WEB RADIO E WEB TV - AUMENTE O VOLUME !

Canções e videos de adoração cristã em várias partes do Mundo. Gospel songs and gospel worship songs videos from many countries on around the World. Canciones, alabanzas y peliculas de adoración cristiana en muchas naciones en el Mundo.
NO RODAPÉ - IN BOTTOM OF THIS BLOG - EN LA PARTE ABAJO

TRANSLATOR OF THE BLOG

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MATURIDADE ESPIRITUAL.













MATURIDADE ESPIRITUAL.
Deixando as coisas de menino...

Hoje no Brasil é um feriado a nível nacional – o feriado do Dia das Crianças -. O “dia dos meninos” tão esperado por todas as crianças brasileiras. Os adolescentes, os jovens e os adultos de hoje lembram do seu dia quando nele tiveram as experiências de o haverem passado como meninos. Foram dias de imaturidade, de instabilidade e de ingenuidade. Sonhos e aventuras foram as suas marcas.

Para os adultos esse dia e suas comemorações e homenagens já passaram, visto que suas vidas avançaram em muitos aspectos. A multidão de adultos de hoje presta homenagens às crianças e bem sabem como foram suas vidas quando crianças eram. O tempo passou e sobraram marcas do que se foi, visto que cresceram e deixaram de serem meninos.

A vida cristã possui também vários aspectos. Um deles é a dinâmica de seu desenvolvimento, de seu crescimento. Assim como a vida cronológica natural, a vida espiritual também ocorre em processo. Em alguns aspectos, a vida espiritual transcorre ligada a fases do processo da vida cronológica natural. De certa forma, existe uma relação de aspectos entre ambas.

Os aspectos cronológicos não significam o sinal de maturidade mental, e por vezes não indicam propriamente a referência de maturidade comportamental, e muito menos atestam maturidade espiritual. Existem os velhos em meninices e há os meninos que não crescem por razão de não deixarem de velhices.

Existe uma boa diferença entre maturidade e maturação. Maturidade indica a fase final e estável de um desenvolvimento. Maturação se constitui num processo sucessivo e dinâmico de transformações que implicam em alterações e desenvolvimento. Maturidade é um estado e maturação é um processo. Maturidade é estática e maturação é dinâmica.

Para se obter o quadro real que mostre os sinais de maturidade, assim como os movimentos da maturação, se faz necessário aplicar a capacidade perceptiva. O que percebemos e como percebemos são os fatores mais importantes para compreendermos o estado de maturidade e acompanharmos o processo de maturação.

A ação de interpretar os conteúdos observados e percebidos nesses fatores é um grande desafio para que sejam obtidos o conhecimento e a compreensão seguros sobre a maturidade e a maturação. É preciso conhecer e compreender tanto aquilo que está sendo apresentado como aquilo que já aconteceu. Isto é uma questão de maturidade de percepção e propriedade na aplicação da capacidade de interpretação.

Nem sempre os “cabelos brancos” possuem a sua capacidade perceptiva desenvolvida e capaz de perceberem e interpretarem com propriedade as relações entre diferentes padrões, entre variados contextos, entre faixas individuais, entre tempos e épocas. Jamais se pode conter e estatizar aquilo que por natureza é progressivo e dinâmico.

Para cada tempo, cada lugar e cada época é requerida a aplicabilidade da percepção a fim de que se produza apropriada e proveitosamente o fruto afinado e eficaz ao seu contexto. Do contrário, o descompasso de épocas traga e invalida as boas intenções de produzir, assim como torna os frutos inservíveis e inadequados.

Maturidade é decorrente também de esforços em investimento somados ao tino de perceber e aproveitar as oportunidades. A maturação contempla as mudanças e transformações e a maturidade aponta para a estatura. Para alcançar a maturidade são requeridos disciplina e esforços em investimentos pessoais.

