. Na visão do reconhecimento, deve se evitar os extremos, o perfeccionismo e as tendências, a fim de que o ato esteja estabilizado sobre os lastros da realidade e da verdade.

Do contrário, a oferta de seu reconhecimento ofereceria a ínfima e feia marca da hipocrisia postada com o selo da falsidade, aposta com a assinatura da deslealdade e impressa com o sinete da mediocridade. Reconhecimento genuíno e válido não é uma mercadoria comerciável e muito menos uma tentativa forçosa e impositora de tê-lo ou para efetuá-lo. 

Para reconhecer outrem também é preciso possuir a virtude da humildade e a da honestidade. Carece ainda também ser e estar desprovido de tendências rapinosas da soberba, da arrogância, do rancor e da mediocridade, visto que esses sentimentos e inabilidades são elementos impeditivos para reconhecerem caracteres, valores e virtudes alheios, e quando esses o fazem o objetivo é sempre notado envilecido, sombrio, pretensioso, oportunista e interesseiro.

Geralmente quem é deficiente na atitude de reconhecer a outrem, declara a sua própria pobreza de entendimento, demonstra a sua própria falta de credulidade, é destorcido pela inveja e pelo ressentimento, em razão da sua falta do senso de hombridade e da ausência de maturidade. A incontestável historicidade comprova que essa classe não expressa tendência e muito menos iniciativas para reconhecer valores e virtudes alheios.

Para reconhecer outrem, ainda é preciso também ter a capacidade de crer, de interpretar e a voluntariedade para compreender. Havendo dissonância nos sentidos e distorção na interpretação, falha a tradução, afeta e obscurece diretamente a compreensão, descalça a razão e viabiliza a incredulidade. Quem não se ver pronto para sentir, interpretar e compreender, não estaria também para propriamente acreditar. A incredulidade é um mal que afeta diretamente contra a possibilidade de reconhecer.

Para reconhecer apropriadamente alguém, além disso, é preciso também saber conduzir a comunicação desse reconhecimento. Nem toda comunicação é estabelecida através de palavras pela fonação verbalizada. É também estabelecida através de expressões e passa a ser consolidada quando alcança a capacidade da interpretação, satisfaz a compreensão e chama a lume a consciência e a razão. Há linguagens que possuem o poder de demonstrar silenciosamente o conteúdo do repertório que se evita de verbalmente exteriorizá-lo.

Para reconhecer alguém, é preciso saber aplicar o zelo adquirido nas experiências e percebidamente comprovado nos referenciais seguros e fazer valer o senso de justiça. Reconhecer outrem com verdade é uma demonstração de justa valorização sobre aquilo ou aquele no qual se pretende reconhecer. Perde-se muito quando não se sabe adequadamente reconhecer, e os prejuízos são muito maiores quando não se sabe valorizar aquilo ou aquele que possui notório valor e se deixa de aplicar o senso de justiça sobre o que é notavelmente justo.

Deixar de reconhecer devida e apropriadamente outrem é fazer predominar a injustiça, promover o descaso e o desencorajamento, alimentar a falta de altruísmo e, ainda, é concorrer para que o desrespeito e a confusão prevaleçam. Quando não se reconhece alguém aplicando o senso de justiça, promove-se indiretamente a injustiça e insanamente jogam-se os valores para debaixo do capacho e ignoradamente pisa-se sobre eles.

Para reconhecer alguém, é preciso, além do mais, fazê-lo dentro do tempo próprio para tal. O tempo é um fator que revela, mas também que passa, e os períodos dele transcorrem naturalmente. Reconhecer alguém fora do tempo é semelhante executar uma música com o instrumento desafinado e no ritmo descompassado.

O laboratório do tempo produz as suas mostras e atesta oferecendo provas dos seus ensaios. É preciso saber conduzi-los, observá-los e não deixar que passem e sejam perdidos em razão da visão de excessivo e inflexível perfeccionismo, e com isso decorram-se feias dívidas impagáveis e irremediáveis.

Quantos reconhecimentos temos visto, e de outros tantos temos sabido e alguns por quase toda a sua trajetória, presenciado. De todos eles, vemos reconhecimentos verdadeiros, mas também já presenciamos tantos falsos, ilusórios e enganados. Vemos reconhecimentos sábios, todavia também já nos chegaram diante das vistas alguns números de tolos.

Vemos reconhecimentos inoportunos, em contrapartida também já vimos reconhecimentos impróprios. Em todos eles a única e singular marca que deixam é a dos prejuízos desastrosos dos seus resultados. Alguns desses prejuízos arrastam-se refletindo por gerações ao longo dos anos.

Reconhecer está relacionado ao ato de honrar. E honrar significa dignificar, enobrecer, respeitar. Para honrar é preciso ter dignidade no ser para também expressá-la no fazer. Para honrar é preciso ter nobreza no ser para também ser nobre no respeitar a outros e a estes enobrecer. Honrar é uma questão de definição, e quem não sabe definir não possui propriedade e nem subsídios consistentes e válidos para honrar e conceituar méritos. Jamais se deve honrar aquilo que não está razoavel e perceptivelmente definido.