Os horizontes da percepção podem substanciar a tomada de decisões. Se aqueles forem amplos e abrangentes, estas serão mais enriquecedoras, compensativas, adequadas, próprias e equilibradas. Se aqueles forem curtos e localizados, estas serão mais empobrecidas, mirradas, bitoladas e condicionadas a um universo pequeno, reduzido, fechado e restrito, e geralmente obscurecidas por focos de influências e indecisões.  

Na verdade, os sinais fisiológicos e cronológicos não atestam a realeza adquirida e conservada nas bagagens mental e espiritual de uma pessoa. Os feitos demonstram a diferença modular existente entre diferentes pessoas com bagagens mentais e espirituais distintas. As portas da maturidade não estão fechadas para uns. Elas permanecem abertas a todos. Todos podem aproveitá-las, pois o privilégio dessa bênção está para todos. 

Maturidade não é apenas uma fase da vida. Também não se restringe ao conhecimento e ao saber. Maturidade é uma questão de exercício da prática atingindo-a durante as empreitadas e realizações da vida. A maneira de tratar os assuntos da vida, assim como as ferramentas para enfrentá-los oferecem algumas pistas indicadoras de maturidade.

Maturidade é potencialmente um valor que se adquire da soma de outros valores e experiências angariados e vividos. Nem sempre na bagagem dos “cabelos brancos” de uns reside as mesmas riquezas de maturidade conquistadas por outros de “cabelos pretos”.

Enquanto existem tantos “cabelos pretos” realizando meninices, há tantos “cabelos brancos” lamentavelmente imaturos pensando e vivendo coisas de menino. Que pena que velhos meninos não crescem, e desastroso é que os meninos velhos não chegam à maturidade. A beleza da vida não começa na maturidade, mas reside com maior brilhantismo e mais propriedade quando é construída com a pauta adequada que leva ao estado de maturidade.

A maturidade pode ser adquirida precocemente, todavia melhor e mais consistência possui quando é atingida naturalmente, no seu tempo e fase próprios. Maturidade precoce pode indicar silenciosamente efeitos de rastros de anomalias, produto resultante de deficiências, de desafinos e desatinos.

A maneira dos homens avaliarem as estaturas de maturidade uns dos outros é interessante, e quase sempre não apresentam o quadro real alheio, como também ocultam ou embotam as deficiências ou incompletudes do de si próprios. Dificilmente encontramos alguém que se auto-avalie honestamente, assim como aplique o equilíbrio e a honestidade ao avaliar o próximo. Os homens conhecem padrões e encontram facilidade em aplicá-los aos outros.

Que desacerto, que desarranjo, que destempero, quando imaturos avaliam outros imaturos. Imaturos geralmente se perdem porque os desacertos de sua visão lhes impedem de se acharem. E o pior ainda mais se dá quando imaturos buscam maneiras obscurecidas e tentativas foscas para avaliarem status amadurecidos. Um desconcerto fatal, um desastre pode ser esperado. Enfim, meninos espirituais pouco ou quase nada percebem e compreendem da maturidade espiritual. Meninos espirituais sofrem, e como sofrem até chegarem à maturidade...

Alguns sinais da imaturidade nos meninos espirituais são identificados nos textos sagrados. Por meninos espirituais entenda-se o sentido dos textos originais como pessoas que ainda não atingiram o estado de maturidade espiritual. Pelo tempo deveriam ser mestres, mas infelizmente não chegaram a sê-lo.

Por que a Bíblia Sagrada chama os imaturos espirituais de meninos? Vejamos as coisas de menino que a Sagrada Escritura revela a seguir.

1 - A inconstância de menino. Ef 4.14
A inconstância é um sinal característico claro, próprio e patente do estado de imaturidade. Empregando um termo náutico para as ondas e vagas do mar, Paulo usa a mesma palavra “kludōnizomenoi” numa linguagem metafórica para caracterizar a imaturidade espiritual.

A palavra “kludōnizomenoi” do texto grego original usada em linguagem metafórica para nos falar da inconstância como uma característica de insegurança e falta de firmeza mental, ausência de convicções, mente agitada por influências externas, mente influenciada e arrastada por impetuosas e furiosas ações externas.

2 - A fala de menino. 1Co 13.11a
Aqui a expressão empregada no texto pelo apóstolo Paulo quer nos dar o sentido de “estava acostumado a falar como menino”. A fala é o meio de comunicação, e a comunicação feita por um menino é tenra, deficiente em amplitude de sentido, é muito limitada a uma exigüidade de experiências, de vivência e de um universo de sentidos em formação.

A fala de menino é incompleta, é superficial, sofre influências de fantasias e ilusões imaginativas, é carente de sentidos exatos e recorre a exteriorização de expressões físicas para lhe completar o que não conhecem e não sabem expressar para se fazer ser compreendida com propriedade. A fala revela o estado de maturidade.

Meninos recorrem a artifícios para dizerem através deles de alguma forma o que querem sejam entendidas e atendidos os seus gostos, as suas vontades pessoais. A fala de menino é desconexa do contexto geral completo que lhe rodeia, exatamente por lhe faltar maturidade.

3 - O pensamento de menino. 1Co 13.11b
O termo grego empregado por Paulo para a expressão “pensava” no texto original nos fala da maneira peculiar ao menino ao aplicar as suas faculdades de pensamento ligadas aos seus sentimentos. O pensamento de menino está ligado aos seus interesses próprios, ao seu próprio favor independente dos conflitos que possam causar.

O pensamento de menino discorre conjugado aos seus sentimentos. É um pensamento isolado no tempo e tenro em fé. É um pensamento recheado de sentimentos quase sempre senão misto, mas adaptado de irrealidades, de ilações incompletas. O pensamento de menino é um indicativo de imaturidade espiritual e identificado quando exteriorizado nas ações. A exteriorização do pensamento revela o estado de maturidade.

Paulo usa para esse tipo de pensar o termo grego “phroneō”. Essa palavra tem uma aplicação extraordinária, visto que ela quer dizer de um pensamento disposto e alimentado por sentimentos. Não é um pensamento conjugado a raciocínio lógico e judicioso. Apesar de ser um ato que envolve os sentimentos, a vontade e a consciência, ainda é informe e instável.

É um pensamento movediço que não se preocupa em se firmar em obediência. É um pensamento inseguro que ora oscila em excessiva dependência e ora quer se manter como se fosse o poderoso dono de si mesmo e isolado das outras pessoas e dos seus contextos. É um raciocínio inconsistente, mutante, e muitas vezes imprevidente em toda a maneira de ver o mundo real. Raciocínio de menino não enxerga futuro, por isso é um dos sinais da imaturidade espiritual.

Assim sendo, aos meninos espirituais o conselho paulino de natureza orientadora é “deixe de ser menino espiritual”. Deixemos a imaturidade e procuremos sair da condição de subdesenvolvimento espiritual. Fujamos do perigo da instabilidade. Saiamos do terreno da ingenuidade cega e exercitemo-nos nossas faculdades em perceber e discernir o bem e o mal.

Ganhemos crescimento e maturidade espirituais pela Palavra de Deus, no exercício da oração, nas empreitadas da comunhão, na experiência verdadeira do poder do Espírito Santo, no esforço e investimento disciplinados e inteligentes. Enfim, deixemos de ser meninos espirituais.

Na vida natural o tempo de ser menino passa. E na vida espiritual o tempo de ser meninos espirituais deve passar e ser deixado para trás.
DEIXEMOS, PORTANTO, AS COISAS DE MENINO ESPIRITUAL.
PbGS




Um comentário:

  1. Eu costumava pensar que era maduro, e que cedo amadureci. Mas com as descrições e textos citados pude perceber que muito ainda tenho que aprender e nunca saí da maturação.

    Muito revelador para mim foi esse texto inspirado pelo autor.

    ResponderExcluir

Bem-vindo ao Kerigmatikos ou Didatikos !
Welcome! Willkommen! Bienvenido!
EvGS - Ev. Glauko Santos