Alguns confundem o reconhecimento como se esse fosse simplesmente resumido ao ato de homenagear, premiar e recompensar. Apesar de essas iniciativas acompanharem algumas vezes o ato de reconhecer, não significam propriamente o reconhecimento em si. Se assim fosse, reconhecer perderia o seu brilho e natureza, decairia do seu valor, se tornaria vulgarizado e por fim seu significado se faria desprezível.  

Se faz grande aquele que presta honra. E percebe-se ser pequeno em si mesmo aquele que é cônscio das suas responsabilidades diante do reconhecimento que lhe é conferido e da honra com a qual lhe é distinguido. O peso da honra sempre recai tanto sobre aquele que é honrado quanto sobre os ombros daquele que o honra.

Invejosos ressentidos jamais se sentem à vontade em si mesmos para prestar honras. Eles tomam parte numa classe que nunca anda para o futuro, haja vista que não sabem olhar da maneira correta e com visão sábia, sensível e coerente para o passado. Todavia, aquele que é sábio e sensível para honrar, sobrepõe o invejoso ressentido, posto que enquanto o invejoso ressentido se perde enclausurado nas pobres migalhas do pessimismo, aquele ganha sabendo somar-se em méritos ao reconhecer e honrar valores e seus ricos tesouros com percepção otimista e honrosa.

E olhando para a passagem registrada em Mateus 13.57-58, percebemos a declaração do Senhor Jesus em resposta ao tratamento lhe dispensado por parte de alguns daqueles que ouviram os seus ensinamentos e testemunharam a realização de curas naquela ocasião. As conseqüências resultantes daquele tratamento dispensado ao Profeta de todos os profetas poderiam ter sido melhores se tivesse havido a devida aceitação dEle.

Com propriedade única e singular, o Senhor Jesus, Mestre e Profeta por excelência acima de todos os mestres e profetas, naquela oportunidade declarou que “Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa.” Mt 13.57 (ARA). Observando melhor a declaração do nosso Mestre Amado, notemo-la em duas partes – a primeira, uma afirmação do princípio “Não há profeta sem honra”; e a segunda, uma explicação de uma evidência “senão na sua terra e na sua casa” -.

O texto em apreço neste artigo não nos fala do ato de desonra. Não trata da ação de desonrar como se tirando do Senhor Jesus a Sua honra de profeta. Ele nos deixa claramente ser vista a ausência de honra, o desconhecimento de uma honra, e não uma retirada de honra. Na frase “Não há profeta sem honra”, a expressão “sem honra” traduz a original do texto grego “ảtimos”, que significa “menosprezado, desprezado, desprestigiado, desvalorizado, depreciado, desestimado.

Ele também nos faz enxergar a quem especificamente é destinada essa falta de honra – aos profetas -. E ainda ele nos deixa ver os locais nos quais residem essa exclusão, privação e negação de reconhecimento da honra, assim como o desastroso efeito disso – na sua terra e na sua casa.

Note que o texto diz que o tratamento ausente de honra não procede de lugares estranhos e nem de estranhos à pessoa estranha, mas se localiza em lugares familiarizados e próprios - “na sua terra”, a área de espectro maior de mesmos costumes e língua, a pátria; e “na sua casa”, a área menor, entre os seus domésticos, entre os mais familiares e mais íntimos.

É incrível como essa declaração do Senhor Jesus tem atravessado séculos e sendo constatada em várias “terras” e em muitas “casas”. Apesar dela não possuir afirmação determinante de uma regra e nem natureza profética sugerindo que seja desconhecida a honra que há no profeta, ela tem sido lamentavelmente a prática comum em muitas terras e casas ao longo dos anos. Nesse texto encontramos o Senhor Jesus se pronunciando com uma afirmação apenas constatadora.

De forma alguma, o texto de Mateus 13.57 pretende imprimir uma regra ou o estabelecimento de um princípio obrigatório de fazer valer o desprezo, o menosprezo e a desonra aos profetas da própria terra e da mesma casa. Ele está expressando uma verdade constatada por si mesmo, a notável constatação de um fato real ocorrido – o desprezo, o menosprezo, o desprestígio, o desapreço, exteriorizado no tratamento ao profeta -.

Note também que apesar de pairar uma nuvem de admiração naquele ambiente, havia também os ares de uma campanha de especulação, ignorância, inveja, desdém, mediocridade e rejeição. Houve operação de milagres, todavia foram poucos por causa da parte escandalizada que estava entre aquele público presente.

O conceito que aqueles escandalizados tinham da pessoa do Senhor Jesus era muito aquém e desfocado do que Ele realmente é. Em meio e junto ao grande número de admiradores, aqueles escandalizados em si nem mesmo conseguiram identificar o maior dos profetas que estava naquela ocasião entre eles. Que faz a inveja, o desdém, a mediocridade, o rancor, o ressentimento, a perda e embrutecimento de sensos e de sentidos...

Um dos terríveis males é a desorientação no senso identificador. E aí quando se desgoverna e se desatina do fundamento discernidor, surge a oferta da mistura, logo aparece a influência da descaracterização e mais adiante canaliza os conceitos à diluição. Passa-se a ver o que não é, a ter o que não existe e a fazer o que não se deve. Quantos transtorno e prejuízos conseqüentes causam a visão obscurecida e o foco distorcido quando se deixa de realizar um devido reconhecimento.

Deixaram de honrar o Profeta da Galiléia, posto que nos seus corações estavam ausentes a sensibilidade de reconhecer e o senso de honrar. Não honraram o Profeta, visto que seus íntimos não estavam sensivelmente prontos e preparados para reconhecer a pessoa do Profeta, nem Aquele que o enviou e nem o significado do ato de honrar. Desprezaram e desconheceram a honra da Sua pessoa porque não distinguiram quem Ele era, apesar de terem visto o que Ele fez. E os resultados se mostraram nas perdas e prejuízos consequentes.

Que tristeza e quantos prejuízos causados pela incredulidade expressa naquela ocasião. Imaginemos os muitos doentes e enfermos no meio daquela multidão que bem poderiam ter tido a oportunidade de haverem recebido a sua cura, assim como os tantos oprimidos e cativos que bem poderiam haver sido libertos naquele dia.

Imaginemos quantos sinais e maravilhas deixaram de acontecerem entre aquela multidão, em função de nela as muitas mentes escandalizadas por si mesmas e enclausuradas nos seus julgamentos exalando nos ares o forte e terrível odor da incredulidade. Fatos históricos dos profetas Elias, Eliseu e Jonas enviados a terras estrangeiras e a casas estranhas poderiam corroborar essa verdade que “não há profeta sem honra”, entretanto eles se desfocaram do princípio e foram enquadrados naquela explicação dada pelo Senhor Jesus.

Deixando de honrar o Senhor Jesus como um profeta, perderam as bênçãos que poderiam ter recebido advindas do ato de honrar o Eterno Deus e Pai que O enviou. “Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta”. Mt 10.41. Os escandalizados, por não haverem recebido o Senhor Jesus no caráter de profeta, deixaram de receber o que trazia Ele consigo como o Profeta para distribuir entre eles.

Imaginemos o lamento suplicante de muitos doentes e enfermos que deixaram de receber a sua cura porque alguns poucos deixaram de reconhecer a pessoa e a presença do Profeta que curou alguns. Imaginemos o testemunho jubiloso de alguém que foi liberto entre a multidão diante dos olhos de alguém que se fez culpado por escandalizar-se em si mesmo. Que desalento não haverem recebido mais em razão de terem expressado menos.  

À vista disso, notemos os perigos que rondam a perda de senso na casa que demonstra a incapacidade de reconhecer e a deficiência em honrar o Profeta que envia os seus profetas. Quem é enviado leva e vai com o nome dAquele quem o enviou, de sorte que ao se receber e reconhecer o enviado, também com esse tratamento se está declarando honrar quem o enviou. É preciso se conhecer com segurança quem é o enviado para então com propriedade honrar quem o enviou. Aqueles não reconheceram o Profeta enviado porque  neles mesmos lhes faltou propriedade para honrar quem O enviou.

Deixaram de receber as bênçãos do Senhor Jesus, o Profeta, por causa do desdém produzido em vista da familiaridade com Ele. Desprezaram a origem modesta dEle. Rejeitaram o mérito evidente dEle. Causaram tropeços e fracassos a outros que tanto careciam. Ignoraram a providência divina. Desprestigiaram o Mensageiro enviado. Desmereceram a sua mensagem. Desvalorizaram os primeiros milagres acontecidos naquela ocasião por causa de suas incredulidades.

O texto sagrado norteador deste artigo pretende dizer a todos nós a grande proposição intemporal em caráter de aconselhamento – Reconheça, honre e creia no Senhor Jesus Cristo, o Profeta por Excelência sobre todos os profetas, o Filho do Deus Vivo e Verdadeiro, enviado para libertar os cativos e curar todas as nossas dores -.

Preze, prestigie, valorize, aprecie, estime e distinga a pessoa e a presença do Senhor Jesus, o Profeta que prepara com propriedade e envia com autoridade os seus profetas genuínos à nossa “terra” e em nossa “casa”. Enquanto Ele levanta e envia os Seus profetas, com estes Ele também prometidamente está todos os dias.
NÃO HÁ PROFETA SEM HONRA, SENÃO NA SUA TERRA E NA SUA CASA. E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles.” Mt 13.57-58.
PbGS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos